Aeroporto da Horta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aeroporto da Horta
Aeroporto da Horta, ilha do Faial, Açores, Portugal.JPG
IATA: HOR - ICAO: LPHR
Tipo Público
Administração ANA Aeroportos de Portugal S.A.
Serve Horta, hub das ilhas do Triângulo (Faial/Pico/S. Jorge)
Localização Não disponível
Inauguração 1971


Altitude 36 m (118 ft)
Movimento em 2013 180.000/ano
Capacidade anual Não disponível
Website oficial Página oficial
Pistas
Cabeceiras Comprimento Superfície
10/28 1 595 m (5 233 ft) Asfalto
Torre de controlo do Aeroporto da Horta.

O Aeroporto da Horta, localiza-se na Ilha do Faial, freguesia de Castelo Branco, a 9,5 km do centro da cidade da Horta. Remodelado em Agosto de 2001, é o aeroporto mais importante das chamadas Ilhas do Triângulo (São Jorge, Pico e Faial). Não só garante as ligações directas com Lisboa, mas também com as restantes ilhas do arquipélago.

É um importante pólo dinamizador da economia de toda a região e hub na sub-região turistica do Triângulo (ilhas Faial/Pico/S.Jorge). Já se tornou num ponto de referência para escalas técnicas para pequenas aeronaves que cruzam o Atlântico Norte. Presentemente, procura-se aumentar o comprimento da pista em 240 metros em cada lado, para que fique conforme as recomendações da ICAO no que se refere às áreas de segurança de fim de pista.

O actual Director do Aeroporto é o eng.º João Resendes Nunes Corvelo.

Dados sobre o Aeroporto[editar | editar código-fonte]

Código ICAO (International Civil Aviation Association): LPHR Código IATA (International Air Transport Association): HOR

  • Latitude: 38 31' 12" N
  • Longitude: 28 42' 59" W
  • Altitude: 36 m / 118 ft
  • Pista (designação): 10-28
  • Dimensões (CxL): 1595 por 45 m
  • Tipo de Superfície: Asfalto
  • Frequência ID - Tipo Notas
    • 118,0 MHz - APP / TWR COM ---
    • 131,5 MHz - FSS Operações SATA
    • 112.7 MHz - VFL VORTAC ---
    • 360 kHz - HT NDB ---
    • 380 kHz - FIL NDB ---

Companhias aéreas[editar | editar código-fonte]

As companhias aéreas que nele operam fazendo ligações regulares são: a SATA Air Açores, a SATA Internacional e a TAP Portugal.

O aeroporto tem um movimento operacional de cerca de 180 000 passageiros por ano.

Historial[editar | editar código-fonte]

O Aeroporto da Horta foi inaugurado em 24 de Agosto de 1971, pelo então Presidente da República, almirante Américo Tomás. Em 5 de Julho de 1985, a TAP inicia a ligações aéreas directas entre Horta e Lisboa. A primeira aeronave da TAP a inaugurar a rota foi o Boeing 737 "Ponta Delgada". Depois das obras de remodelação da aergare, em Agosto de 2001, este recebe a categoria de "Aeroporto Internacional". Se pretender visitar o Aeroporto, deverá contactar o Centro Operacional do Aeroporto, com uma antecedência de 8 dias.

Projecto de ampliação da Pista[editar | editar código-fonte]

Presentemente, os faialenses desejam a ampliação do comprimento da pista (de 1 700 metros de comprimento), bem como a instalação do ILS (Sistema de Aterragem por Instrumentos). Isso permitirá a aterragem dos Airbus 319 e 320 com uma maior margem de segurança e sem que os aviões sofram as costumeiras penalizações técnicas. A aproximação à actual pista representa um desafio permanente aos pilotos, sobretudo dos Airbus.

Durante os meses de Outubro e Novembro de 2009, foi levado a cabo pela empresa Proysesa o projecto de grooving da pista do aeroporto. Espera-se que o Aeroporto da Horta venha no futuro próximo a receber voos charter directos das comunidades açorianas na América do Norte (dos EUA e Canadá), bem como permitir que outras aeronaves façam escalas técnicas.

A recente ampliação e modernização do Aeroporto do Pico, não inviabiliza de forma nenhuma a necessária ampliação da pista do Aeroporto da Horta. Muito menos, deve considerado como seu rival. Na realidade, o projecto complementa a infra-estrutura aeroportuária da Horta. Beneficia do ponto de vista económico e social todas as Ilhas do Triângulo (Faial, Pico e São Jorge) - que constituem uma importante Sub-região dos Açores. O Aeroporto do Pico é na realidade um aeroporto que atende a ilha do Pico e de São Jorge. Potencia ainda uma melhoria e maior qualidade nas ligações marítimas inter-ilhas entre os portos do Pico e São Jorge.

Durante os meses de Julho e Agosto de 2007, a rota Lisboa-Terceira-Pico-Lisboa contou com dois voos semanais. Aguarda-se a entrada de funcionamento do parque de combustiveis do Pico, pervista para meados de 2008, que permitirá a ligação directa entre Lisboa e Pico. Isso permitirá futuramente receber duas ligações semanais entre Lisboa-Pico-Lisboa. Presentemente, há a necessidade de dispôr de um voo na Sexta, e não apenas na Terça, como é actualmente. Será ainda instalado no Aeroporto do Pico o sistema ILS.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]