O Chamado de Cthulhu

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de The Call of Cthulhu)
Ir para: navegação, pesquisa
Cthulthu na cidade perdida de R'lyeh

O Chamado de Cthulhu é um conto de horror do escritor norte-americano H. P. Lovecraft, contando a a investigação sobre um ser extraterrestre e dos "antigos" que na mitologia "lovecraftiana" seriam criaturas cósmicas, vindas à Terra antes desta abrigar a vida.[1]

Cthulhu é um deus que nas primeiras páginas do conto aparece como um ídolo de argila quase indescritível, possuindo um culto multimilenar dedicado a trazê-lo de volta - um retorno que desencadearia o fim da Humanidade.

O conto foi escrito em 1926 e foi publicado pela primeira vez na revista estadunidense Weird Tales ("Contos Estranhos") em fevereiro de 1928.

Na cultura popular[editar | editar código-fonte]

Existe também um RPG com esse nome, baseado na mitologia de Lovecraft, bem como três músicas da banda norte-americana de Thrash Metal Metallica (The Call of Ktulu, do álbum Ride The Lightning, The Thing That Should Not Be, do álbum Master of Puppets e All Nightmare Long, do álbum Death Magnetic).

Referências

  1. Google.books. Horror em Red Hook e outros contos (O chamado de Cthulhu na pág. 103). Página visitada em 22 de maio de 2011.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre literatura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.