Usuário(a):Cátiaribeiro/exercício 3

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


A ANA Aeroportos de Portugal está sedeada em Lisboa e integra várias empresas do sector da aviação. Esta empresa nasceu em 1998 de uma alteração resultante da cisão da antiga Empresa Pública Aeroportos e Navegação Aérea em duas empresas distintas. A empresa manteve o objectivo social de prestar serviço público aeroportuário de apoio à Aviação Civil passando o serviço público aeroportuário de apoio à navegação aérea civil a ser responsabilidade da Navegação Aérea de Portugal. O transporte aéreo continua a afirmar-se como um meio de transporte em expansão, assim sendo este grupo afirma-se estrategicamente, estando direccionado para a prestação de serviços com elevados padrões de qualidade, e com uma gestão orientada para o mercado e para a criação de valor.

Os aeroportos de Lisboa (Portela), Faro, Porto (Francisco Sá Carneiro), Ponta Delgada (João Paulo II ), Horta, Santa Maria e Flores têm a sua gestão, exploração e desenvolvimento a cargo da ANA, SA (Portal, 2009).

Empresas como a NAER (Novo Aeroporto), Portway (Handling de Portugal), ANAM (Aeroportos e Navegação Aérea da Madeira) e ADA (Administração de Aeroportos, em Macau), contam com uma participação da ANA Aeroportos de Portugal numa grande percentagem do seu capital (SAP, [2009?]).


História[editar | editar código-fonte]

1986-1989 Estamos nesta altura no final dos anos 80, e o tráfego aéreo mundial tem uma grande expansão económica. Esta foi para a ANA uma época de investimentos e de integração em órgãos internacionais. A sede da empresa e edifícios para os parceiros foram construídos, fizeram-se renovações em alguns aeroportos e sistemas de controle de tráfego aéreo. Actividades não aeroportuárias como estacionamentos, free shops, rent a car, foram desenvolvidas (História, 2006).


Referências[editar | editar código-fonte]

  • SAP Portugal [Em linha]. Paço de Arcos, Portugal: SAP Portugal, [2009?]. [Consult. 27 Mar. 2009]. Saiba mais sobre a SAP, Clientes, Casos de sucesso, Logística e serviços postais, ANA - Aeroportos de Portugal, SA. Disponível em WWW: <URL:http://www.sap.com/portugal/company/customers/ss/ana.epx>


Ver também[editar | editar código-fonte]


Ligações externas[editar | editar código-fonte]