Usuário(a):Flavio M. Costa/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

CENBAM - Centro de Estudo Integrados da Biodiversidade Amazônica[editar | editar código-fonte]

O CENBAM[editar | editar código-fonte]

O Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (CENBAM) é um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) com sede no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) aprovado pela chamada dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia edital 15 de 2008[1] - Demanda induzida - Faixa C em 27 de novembro de 2008 pelo presidente do CNPq e do MCTI.

O CENBAM integra ações relacionadas a componentes específicos das Diretrizes para a Política Nacional da Biodiversidade (DPNB)[2] em cadeias funcionais de produção de conhecimento, ou seja, cria e consolida cadeias de produção baseadas em conhecimentos científicos sólidos que se iniciam com estudos sobre a biodiversidade, gerando, ao final, informações, produtos ou processos importantes para usuários específicos a curto, médio e longo prazo.

O CENBAM mantém uma rede de trabalho inovadora entre instituições de sete estados amazônicos (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Roraima e Rondônia) que desenvolvem pesquisa sobre biodiversidade, usando recursos limitados disponíveis para aprofundar o conhecimento sobre biodiversidade e os fatores que a afetam, integrando diferentes partes da cadeia de produção de conhecimento para a pesquisa em biodiversidade na Amazônia. O CENBAM é único projeto brasileiro em biodiversidade que faz parte do EUBON[3] - European Biodiversity Observation Network.

Atualmente o INCT CENBAM ganhou destaque internacional após a publicação de duas descobertas: Espécie de sapo que pratica necrofilia e; Nova espécie de cogumelo. Os principais produtos são aproximadamente 340 artigos em revistas especializadas, 6 livros e 16 guias de identificação, entre outros.

A rede enfatiza também o intercâmbio e colaboração científica entre os núcleos regionais e entre estes e o núcleo gestor.

Núcleos Regionais[editar | editar código-fonte]

Núcleo Regional Acre

Núcleo Regional Amapá

Núcleo Regional Coari

Núcleo Regional Humaitá

Núcleo Regional Manaus

Núcleo Regional Maranhão

Núcleo Regional Rondônia

Núcleo Regional Roraima

Núcleo Regional Santarém

Núcleo Regional Sinop

Núcleo Regional São Gabriel da Cachoeira

Núcleo Regional Tefé

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

INCT/CENBAM

Apresentação CENBAM

Referências[editar | editar código-fonte]