Trump International Hotel and Tower (Vancouver)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Trump International Hotel and Tower, Vancouver
Trump International Hotel and Tower (Vancouver)
Tipo Condo-hotel
Arquiteto Arthur Erickson,

Musson Cattell Mackey Partnership,
DYS Architecture

Início da construção 2012
Fim da construção 2016
Inauguração 28 de fevereiro de 2017
Website www.trumphotels.com/vancouver
Dimensões
Altura 178 m
Número de andares 63
Geografia
País  Canadá
Cidade Vancouver, Colúmbia Britânica
Coordenadas 0° N 0° E

O Trump International Hotel e Tower Vancouver é um arranha-céu de 63 andares de 187 metros de altura, localizado no centro de Vancouver, Colúmbia Britânica, Canadá. A torre está localizada na 1151 West Georgia Street e foi concluída em 2016. A Trump Tower é o segundo edifício mais alto da cidade, depois da torre Shangri-La, localizada do outro lado da West Georgia Street.

A torre, projetada pelo arquiteto Arthur Erickson, tem uma forma triangular, girando gradualmente com altura de até 45 graus de baixo para cima. O edifício é descrito como tendo uma forma 'parabolóide hiperbólica'; o design é semelhante ao da Absolute Tower, em Mississauga, Ontário, e do Turning Torso, em Malmö, Suécia. O desenvolvedor, Holborn Group, está buscando a certificação LEED Silver para o edifício. Holborn é apoiado financeiramente por Tony Tiah Thee Kian, presidente da TA Enterprise.[1] O prédio abandonado de nove andares que anteriormente ocupava o local foi demolido.

Controvérsias envolvendo o nome Trump[editar | editar código-fonte]

Em 15 de dezembro de 2015, o prefeito de Vancouver, Gregor Robertson, escreveu uma carta aos desenvolvedores da Trump Tower Vancouver para remover o nome de Donald Trump do edifício. Robertson afirmou que "o nome e a marca de Trump não têm mais lugar no horizonte de Vancouver do que suas ideias ignorantes no mundo moderno". Uma petição para remover o nome também foi mencionada na carta, com mais de 50.000 moradores manifestando suas preocupações. O primeiro-ministro da Columbia Britânica, Christy Clark, concordou com o movimento, afirmando que "Donald Trump não representa nossa cidade". Movimentos semelhantes ocorreram em Toronto, o que levou ao Trump International Hotel and Tower, Toronto ser comprado para reforma e renomeado em 2017.[2]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências