Tingidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaTingidae
Membro da família Tingidae (imagem obtida por microscópio electrónico).
Membro da família Tingidae (imagem obtida por microscópio electrónico).
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Hexapoda
Classe: Insecta
Subclasse: Pterygota
Ordem: Hemiptera
Subordem: Heteroptera
Infraordem: Cimicomorpha
Família: Tingidae
Laporte, 1807
Géneros
Ver texto.

Tingidae é uma família de pequenos hemípteros sugadores da subordem dos heterópteros que se alimentam de plantas. A família agrupa cerca de 2 350 espécies repartidas por 280 géneros em 3 subfamílias.[1][2]

Descrição[editar | editar código-fonte]

São minúsculos insectos de coloração acinzentada com de 2 a 5 mm de comprimento. Apresentam como característica distintiva a forma da cabeça e o desenho da parte superior das asas. O protuberância onde se inserem as antenas é uma estrutura em forma de capuz sobre a cabeça. Carecem de ocelos.

Ocorrem sobre as espécies vegetais de que se alimentam, preferindo as plantas herbáceas. Algumas espécies são utilizada para o controlo biológico de plantas infestantes.

Géneros[editar | editar código-fonte]

A família Tingidae inclui os seguintes géneros:

Notas

  1. http://www.eje.cz/pdfs/eje/2012/01/14.pdf%7C[ligação inativa] Phylogeny of Cantacaderinae (Het.: Tingidae) revisited after the description of a new genus and new species from New Caledonia. Guilbert E. Eur. J. Entomol. 109: 111-116, 2012
  2. Drake, C.J. & Ruhoff, F.A., 1965. Lace-bugs of the world: a catalogue. (Hemiptera: Tingidae). Bulletin of the United States National Museum: 243, 1–643.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]