Universidade Pompeu Fabra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Universidade Pompeu Fabra
Universitat Pompeu Fabra
UPF
Fundação 18 de junho de 1990
Tipo de instituição pública
Localização Barcelona, Catalunha, Espanha
Reitor(a) Jaume Casals[1]
Página oficial http://www.upf.edu/universitat/
Logo Universitat Pompeu Fabra - Barcelona
Entrada da universidade
Interior da Biblioteca Depósito das Águas

A Universidade Pompeu Fabra (nome oficial em catalão, Universitat Pompeu Fabra) é uma instituição de ensino superior pública espanhola sediada em Barcelona, na Catalunha. Foi fundada em 18 de junho de 1990. Seu nome homenageia o eminente linguista catalão Pompeu Fabra. Possui nove faculdades e escolas universitárias espalhadas pela cidade, que oferecem cursos nas áreas de ciências sociais, humanidades, ciências da saúde e ciências exatas. Seus cursos de administração e economia encontram-se entre os mais prestigiados da Europa[2] . Segundo o ranking de 2010 da revista inglesa Times Higher Education, é a segunda melhor universidade espanhola[3] .

Sua biblioteca El Dipòsit de les Aigües (traduzido do catalão, significa "O Depósito das Águas"), obra do arquiteto Josep Fontserè, é considerada de notável interesse pela revista Classical Library Buildings of the World. Foi construída entre 1874 e 1880 para servir de depósito de água para a fonte do Parque da Cidadela, que fica ao lado. Posteriormente, transformou-se em biblioteca, retendo, porém, o antigo nome.

Em 2010, a universidade recebeu a qualificação de "campus de excelência internacional", conferida pelos ministérios da educação e da ciência da Espanha[4] .

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre Espanha é um esboço relacionado ao Projeto Europa. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.