Texas (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Texas
Texas (PRT)
Gloriosa Vingança[1] (BRA)
 Estados Unidos
1941 •  preto e branco •  93 min 
Gênero faroeste, drama, romance
Direção George Marshall
Roteiro Michael Blankfort
Lewis Meltzer
Horace McCoy
Elenco William Holden
Glenn Ford
Claire Trevor
George Bancroft
Edgar Buchanan
Idioma inglês

Texas (br: Gloriosa Vingança; por: Texas) é um filme americano do gênero faroeste lançado em 1941, dirigido por George Marshall. É estrelado por William Holden, Glenn Ford e Claire Trevor.

Considerado um clássico dos primórdios do faroeste no cinema, foi o segundo filme da carreira de Glenn Ford e também o seu primeiro western.

Este foi o 1º filme de Glenn Ford a ser transmitido na RTP, em Portugal, e também foi o primeiro western a ser exibido na televisão portuguesa. A estreia deste filme em televisão efectuou-se na terça-feira, dia 12 de Fevereiro de 1963, às 22 e 15, na rubrica " 7ª Arte", apresentada pelo cineasta Fernando Garcia.

Foi a primeira vez que Glenn Ford contracenou com o seu amigo de longa data William Holden. Mais tarde, voltariam a contracenar juntos no filme «Pena de Talião/O Homem do Colorado», onde atingem ambos grande sucesso.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Após a guerra civil, Dan Thomas (William Holden) e Tod Ramsey (Glenn Ford), dois rapazes do Sul dos Estados Unidos da América, seguem para a cidade de Texas, em busca de aventura e fortuna, quando testemunham uma diligência a ser saqueada. Eles decidem roubar o bando que efectuou o assalto, para ficarem com a grana. Para escapar do bando, ambos separam-se e ficam sem se ver por um longo tempo. Passado o longo tempo, eles se encontram e ambos já estão distanciados da vida: um é fora-da-lei e outro é xerife. E depois, surge uma mulher no meio, que faz eles se perderem de amores por ela, o que torna maior o distanciamento deles, transformando-se ambos em inimigos que outrora se consideravam irmãos.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Gloriosa Vingança Memorial da Fama.
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.