Maxwell Anderson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

James Maxwell Anderson (Atlantic, 15 de dezembro de 1888Stamford, 28 de fevereiro de 1959), mais conhecido como Maxwell Anderson , foi um dramaturgo, autor, poeta, repórter e letrista, vencedor de um prêmio Pulitzer e fundador de The Playwrights' Company (a qual incluia autores como: Anderson, S. N. Behrman, Elmer Rice, Robert E. Sherwood, Sidney Howard, Roger L. Stevens, John F. Wharton, e Kurt Weill, produzindo muitas peças notáveis do Século XX.

Biografia[editar | editar código-fonte]

James Maxwell Andreson era o segundo filho de William Lincoln Anderson, um ministro do Evangelho Batista, e sua esposa, Charlotte Perrimela Stephenson. Sua família inicialmente viveu na fazenda de sua avó materna, em Atlantic, depois eles se mudaram para Andover, aonde o seu pai se tornou um bombeiro da ferrovia, enquanto estudava para ser pastor. Eles se mudaram para Jamestown (Dacota do Norte), em 1907, aonde Anderson foi na escola Jamestown Highschool, se formando em 1908.

Durante a faculdade, ele trabalhou de garçon e a noite numa loja de reprodução de fotocópias do jornal Grand Forks Herald, e era ativo nas sociedades literárias e dramáticas da escola. Ele conseguiu o seu Bacharelado (Bachelor of Arts) em Literatura Inglesa da Universidade de Dakota do Norte, em 1911. Ele se tornou o diretor da escola de segundo grau em Minnewaukan, North Dakota, também ensinando Inglês enquanto lá, mas ele foi demitido em 1913 porque ele fez declarações pacifistas aos seus alunos. Então, ele entrou na Universidade de Stanford, obtendo o seu masters (Masters of Arts), em Literatura Inglesa, em 1914. Ele se tornou um professor do segundo grau em San Francisco. Depois de três anos ele se tornou o diretor do departamento de Inglês na Faculdade de Whittier, em 1917. Após um ano le foi demitido novamente, desta vez por dar suporte aos alunos que buscavam status de objetor de consciência.

Em seguida ele se tornou um reporter do jornal, San Francisco Chronicle e do San Francisco Bulletin, se mudando para Nova Iorque, em seguida, aonde ele escreveu editoriais para The New Republic, o New York Globe e para o New York World.

Em 1921 ele fundou Measure uma revista devotada ao Verso. Ele escreveu usa primeira peça, White Desert, em 1923, qual durou apenas doze performances, mas foi bem criticada por Laurence Stallings do New York World, que colaborou com ele na sua próxim peça, What Price Glory (Glória a que Preço?, em Português)e qual foi bem sucedidamente produzida em 1924, em Nova Iorque. Logo depois, ele pediu demissão do World, lançando sua carreira como dramaturgo.

Maxwell escreveu muitas peças bem conhecidas, de vários estilos, e foi um dos modernos dramaturgos que fez uso extensivo de verso branco. Alguns destes se transformou em filmes cinematográficos, e Maxwell escreveu adaptações para o cinema de peças de outros autores, como também romances---Death Takes a Holiday, All Quiet on the Western Front--- como também livros de poemas e ensaios. A única peça de autoria própria dele que ele mesmo adaptou para o cinema foi Joan of Lorraine, e que virou o filme, Joan of Arc (1948) estrelando, Ingrid Bergman, com um roteiro de Maxwell e Andrew Solt. Maxwell Anderson recebeu o prêmio Pulitzer em 1933 pelo seu drama político Both Your Houses, e recebeu duas vezes o prêmio Círculo dos Críticos de Nova Iorque, por Winterset, e High Tor.

Maxwell, acima de tudo, sempre acreditou muito na dignidade do homem (embora humanismo seja uma palavra muito forte), e muitas das suas peças tem o foco nos conceitos de liberdade e justiça. Maxwell pode receber o crédito de ter popularizado o uso de poesia no drama moderno. Ele preferiu escrever em solidão, preferindo a escrita-a-mão, em um caderno espiral, e recusou a comparecer nas noites de estréias das peças dele.

Peças e musicais[editar | editar código-fonte]

Filmes[editar | editar código-fonte]

Algumas letras de canções[editar | editar código-fonte]

(Trabalhou com compositores, Kurt Weill e Arthur Schwartz)

Livros[editar | editar código-fonte]

Fontes[editar | editar código-fonte]