Universidade pública

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

As universidade públicas são universidades promovidas pelo governo de um país, estado, província, município ou departamento; ou seja, são instituições de ensino superior mantidas ou geridas pelo poder público.

No Brasil

No Brasil, as universidades públicas podem ser federais, estaduais ou municipais, de acordo com a origem da verba destinada a mantê-las, em caso de universidade federal ou estadual, ou do município que realiza a gestão da instituição, no caso das universidades municipais.

Em sua grande maioria, as universidades públicas do Brasil são federais, enquadradas como autarquia segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), tendo em vista que é de maior responsabilidade do governo federal a educação em nível superior[1]. Porém, há um grande número de universidades estaduais – e em alguns Estados, tais universidades são tão ou até mais importantes do que as federais, como são os casos de São Paulo e Paraná, estados cujos orçamentos e número de estudantes das universidades estaduais em muito superam os das federais. Ainda, alguns determinados municípios brasileiros mantêm universidades geridas pelas prefeituras deles.

Referências

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre educação ou sobre um educador é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Ícone de esboço Este artigo sobre ciência é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.