The Manxman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Manxman
Pobre Pete! (PT)
O Ilhéu (BR)
 Reino Unido
1929 • P&B • 110 min 
Direção Alfred Hitchcock
Produção John Maxwell
Roteiro Sir Hall Caine  
Eliot Stannard
Elenco Carl Brisson
Malcolm Keen
Anny Ondra
Randle Ayrton
Clare Greet
Gênero Drama
Idioma inglês
Música filme mudo
Direção de arte C. Wilfred Arnold
Cinematografia Jack E. Cox
Edição Emile de Ruelle
Estúdio British International Pictures
Lançamento 21 janeiro de 1929
Página no IMDb (em inglês)

The Manxman (O Ilhéu) de 1929 é o último filme mudo do diretor Alfred Hitchcock baseado no livro homônimo de Sir Hall Caine. O roteiro não foi escolhido pelo diretor, mas pelo estúdio British International Pictures, com quem Hitchcock tinha um contrato. As cenas foram filmadas na Ilha de Man, local da estória original.

O filme trata de um triângulo amoroso entre o pescador Pete Quilliam (Carl Brisson), o advogado Philip Christian (Malcolm Keen) e a jovem Kate Cregeen (Anny Ondra) filha do dono da taverna local. O pai de Kate é contra o relacionamento dela com Pete, por este ser pobre; Pete então decide tentar fortuna na África do Sul, mas é dado erroneamente como morto. Philip, um grande amigo de Pete então aproxima-se de Kate, e os dois apaixonam-se. Pete no entanto retorna à ilha vivo, com algumas poses. Contra sua vontade Kate casa-se com Pete e logo após, tem um filho; na verdade fruto do relacionamento com Philip que torna-se juiz na ilha. Cansada de mentiras e infeliz no casamento tenta o suicídio. O caso vai para o tribunal de Philip que assume publicamente seu relacionamento com Kate e a paternidade de seu filho. Philip perde a amizade de Pete, seu cargo e deixa a ilha junto com Kate. [1] [2] [3]

Referências

  1. Mordaunt Hall (17 de dezembro de 1929). Movie Review - The Manxman (1929) (em inglês) New York Times. Visitado em 09/2012.
  2. O Ilhéu (em português) Cineclick Participações. Visitado em 09/2012.
  3. The Manxman (1929) (em inglês). Visitado em 09/2012.