Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Ana Carolina Souza Sampaio/poluicaoambiental

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Alterações quanto ao conteúdo de municípios do sudoeste baiano

Fotografia de casal de Athene cunicularia tirada no campus da UESB em Vitória da Conquista

O Sudoeste Baiano é um território de identidade do estado da Bahia, está localizado no Centro Sul Baiano e engloba 24 municípios: Anagé, Aracatu, Barra do Choça, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Guajeru, Jacaraci, Licínio de Almeida, Maetinga, Mirante, Mortugaba, Piripá, Planalto, Poções, Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo, Tremedal e Vitória da Conquista.

Originalmente criado como Território de Identidade Vitória da Conquista, teve o nome alterado para TI Sudoeste Baiano, mas não deve ser confundido com a Região Econômica do Sudoeste da Bahia, antiga organização territorial do Estado da Bahia. Os municípios mais populosos da região, segundo o censo 2022, são Vitória da Conquista (370.879) e Poções (48.293).

Poluição Ambiental[editar | editar código-fonte]

De acordo a Política do Meio Ambiente de 1981, entende-se por poluição ambiental a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente prejudiquem a saúde a segurança e o bem-estar da população; criem condições adversas às atividades sociais e econômicas; afetem desfavoravelmente a biota; e afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente. Sendo o poluidor qualquer pessoa, sendo física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável direta ou indiretamente por uma atividade causadora de degradação ambiental [1].

A classificação de poluição ambiental pode ser considerada: hídrica, do solo, da atmosfera, térmica e etc... Podendo a natureza dos agentes poluidores, os ambiente podem ser contaminado por composto químicos, esgoto, resíduos eletrônicos e orgânicos[2].


Mudanças Climáticas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «LEI Nº 6.938, DE 31 DE AGOSTO DE 1981 sobre Política do Meio Ambiente». planalto.gov.br. Consultado em 3 de junho de 2024 
  2. Vianna, Anderson Martins (16 de julho de 2015). «Poluição ambiental, um problema de urbanização e crescimento desordenado das cidades». Revista Sustinere (1): 22–42. ISSN 2359-0424. doi:10.12957/sustinere.2015.17325. Consultado em 3 de junho de 2024