Aeroporto do Pico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aeroporto da ilha do Pico


IATA: PIX - ICAO: LPPI
Tipo Público
Administração SATA Aeródromos
Serve Ilha do Pico, Ilha do Faial, ilha de São Jorge (Açores)
Localização Não disponível
Inauguração 25 de Abril de 1982


Altitude 33 m (108 ft)
Movimento em 2013 68 337 passageiros
Capacidade anual Não disponível
Website oficial Página oficial
Pistas
Cabeceiras Comprimento Superfície
09/27 1 745 m (5 725 ft) Asfalto

O Aeroporto do Pico é um aeroporto comercial sito na ilha do Pico, Açores, inaugurado em 1982.[1] . Dispõe de uma pista com 1 760 metros de comprimento, em asfalto.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

A estrutura foi profundamente reestruturado em 2004, com a ampliação da sua pista de 1 520 para 1 760 metros de comprimento, construção de nova placa de estacionamento de aviões, nova aerogare, nova torre de controlo e quartel de bombeiros. Com a ampliação da pista e suas infraestruturas passou a permitir a operação de aviões de médio curso, quando anteriormente servia apenas os voos inter-ilhas. Nele operam actualmente em regime de ligações regulares a SATA Air Açores (ligações inter-ilhas com Ponta Delgada e Terceira) e a TAP Portugal (ligações com Lisboa). Movimentou 68 337 mil passageiros em 2013 (33 723 passageiros embarcados, 33 140 mil desembarcados e 1474 em trânsito), segundo dados do Serviço Regional de Estatística dos Açores [2] [3] .

O Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC) anunciou a 30 de Dezembro de 2004 a certificação do aeroporto da ilha do Pico para receber voos directos do exterior dos Açores. Meses depois, a 21 de Abril de 2005, esta infraestrutura aeroportuária recebeu o seu primeiro voo comercial da TAP Portugal.[4] [5]

No final de 2009, a 27 de Novembro, o Aeroporto da ilha do Pico recebeu o seu primeiro voo comercial nocturno na sequência da conclusão de todo o processo de instalação, certificação e operacionalização do sistema de iluminação da pista, de capital importância para os voos inter-ilhas no Inverno IATA. Esta primeira operação foi realizada pelo voo da SATA Air Açores 652, assegurado por um dos novos aparelhos Dash Q200 da transportadora aérea regional, com 19 passageiros a bordo. O aparelho aterrou às 17h20 efectuando, depois, o voo 433 entre o Pico e Ponta Delgada.[6]

A 28 de Junho de 2010 foi inaugurado o novo armazém de material de placa. No ano seguinte, a 24 de Julho de 2011, pela primeira vez um Airbus 320 da TAP, com o nome de Luis de Freitas Branco, reabasteceu de combustível (Jet A1) no aeroporto do Pico, fruto da conclusão das obras e certificação do parque de combustíveis junto ao porto de São Roque do Pico, que vieram permitir a disponibilização desse serviço. Aguarda-se ainda pelo término da implementação do Sistema de ajuda à navegação ILS.

Informações, frequências e ajudas rádio à navegação[editar | editar código-fonte]

  • Pista: 1800x45 m
Frequência ID Tipo Notas
  • 122,7 MHz AFIS COM ---
  • 131,5 MHz --- FSS Operações SATA
  • 420 kHz PI NDB

Aeroporto do Pico complementa Aeroporto da Horta[editar | editar código-fonte]

A ampliação e modernização do Aeroporto do Pico veio complementar a infra-estrutura aeroportuária do Horta, beneficiando do ponto de vista económico e social todas as Ilhas do Triângulo (Faial, Pico e São Jorge) - que constituem uma importante sub-região dos Açores.

Novas regras aeronáuticas vieram impõr complementaridade entre o Aeroporto da Horta e o Aeroporto do Pico. Em caso de impossibilidade de operar num dos referidos aeroportos devido a condições meteorológicas adversas, as companhias aéreas portuguesas de serviço público (SATA e TAP) têm indicações para operar no aeroporto da ilha vizinha se existirem condições meteorológicas para tal.

Em caso de futura ampliação da pista do Aeroporto do Pico para vir a possibilitar voos charter de longo curso com a América do Norte, a topografia expansível do Aeroporto do Pico torna-o num dos aeroportos açorianos mais adequados para tal, quer em termos de custos, quer em termos da sua centralidade nas ilhas do Triângulo Açoriano.

A partir de 2007, a rota Lisboa-Pico-Terceira-Lisboa passou contar com dois voos semanais durante os meses de Julho e Agosto.

Desde 2013, a rota Lisboa-Pico-Lisboa passou a ser directa também no percurso Pico-Lisboa de Junho a Setembro. Contando com um segundo voo também directo durante os meses de Julho e Agosto.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Blogue Na Rota das Hortênsias. Inauguração do Aeroporto do Pico. Página visitada em 05 de julho de 2012.
  2. SREA. Embarque de passageiros aéreos, por Ilha. Página visitada em 05 de julho de 2012.
  3. SREA. Desembarque de passageiros aéreos, por Ilha. Página visitada em 05 de julho de 2012.
  4. Madeira Spotters Associação. Ampliação da pista Pico certificada pelo INAC. Página visitada em 05 de julho de 2012.
  5. Governo Regional dos Açores. Discurso do Presidente do G.R. dos Açores aquando do primeiro voo comercial da TAP no Pico. Página visitada em 05 de julho de 2012.
  6. Governo Regional dos Açoresl. Aeroporto do Pico, nos Açores, recebe primeiro voo comercial. Página visitada em 05 de julho de 2012.