Vertigo (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde maio de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Vertigo
A mulher que viveu duas vezes (PT)
Um corpo que cai (BR)
 Estados Unidos
1958 • cor • 128 min 
Direção Alfred Hitchcock
Roteiro Alec Coppel
Samuel A. Taylor
Elenco James Stewart
Kim Novak
Barbara Bel Geddes
Género Suspense
Idioma Inglês
Música Bernard Herrmann
Direção de arte Herny Bumstead
Hal Pereira
Direção de fotografia Robert Burks
Figurino Edith Head
Edição George Tomasini
Estúdio Paramount Pictures
Página no IMDb (em inglês)

Vertigo (br: Um corpo que cai / pt: A mulher que viveu duas vezes) é um filme estadunidense de 1958, do gênero suspense, dirigido por Alfred Hitchcock.

Deteriorados pelo tempo e pela má conservação, os negativos originais do filme, considerado a maior obra-prima do mestre Hitchcock e um dos maiores filmes de todos os tempos, foram restaurados completamente em 1996, a um custo de um milhão de dólares, por Robert Harris e James Katzos, os mesmos laboratoristas que recuperaram os originais de Lawrence da Arábia e Minha bela dama.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Cena do trailer do filme

Depois de um incidente num telhado, quando um policial morreu devido a acrofobia e a vertigem do detetive da Policia de San Francisco (Califórnia) John "Scottie" Ferguson, ele se aposenta. Scottie tenta superar seu medo mas sua ex-noiva Midge Wood sugere que apenas por outro choque emocional ele seria curado.

Então Gavin Elster, antigo amigo de faculdade, pede para que Scottie siga a esposa dele, Madeleine, afirmando que a mulher está possuída por um espírito. Scottie relutantemente aceita e segue Madeleine que vai a vários locais, inclusive uma sepultura de uma mulher chamada Carlota Valdes e num museu de arte onde está o retrato da falecida, que se assemelha a ela.

Um historiador local explica que Carlotta Valdes se suicidara. Gavin revela que Carlotta (cujo espírito suspeita que tenha possuído a esposa) era a avó de Madeleine, apesar dela não se lembrar. Continuando a seguir a mulher, Scottie tem que salvá-la de afogamento na Baía de San Francisco, numa aparente tentativa de suicídio.

Scottie acaba se apaixonando por Madeleine, mas novamente sua doença não consegue impedir que ocorra uma tragédia com a mulher. Scottie fica muito afetado com o ocorrido e se interna num sanatório, quase catatônico e sofrendo de depressão. Ao se recuperar, Scottie avista na rua uma mulher parecida com Madeleine, mas vestida com roupas mais vulgares. Ela se identifica como Judy Barton, de Salina, Kansas. Scottie fica obcecado por Judy e insiste que ela mude de roupas e penteado para ficar parecida com Madeleine. A mulher aceita por estar apaixonada por ele, mas lhe esconde um segredo.

Principais prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o

Oscar 1959 (EUA)

Festival de Cinema de São Sebastian 1958 (Espanha)

  • Alfred Hitchcock foi premiado como melhor diretor e, James Stewart recebeu o prêmio de melhor ator.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • O livro "D'Entre les Morts", de Pierre Boileau e Thomas Narcejac foi escrito especialmente para Alfred Hitchcock, após os autores tomarem conhecimento de que o diretor tentara adquirir, sem sucesso, os direitos de adaptação de outro livro deles, Diabolique.[1]
  • Hitchcock queria a atriz Vera Miles para o papel de "Madeleine", mas ela ficou grávida e não pode atuar no filme.
  • O diretor aparece no filme aos onze minutos, vestindo terno cinza e caminhando no estaleiro.
  • A iluminação no filme muda quando algo importante vai acontecer.
  • Barbara Bel Geddes tornou-se mundialmente famosa e conhecida do público não-cinéfilo muitos anos depois, ao interpretar a matriarca Eleanor Ewing, na popular série de televisão Dallas, nos anos 70 e 80.
  • O filme criou um efeito pioneiro no cinema que mais tarde seria usado largamente. O efeito provoca uma sensação de vertigem (título original do filme: vertigo = vertigem). O efeito foi tão original que um de seus nomes é Vertigo effect. Outros nomes: dolly out, Hitchcock effect. O efeito Vertigo se propõe a distorcer o cenário, aproximando o que está em primeiro plano e aumentando o que está em segundo plano.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Informações sobre Um Corpo que Cai no AdoroCinema. Página visitada em 15-06-2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Vertigo (filme)