Tiro livre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Em futebol, um tiro livre é uma maneira de recolocar a bola em jogo depois de uma falta. A bola deverá estar imóvel quando é realizado o tiro e o executor não poderá tornar a jogar a bola antes de que esta tenha tocado em outro jogador. Num tiro livre se coloca uma barreira a 10 m (10 yd) de onde fica a bola, o número de jogadores que formam a barreira é o que o goleiro decide. O tiro livre direto é um lançamento direto à baliza da equipe adversária, a diferença de um tiro livre indireto é que o cobrador deve fazer um passe a outro jogador.

De acordo com o tipo de falta, o tiro será direto ou indireto. Por exemplo, caso um jogador passa a bola ao goleiro de sua equipe com o pé e este domina a bola com as mãos, será tiro livre indireto. Um chute em um jogador da equipe adversária, resultará em um tiro livre direto.

Entre os maiores cobradores de Falta (tiro livre) do mundo, podemos citar: Cristiano Ronaldo, Roberto Carlos, Andrea Pirlo, Messi, Ronaldinho, David Beckham, entre outros.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.