Thomas Jenkinson Woodward

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Thomas Jenkinson Woodward
Nascimento 1745
Morte 1820 (74–75 anos)
Cidadania Reino da Grã-Bretanha, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda
Alma mater
Ocupação botânico, algólogo

Thomas Jenkinson Woodward (Huntingdon, 1745Diss, 28 de janeiro de 1820) foi um botânico britânico, especialista em ficologia, membro da prestigiosa Linnean Society, considerado como um dos melhores botânicos do seu tempo.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nasceu por volta de 1745 na cidade de Huntingdon. Os pais faleceram quando ele era muito jovem, mas deixaram-no financeiramente independente. foi educado no Eton College e no Clare Hall, Cambridge,[1] onde obteve o grau de LL.B. em 1769. Pouco depois da sua graduação universitária casou com Frances (f. 27 de novembro de 1833), filha e herdeira de Thomas Manning de Bungay, Suffolk.[2]

Woodward foi nomeado magistrado para o condado de Suffolk. Quando se mudou para Walcot House, Diss, Norfolk, foi nomeado para o mesmo cargo naquele condado. Quando foi estabelecido o sistema de milícias voluntárias, foi escolhido para o cargo de tenente-coronel dos Voluntários de Diss.

Woodward foi eleito sócio da Linnean Society de Londres em 1789. Faleceu em Diss a 28 de janeiro de 1820, e foi sepultado naquela cidade. Não deixou descendentes.

Obra[editar | editar código-fonte]

Woodward foi descrito por Sir James Edward Smith como um dos melhores botânicos ingleses e foi em sua honra que Smith nomeou o género de fetos Woodwardia. Foi co-autor com Samuel Goodenough da obra Observations on the British Fuci,[3] e contribuiu diversos artigos para os periódicos Philosophical Transactions e Transactions of the Linnean Society of London entre 1784 e 1794, sobre fungos e algas. Também forneceu informações a Smith para a obra de James Sowerby intitulada English Botany, e a William Withering para a segunda edição da sua obra Systematic Arrangement of British Plants, bem como a Thomas Martyn para a sua edição da obra de Philip Miller intitulada Gardeners' Dictionary.

Notas

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Woodward, Thomas Jenkinson. Dictionary of National Biography. London: Smith, Elder & Co. 1885–1900}