The Swimmer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The Swimmer
Enigma de uma vida (BR)
1968 • cor • 95 min 
Direção Frank Perry / Sydney Pollack
Roteiro Eleanor Perry
Elenco Burt Lancaster
Janet Landgard
Janice Rule
Tony Bickley
Marge Champion
Género drama
País  Estados Unidos
Idioma inglês
Página no IMDb (em inglês)

The Swimmer (br: Enigma de uma vida) é um filme estadunidense de 1968, do gênero drama, dirigido por Frank Perry e Sydney Pollack.

O roteiro foi baseado no conto homônimo de John Cheever, adaptado por Eleanor Perry, esposa do diretor Frank Perry. Com locações em Westport no verão de 1966, o filme foi lançado dois anos após seu término. Sydney Pollack dirigiu após Perry abandonar a direção, antes do final.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Num lindo dia de verão em Connecticut, Ned Merrill, um homem de meia-idade, decide entrar sem avisar numa piscina de vizinhos amigos seus. Eles o recebem calorosamente, parecendo que não se viam a tempos. Eles contam a Ned que mais dois vizinhos construíram piscinas.

Ned percebe que todo o caminho até a sua casa está agora com piscinas, e resolve ir "nadando" até ela, de piscina em piscina. Mas à medida que ele vai invadindo as piscinas, os proprietários se tornam cada vez menos amigáveis e, até o fim da jornada, o dia de sol se encerrará com uma pavorosa tempestade.

Elenco principal[editar | editar código-fonte]

Análise do filme[editar | editar código-fonte]

Applications-multimedia.svg A Wikipédia possui o

Com um enredo tendendo para o surrealismo e o alegórico, o protagonista interpretado por Burt Lancaster age o tempo todo como se estivesse em um sonho (que aos poucos se torna um pesadelo), mas as pessoas que ele vai encontrando se mostram bastante reais e de hábitos reprováveis, numa dura crítica à classe média estadunidense. As exceções ao realismo crítico são os encontros com um garoto solitário, que parece ser ele na infância, uma adolescente que possivelmente alude a um amor da juventude e, por fim, uma ex-amante, bastante rancorosa.

O filme conta ainda com certa ousadia, com Lancaster aparecendo nu (de longe) em uma cena em que seu personagem conversa com um casal de idosos nudistas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]