Thônex

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Thônex
Brasão da comuna de Thônex
{{{2}}}
Fronteira em direcção de Annemasse
Cantão Flag of Canton of Geneva.svg Genebra
Distrito
Língua(s) oficial(is) francês
Coordenadas 46° 12′ 00" N 6° 13' 00" E
Altitude 433 m n.m.m.
Área 3.84 km²
População ()
 - Densidade
13 567 hab.
3 533 hab/km²
Fracções
Fronteiras Veyrier, Chêne-Bougeries, Chêne-Bourg,Vandoeuvres e Puplinge, e a Sudoeste a Alta Saboia, francesa
Website Thonex.ch
Comuna de Thônex a destacado.

Thônex é uma comuna suíça do Cantão de Genebra que fica entre Veyrier, Chêne-Bougeries, Chêne-Bourg,Vandoeuvres e Puplinge, e a Sudoeste tem fronteira com Alta Saboia, francesa.

É em Thônex que se encontra a fronteira de Moillesulaz, em direcção de Annemasse na Alta Saboia, que com Ferney-Voltaire e Saint-Genis-Pouilly, do lado do País de Gex, constituem as três grandes fronteiras de passagem dos pendulares, como são chamados aqueles diariamente atravessam a fronteira para virem trabalhar em Genebra.

Segundo o Departamento Federal de Estatísticas Thônex ocupa uma superfície de 3.84 km2 e dos quais 71.5% são ocupados pela habitação ou outras infra-estructuras e onde só 22.7 % são agrícolas.

Thônex teve um grande picos de aumento populacional durante 20 anos entre 1960 e 1980 quando a população passou de 3 245 a 9 241 e depois tem vindo a crescer, certo, mas de uma maneira mais homogénea pois em 2008 tinha 13 077 habitantes. Tal como Meyrin é um pouco a cidade dormitório de Genebra mas isso não impede que aí se tenham vindo instalar empresas com tanto renome como Caran d'Ache e Rolex.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Suíça é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.