The Outer Limits

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Outer Limits
Informação geral
Formato Série
Gênero Ficção científica
Terror
Fantasia
Duração 51 minutos
Criador(es) Leslie Stevens
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Produtor(es) Joseph Stefano (1963–64)
Ben Brady (1964–65)
Produtor(es)
executivo(s)
Leslie Stevens
Cinematografia Conrad Hall, John M. Nickolaus, Jr., Kenneth Peach
Narrador(es) Vic Perrin
Tema de abertura Dominic Frontiere (1963–64)
Harry Lubin (1964–65)
Empresa(s) de produção Daystar Productions
Villa DiStefano
United Artists Television
Exibição
Emissora de
televisão original
American Broadcasting Company
Formato de exibição Preto e branco 4:3
Formato de áudio Monaural
Transmissão original 16 de setembro de 1963– 16 de janeiro de 1965
N.º de temporadas 2
N.º de episódios 49

The Outer Limits (no Brasil A Quinta Dimensão) foi uma série de televisão de ficção científica norte-americana que foi ao ar pela ABC, exibida em dois períodos (1963 - 1965) e (1995 - 2002). A primeira versão era uma co-produção EUA/Canadá. No Brasil foi lançada apenas a 1ª temporada da série (1995 - 2002) em dvd.

A série é muitas vezes comparado a The Twilight Zone, mas com uma maior ênfase na ficção científica (ao invés de simplesmente bizarras ou sobrenaturais) histórias. The Outer Limits é uma antologia de episódios independentes, às vezes com uma reviravolta na história no final.

A série foi revivida em 1995, a ser exibida em Showtime 1995-1999, em seguida, no Sci-Fi Channel de 1999 até seu cancelamento em 2002. Em 1997, o episódio de "Os Desajustados" Zanti foi classificado # 98 em 100 maiores episódios de TV Guia de Todos os Tempos.

introdução[editar | editar código-fonte]

Cada show iria começar com um cold open ou o preview de um clipe, seguido de uma narração "Voice Control", jogado sobre um osciloscópio. A versão anterior e mais longa da narração dizia o seguinte. "Complementando o tema Orwelliano de assumir a sua recepção, era um sinal de farol cuja freqüência dominante parece ter sido 1984 Hz".

As primeiras linhas de cada episódio: Não há nada de errado com seu aparelho de televisão. Não tente ajustar a imagem. Estamos no controle da transmissão. Se quisermos torná-lo mais alto, vamos abrir o volume. Se quisermos torná-lo mais suave, vamos ajustá-lo a um sussurro. Vamos controlar a horizontal. Vamos controlar a vertical. Podemos rolar a imagem, torná-lo vibrar. Nós podemos mudar o foco para um desfoque suave ou apontá-lo para uma clareza cristalina. Durante a hora seguinte, sente-se calmamente e vamos controlar tudo o que você vê e ouve. Repetimos: não há nada de errado com seu aparelho de televisão. Você está prestes a participar de uma grande aventura. Você está prestes a experimentar o temor e o mistério que se estende desde a mente interior para - The Outer Limits.

Últimas linhas de cada episódio: Vamos agora retornar o controle de seu aparelho de televisão para você. Até a próxima semana, ao mesmo tempo, quando a voz de controle irá levá-lo para - The Outer Limits.

Em episódios, mais tarde, usou uma das duas versões encurtadas desta introdução. Os primeiros episódios começaram simplesmente com um título na tela, seguido da narração, e nenhum cold open ou preview de um clipe.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre séries de televisão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.