Tosio Kato

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Tosio Kato
Matemática
Nacionalidade Japão Japonês
Nascimento 25 de agosto de 1917
Local Kanuma
Morte 2 de outubro de 1999 (82 anos)
Local Oakland (Califórnia)
Atividade
Campo(s) Matemática
Instituições Universidade de Tóquio, Universidade da Califórnia em Berkeley
Alma mater Universidade de Tóquio
Orientador(es) Kwan-ichi Terazawa
Conhecido(a) por Conjectura de Kato
Prêmio(s) Prêmio Norbert Wiener (1980)

Tosio Kato (加藤 敏夫, Katō Toshio?, Kanuma, 25 de agosto de 1917Oakland (Califórnia), 2 de outubro de 1999) foi um matemático japonês. Trabalhou com equações diferenciais parciais, física matemática e análise funcional.

Kato estudou física e concluiu sua graduação em 1941 na Universidade Imperial de Tóquio. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, concluiu seu doutorado em 1951 pela Universidade de Tóquio, onde se tornou professor em 1958. A partir de 1962, começou a trabalhar como professor na Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos.

Muitas de suas obras estão relacionados à física matemática. Em 1951, Kato demonstrou que Hamiltonianos para potenciais (singulares) realistas são auto-adjuntos. Ele lidou também com equações de evolução não-linear, com a equação de Korteweg-de Vries e com as soluções da equação de Navier-Stokes.[1] Kato é conhecido também pelo seu influente livro Perturbation theory of linear operators, publicado pela Springer-Verlag.

Em 1980, ele recebeu da AMS e da SIAM o prêmio Norbert Wiener de Matemática Aplicada. Em 1970, realizou uma palestra no Congresso Internacional de Matemáticos, em Nice, referente a teoria do espalhamento e perturbação no espectro contínuo.

Publicações[editar | editar código-fonte]

  • Perturbation theory of linear operators. Principles of Mathematical Sciences, Springer-Verlag, 1966, 1976.
  • A short introduction to the perturbation theory of linear operators. Springer-Verlag 1982.

Referências

  1. CORDES, Heinz; JENSEN, Arne; KURODA, S. T.; PONCE, Gustavo; SIMON, Barry; TAYLOR, Michael. Tosio Kato (1917–1999) (em inglês) Associação Americana de Matemáticos. Visitado em 28 de abril de 2015. Cópia arquivada em 2 de maio de 2014.


Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) matemático(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.