Trindade (Trindade e Tobago)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura outros significados para Trinidad, veja Trinidad (desambiguação).
Trinidad
10° 24' 58" N, 61° 20' 40" O
Geografia física
País Trindade e Tobago Trinidad e Tobago
Localização Antilhas
Ponto culminante Monte Aripo, 940 m
Área 4.769  km²
Geografia humana
População ~1.050.000

Trinidad, Trindade ou Trinidade é a maior e mais populosa das 23 ilhas que formam o país Trinidad e Tobago. É uma ilha do mar das Caraíbas, a maior das Antilhas Menores, e situa-se aproximadamente a 10 km de distância da costa oriental da Venezuela. A capital da ilha e do país é Port of Spain, situada no noroeste, no Golfo de Paria. A segunda cidade mais importante, San Fernando, fica no sudoeste da ilha.

História

Foi descoberta por Cristóvão Colombo em 31 de Julho de 1498 na sua terceira viagem. Em 1530 foi conquistada por Espanha sob direcção de Antonio Sedeño, que foi também o seu primeiro governador, cargo que assume em 1532 fundando a Província de Trinidad com capital em San José de Oruña, a actual Saint Joseph no centro do país, que devido à tenaz resistência dos nativos foi abandonada dois anos depois.

Um século mais tarde, Espanha estabeleceu missões de cristianização com padres Capuchinhos. Durante o período colonial espanhol a ilha, conhecida por Trinidad de Barlovento, foi dependente da Real Audiência de Santo Domingo, por sua vez dentro da jurisdição do Vice-reino de Nova Espanha. Em 1596, Trinidad é anexada à Província de Guayana no governo de Antonio de Berrío.

Em 1640 a ilha repeliu uma tentativa de invasão dos Países Baixos e em 1677 outra de França.

Em 1777 foi criada a Capitania Geral da Venezuela e com ela a ilha pertence a Espanha até que em 1797 uma esquadra britânica comandada por Henry Harvey se apoderou da ilha tornando-a colónia britânica.

Em 1797, durante uma guerra entre Espanha e o então denominado Reino Unido da Grã-Bretanha, uma frota inglesa atacou a ilha e obteve a rendição do Governador. Depois do Tratado de Amiens em 1802 é anexada, e depois será unida a Tobago numa só colónia denominada Trinidad e Tobago.

Ligações externas

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Trindade (Trindade e Tobago)
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.