The Swimmer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Swimmer
Enigma de uma vida (BR)
 Estados Unidos
1968 • cor • 95 min 
Direção Frank Perry / Sydney Pollack
Roteiro Eleanor Perry
Elenco Burt Lancaster
Janet Landgard
Janice Rule
Tony Bickley
Marge Champion
Género drama
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

The Swimmer (br: Enigma de uma vida) é um filme estadunidense de 1968, do gênero drama, dirigido por Frank Perry e Sydney Pollack.

O roteiro foi baseado no conto homônimo de John Cheever, adaptado por Eleanor Perry, esposa do diretor Frank Perry. Com locações em Westport no verão de 1966, o filme foi lançado dois anos após seu término. Sydney Pollack dirigiu após Perry abandonar a direção, antes do final.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Num lindo dia de verão em Connecticut, Ned Merrill, um homem de meia-idade, decide entrar sem avisar numa piscina de vizinhos amigos seus. Eles o recebem calorosamente, parecendo que não se viam a tempos. Eles contam a Ned que mais dois vizinhos construíram piscinas.

Ned percebe que todo o caminho até a sua casa está agora com piscinas, e resolve ir "nadando" até ela, de piscina em piscina. Mas à medida que ele vai invadindo as piscinas, os proprietários se tornam cada vez menos amigáveis e, até o fim da jornada, o dia de sol se encerrará com uma pavorosa tempestade.

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Análise do filme[editar | editar código-fonte]

Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o

Com um enredo tendendo para o surrealismo e o alegórico, o protagonista interpretado por Burt Lancaster age o tempo todo como se estivesse em um sonho (que aos poucos se torna um pesadelo), mas as pessoas que ele vai encontrando se mostram bastante reais e de hábitos reprováveis, numa dura crítica à classe média estadunidense. As exceções ao realismo crítico são os encontros com um garoto solitário, que parece ser ele na infância, uma adolescente que possivelmente alude a um amor da juventude e, por fim, uma ex-amante, bastante rancorosa.

O filme conta ainda com certa ousadia, com Lancaster aparecendo nu (de longe) em uma cena em que seu personagem conversa com um casal de idosos nudistas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]