Universidade de Mogi das Cruzes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
UMC
Universidade de Mogi das Cruzes
Lema Faça Sua Própria História
Fundação 1962
Tipo de instituição Privada - Particular em Sentido Estrito
Mantenedora OMEC - Organização Mogiana de Educação e Cultura
Total de estudantes 20.000
Reitor(a) Regina Coeli Bezerra de Melo
Vice-reitor(a) José Augusto Peres
Estado São Paulo
Página oficial Site Oficial
Instituições de ensino superior do Brasil Brasil

A UMC - Universidade de Mogi das Cruzes é uma Universidade privada localizada em Mogi das Cruzes, Estado de São Paulo.

Corria o ano de 1962 quando o professor Manoel Bezerra de Melo criou, na cidade de Mogi das Cruzes, uma escola de ensino fundamental, que na época ainda se chamava "ginásio". Começava ali a Organização Mogiana de Educação e Cultura - OMEC. Em 1964, foram instaladas as primeiras faculdades do complexo educacional que, a partir de 1973, passou a ser a Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Tradição e pioneirismo marcam os cinquenta anos de história da Instituição. Ao longo deste período, a UMC vem preparando seus alunos, que hoje somam mais de 20 mil nos campi de Mogi das Cruzes e Villa-Lobos/Lapa, para as exigências do mercado de trabalho e para o exercício da cidadania. Atualmente a Universidade de Mogi das Cruzes conta com dezenas de cursos cujos conteúdos e métodos de ensino-aprendizagem são continuamente atualizados e aprimorados. O corpo docente da UMC é formado por 60% de mestres e doutores, muitos dos quais desenvolvem importantes projetos científicos. Os alunos também podem participar de projetos de pesquisa, recebendo bolsas de iniciação científica.

Para tanto, a Universidade mantém intercâmbio com instituições nacionais e internacionais e oferece, ainda, laboratórios, equipamentos modernos e espaços especialmente planejados para o desenvolvimento de aulas, palestras, conferências, entre várias outras atividades acadêmicas.

Graças a esses recursos, a Universidade de Mogi das Cruzes vem se destacando na formação de profissionais nas áreas de Ciências Exatas e Tecnológicas, Ciências Humanas e Ciências da Saúde. Hoje, a UMC está entre as melhores universidades brasileiras.

A universidade foi avaliada, recentemente, pelo Ministério da Educação (MEC) e obteve nota 4, em uma escala de 1 a 5, o que a coloca entre as melhores universidades particulares do Brasil e a melhor da Região do Alto Tietê.

Campi[editar | editar código-fonte]

A Universidade de Mogi das Cruzes oferece aos seus alunos uma ampla estrutura para o desenvolvimento dos seus cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente, as atividades acadêmicas da UMC estão divididas em quatro unidades que, juntas, oferecem mais de 140 cursos entre graduação e pós-graduação nas áreas de Exatas, Humanas e Saúde. Os Campi da UMC são inteiramente adequados às atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas em cada área do conhecimento. Para tanto, possuem ambientes, laboratórios e equipamentos especialmente projetados para as mais diversas finalidades. Além disso, contam com infraestrutura de apoio administrativo e às necessidades de lazer e bem-estar dos alunos.

Unidade 1[editar | editar código-fonte]

Campus da Sede – Mogi das Cruzes/SP

A Unidade I da UMC foi fundada em 1973 e está localizada em uma área de 86 mil m². Doze prédios compõem o complexo que abriga, entre outras instalações, uma biblioteca de 1.530 m², um Centro Cultural, um Centro de Pesquisa (CIIB) e Estúdio de TV (Curso de Comunicação Social), além de clínicas (Psicologia e Odontologia), estúdios de Rádio, laboratórios e Núcleos de Pesquisas (NIB e NPT). Nesta Unidade, os estudantes também têm acesso a outros serviços e comodidades que facilitam a vida acadêmica como lanchonetes, copiadoras, livraria e uma agência bancária.

Endereço: Av. Dr. Cândido Xavier de Almeida Souza, 200 CEP 08780-911 – Centro Cívico - Mogi das Cruzes/SP

Telefone: (11) 4798-7000

Unidade 2[editar | editar código-fonte]

Centro Esportivo – Mogi das Cruzes/SP

A Unidade II é formada pelas instalações do Centro Esportivo. Em uma área de mais 26 mil m² os alunos contam com uma infraestrutura que inclui dois ginásios poliesportivos, campo de futebol society com grama sintética, quatro quadras poliesportivas, área específica para atletismo e uma piscina coberta e aquecida. O curso de Educação Física é ministrado no local.

Endereço: Ginásio: Rua Delphino Gregório, 767 – Vila Mogilar CEP 08773-520 - Mogi das Cruzes - SP

PABX: (11) 4798-7000

Unidade 3[editar | editar código-fonte]

Instituto Central de Saúde – Mogi das Cruzes/SP

A Unidade III - Instituto Central de Saúde - ICS, tem como objetivo aliar o ensino prático dos alunos dos Cursos da Área de Ciências da Saúde ao atendimento da população, reforçando assim a prestação de serviços na área de saúde pública em Mogi das Cruzes. Localizado numa área de 1.500,67 m² (3.140,86 m² de área construída), o prédio possui dois edifícios com três pavimentos cada, interligados por passarelas. Inaugurado em 1969, o ICS funcionou inicialmente como a Faculdade de Medicina da UMC, abrigando laboratórios e salas de anatomia, entre outros ambientes que hoje compõem a Área de Ciências da Saúde (instalados na Unidade I do Campus da Sede).

Endereço: Av. Dom Antonio Cândido de Alvarenga, 170 – 2º andar CEP 08780-070 - Centro - Mogi das Cruzes/SP

Telefone: (11) 4728-5383

Unidade 4[editar | editar código-fonte]

Campus Villa Lobos/Lapa - São Paulo/SP

A Unidade IV da UMC está localizada em uma área de 21.317 m² no bairro da Vila Leopoldina, em São Paulo. O conjunto é dividido em um pavimento térreo e três blocos de edifícios. Próximos dessa Unidade estão localizados o Anexo I, com 195m² de área construída, aonde funcionam o Núcleo de Prática Jurídica e setores administrativos da Instituição. O Anexo II, localizado numa área construída de 479m², abriga os cursos de Pós-graduação. No Anexo III, com uma área de 729m², funciona a Biblioteca.

Endereço: Av. Imperatriz Leopoldina, 550 CEP 05305-000 - Vila Leopoldina – São Paulo/SP

Telefone: (11) 3648-5050

Pesquisa[editar | editar código-fonte]

Pesquisa na UMC

Os eventos e avanços tecnológicos que ocorreram no último século mudaram o mundo. Acompanhar e promover o desenvolvimento social são ações fundamentais na UMC. Possuidora de uma infra-estrutura sem igual e com mais de 40 Anos de experiência em Ensino Superior Universitário, hoje a UMC possui dois PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO stricto sensu, Mestrado e Doutorado, em Biotecnologia e Engenharia Biomédica.

São mais de US$ 10 milhões para projetos de pesquisa e bolsas captados junto às instituições de fomento à pesquisa e, também, mais de US$ 10 milhões investidos pela OMEC no seu setor de Pesquisa e Pós-graduação, nestes últimos 8 anos.

Todos este trabalho trouxe a UMC a um lugar de destaque junto à comunidade científica nacional e internacional e tem permitido um grau de excelência na formação científica e tecnológica de seus estudantes.

Mais de 80 profissionais já passaram pelos Programas de Pós-graduação stricto sensu da UMC e mais de 17 mil profissionais já passaram pelos cursos de especialização e extensão.

A UMC conta hoje com cinco Núcleos e Centros de Pesquisa:

- Núcleo de Ciências Ambientais - Núcleo de Pesquisas Tecnológicas - Núcleo Integrado de Biotecnologia - Centro interdisciplinar de Investigação Bioquímica

São números que impressionam e demonstram a competência da UMC em colaborar e promover o desenvolvimento científico e social. É a UMC cumprindo seu papel com a visão inovadora que é sua marca registrada.

Cursos[editar | editar código-fonte]

Direito[editar | editar código-fonte]

Desde 2008, as aprovações no Exame da OAB/SP estão com índices cada vez mais satisfatórios. No 136º Exame de Ordem dos Advogados do Brasil 59% dos alunos concluintes no 1º semestre de 2008 passaram, sendo que uma das alunas ficou em segundo lugar entre os 16.000 candidatos que prestaram a prova. No último exame (2010/1) o curso de Direito da UMC teve 4 (quatro) alunos não-concluintes que obtiveram aprovação. O curso conta ainda com o Núcleo de Prática Jurídica (cuja estrutura supera os próprios recintos públicos existentes) com parcerias culturais e convênios com entidades como a OAB, a Associação dos Advogados de São Paulo e a Escola Paulista de Magistratura (com cursos de atualização e extensão para alunos e ex-alunos). O curso obteve destaque no Guia do Estudante – Melhores Universidades 2009 e 2010. Possui convênio com a PUC/SP e DEFENSORIA PÚBLICA viabilizando o PRONASCI (Programa Nacional de Segurança com Cidadania) no aspecto de atendimento aos presos do CDP (centro de detenção Provisória) de Mogi das Cruzes. O convênio proporciona a prática real, com estágio remunerado para 20 discentes. to Desportivo, Direito Penitenciário, dentre outros. A pesquisa não foi esquecida, sendo desenvolvida na área das Ciências Jurídicas com vistas à atualização e inserção nas discussões dos principais institutos legais da atualidade. Para tanto, o curso possui mais de 70% de seus professores com doutorado e mestrado. O curso de Direito oferece ainda o efetivo exercício da prática jurídica, com a promoção do atendimento à comunidade carente local por meio do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), que possui invejável estrutura, contando com Cartório Modelo e Tribunal do Júri, onde estudantes e professores compartilham conhecimentos e experiências. O curso faz parte do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (PRONASCI) por intermédio de convênio firmado com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) com 20 vagas anuais para estagiários que auxiliam no atendimento aos reeducandos do CDP de Mogi das Cruzes, proporcionando treinamento aos discentes na área criminal.

Mercado[editar | editar código-fonte]

O Curso de Direito da UMC proporciona Assistência Judiciária Gratuita por intermédio do Serviço de Assistência Judiciária (SAJ). Os assistidos são atendidos por advogados contratados com participação efetiva dos alunos do curso (estagiários). Os usuários do serviço devem se enquadrar no perfil econômico da Lei de Assistência Judiciária, devendo possuir renda familiar de até 3 salários mínimos e não possuir bens imóveis ou móveis de grande valor. As triagens são realizadas nas segundas-feiras das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h. quintas-feiras das 18h. às 19h30 e nos sábados das 8h30 às 11h. O SAJ é coordenado pelo Professor Aldo Botana Menezes. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-7052.

Histórico do Curso[editar | editar código-fonte]

O Curso de Direito da Universidade de Mogi das Cruzes foi reconhecido juridicamente por força da edição do Decreto Federal nº. 81.497, de 30 de março de 1978, publicado no Diário Oficial da União de 31 de março de 1978. Em 1974, deu-se o início de suas atividades com vagas disponibilizadas para o período noturno, sendo que, em 1983, contemplou-se também o período diurno. Assim, há mais de três décadas, pessoas das mais variadas classes sociais e regiões do país vêm obtendo sua graduação em ciências jurídicas por meio do Curso de Direito.

Medicina[editar | editar código-fonte]

O médico é o profissional especializado na pesquisa, no tratamento e na prevenção de doenças. Ele precisa estar constantemente atualizado sobre novas drogas, terapias e equipamentos hospitalares. No dia a dia, ele faz diagnóstico, analisa exames, receita medicamentos e faz cirurgias. Participa, ainda, de programas de prevenção e de planejamento de saúde coletiva. Seja qual for a especialização ou o caminho profissional a seguir, algumas características não podem faltar a quem abraça a Medicina, como dedicação e interesse pelo próximo. O curso da UMC dedica-se à formação de profissionais capacitados para o pleno desenvolvimento de suas ações na sociedade. Para tal, o curso estimula o aluno a entender a bioética com critérios reflexivos; estabelecer contato precoce com os problemas de saúde, compreender de maneira objetiva o valor da pesquisa científica e muito mais.

Mercado[editar | editar código-fonte]

O curso habilita o egresso a exercer a carreira como clínico geral, seja em hospitais, clínicas, consultórios ou empresas. O profissional tem ainda a possibilidade de se especializar e atuar em diversas áreas como: acupuntura, alergia e imunologia, anestesiologia, angiologia e cirurgia, cancerologia, cardiologia, cirurgia (cardiovascular, de cabeça e pescoço, geral, do aparelho digestivo, pediátrica, plástica e torácica), dermatologia, geriatria, homeopatia e muitas outras.

Diferenciais[editar | editar código-fonte]

A Faculdade de Medicina da UMC é a única da região do Alto Tiête e atua desde 1968; Laboratórios de excelência nas áreas de Anatomia, Fisiologia e Bioquímica, utilizados por alunos de graduação, pós-graduação e pesquisa; Avaliação Enade: 3; Acesso aos periódicos Capes – uma das mais importantes bases de dados científicos.

Histórico do Curso[editar | editar código-fonte]

O curso de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes, fundado em 1968, foi reconhecido pelo Parecer CFE 1296/72 e pelo Decreto Federal 71664 em janeiro de 1973. É das Universidades particulares, um dos cursos mais antigos do País, tendo formado até agora (2009) 35 turmas de médicos. Os 41 anos decorridos, de sua criação, testemunham mudanças na sociedade, principalmente pela evolução tecnológica e científica.

O curso de Medicina da UMC caracteriza-se por fazer com que o aluno, cada vez mais cedo, se envolva com o aprendizado prático e assim possa conhecer melhor a realidade existente. Dessa forma, o curso de Medicina da Universidade de Mogi das Cruzes tem como meta a formação do médico voltado ao atendimento da realidade local e regional.

História[editar | editar código-fonte]

Em 1980, o estudante de jornalismo Carlos Alberto de Souza, de 20 anos, morreu de traumatismo craniano em consequência do trote.[1]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Revista Época, Séculos de violência no campus, reportagem de 10 de maio de 1999 [em linha]
Ícone de esboço Este artigo sobre instituição de ensino superior é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.