Usuário(a):Mabelly Venson/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Silvanny Sivuca
Nome completo Silvanny Rodrigues
Nascimento 19 de novembro de 1980
Nacionalidade  Brasil
Cônjuge Ana Paula Cossa
Ocupação percussionista, baterista, educadora e produtora musical

Silvanny Rodriguez (São Paulo, 19 de novembro de 1980) conhecida pelo nome artístico de Silvanny Sivuca, é uma mulher negra, percussionista [1], musicista, educadora e produtora musical brasileira.

Atualmente, Sivuca é percussionista e baterista [2] dos artistas Emicida e Fióti [3] que fazem parte do Laboratório Fantasma. Além disso, ela atua como membro permanente da Banda do Caldeirão com Mion [4] e desenvolve um importante trabalho como educadora e regente da Banda Alana [5]. Sivuca também atua como produtora musical na Fábrica das Belas Artes Eventos [6].

Silvanny foi a primeira mulher mestre de uma bateria mista, no Bloco Me Lembra que eu Vou [7]. Trata-se de uma das mulheres mais empoderadas do cenário musical brasileiro.

Ela ganhou o apelido Sivuca quando ainda estudava percussão, em homenagem ao sanfoneiro pernambucano homônimo. Sua habilidade em tocar diversos instrumentos foi comparada com as desse grande músico brasileiro.

Dona de um perfil forte e marcante e de uma curiosidade musical intensa, Silvanny começou a batucar aos 7 anos de idade, quando ganhou seu primeiro instrumento musical: um pandeiro. Fascinada, aprendeu a tocá-lo por conta própria e começou a participar nas rodas de samba e samba de breque junto de sua família. Aos 14 anos, ingressou na Escola de Música Drum, onde aprendeu a tocar diversos instrumentos de percussão, incluindo bateria.

Por nove anos atuou como educadora musical e produtora executiva no Projeto Social Meninos do Morumbi [8] . Em meados de 1998 ingressou na Universidade Livre de Música Souza Lima. Após se profissionalizar em ritmos regionais como Maracatu, Caboclinho e Bois do Maranhão, Silvanny levou o swing brasileiro para a Europa, através de workshops educativos e concertos em diversos teatros.

Sivuca carrega consigo o bordão pessoal: “Bora pro Choque”. O lema foi criado para representar atitude, não ter preguiça e estar sempre pronta para a ação, qualidades que a percussionista sempre carrega consigo.

Hoje, mesmo trabalhando com grandes músicos do cenário brasileiro e participando de eventos internacionais, Sivuca continua o trabalho social que mantém com jovens, através do Instituto Alana [9] .

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filha de uma enfermeira mineira e de um pedreiro baiano, nascida e criada na comunidade de Paraisópolis (São Paulo), Sivuca começou a batucar nos potes plásticos da mãe. Ela é a caçula dos cinco filhos do casal. Ninguém da família era envolvido com o movimento artístico, mas a música era constante dentro de casa. Aos 7 anos, aprendeu a tocar pandeiro por conta própria, apenas observando um amigo da irmã mais velha. Com o apoio da família, passou a estudar instrumentos de percussão em uma escola de música e após sete anos já dava a primeira aula nessa mesma instituição.

Carreira[editar | editar código-fonte]

A percussionista trabalha com músicos famosos da mídia, como o rapper paulistano Emicida [10]. Além disso, ministra aulas em blocos de carnaval como o Me Lembra que Eu Vou [11] e o Bangalafumenga SP. É a única mulher a comandar uma bateria mista na cidade de São Paulo, a Bateria Colorida. Sua empresa especializada em espetáculos musicais, a tocou para a ativista paquistanesa e ganhadora do PrêmioNobel da Paz, Malala Yousafzai, em sua passagem pelo Brasil em julho de 2018. Apesar de todos os holofotes, uma coisa que Sivuca não abandona por nada é o trabalho social que realiza com crianças e jovens de comunidades carentes.

2005 - Nesse ano Silvanny Sivuca levou o swing brasileiro para a Inglaterra, promovendo oficinas e workshops de rítmos brasileiros na terra da Rainha. Juntamente com Marcelo Bratke e Marcela Rogerri realizou um concerto no Queen Elizabeth Hall de Londres; participou de eventos com Leon Patel na Inglaterra; do Festival de Windsor e também do African Sanctus de David Fanshaw. Ao lado de Nitin Sawney foi membro da orquestra After Shock.

2006 - Após a turnê na Europa, Sivuca voltou para o Brasil. Com o objetivo de vivenciar e se dedicar à música baiana decidiu morar em Salvador. Por lá realizou diversos shows com grupos folclóricos e grupos tradicionais. Nesse período, pode-se destacar sua participação na orquestra do Senegalês Doudou C'oumba Rose.

2007 - De volta à São Paulo, Silvanny ingressou no time de educadores musicais do Instituto Alana [12], dedicando-se exclusivamente ao trabalho de formação musical de crianças.

2009 - Após um ano letivo no Instituto Alana, idealizou ao lado de sua parceira Adriana Biancolini, a Banda Alana [13] com a missão de honrar a criança e acreditar no poder transformador da música. O acesso à cultura transformou a vida desses meninos, moradores do Jardim Pantanal, em São Miguel Paulista – extrema Zona Leste de São Paulo. Desde então, esses percorrem seus caminhos valorizando o trabalho cultural de qualidade, com muita musicalidade e profissionalismo.

2015 - Nesse ano Sivuca passa a integrar a banda do rapper Emicida, participando de diversas turnês pelo Brasil e exterior.


2016 - No Bloco Me Lembra que Eu Vou, Silvanny se torna a primeira mulher Maestrina de uma bateria, conquistando espaço no comando do carnaval paulista [14].

2017 - Ao lado de Adriana Biancolini inaugurou a Produtora de Eventos Fábrica de Belas Artes - FBA, executando muitos trabalhos em trilhas para comerciais de publicidade, documentários e projetos musicais. No mesmo ano, ela participou da abertura do MSI com músicos do Rio de Janeiro e São Paulo.


2018 - Nesse ano, Silvanny Sivuca participou de diversos projetos musicais. Em junho esteve em turnê pela França e Rússia, juntamente com Emicida e banda[15], onde fizeram a abertura do Annecy Animation Festival e um show no clube Powerhouse em Moscou, em comemoração à Copa do Mundo. No mês de julho a FBA Eventos, tocou para a ativista paquistanesa e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai, em sua passagem pelo Brasil. Em agosto, teve a oportunidade de, junto com a Banda Alana, abrir o Encontro Street Band Festival, em Glasgow, Escócia[16]. Em setembro, esteve presente no show de abertura do Campeonato Brasileiro League of Legends, ao lado de Emicida.


2019 - O ano de 2019 trouxe grandes oportunidades para a carreira musical de Silvanny Sivuca. Ela começou o ano gravando com com Iza e Caetano Veloso a canção Divino Maravilhoso e também se apresentou no Programa do Bial ao lado de Mateus Aleluia e Saulo Fernandes. Em se tratando de todos os trabalhos realizados nesse ano por Silvanny, destacam-se as mais de 20 apresentações no Rock In Rio como regente da Big Band do Itaú [17] , a abertura do Free Fire ao lado de Alok e a participação com o grupo israelense do Koolulam no Brasil. Nesse mesmo ano, Silvanny fez parte do filme documentário brasileiro Amarelo - É tudo pra Ontem [18], produzido pelo Laboratório Fantasma e filmado no Theatro Municipal de São Paulo.

2020 - Sivuca foi convidada para participar do Playing for Change gravando com Slash e Black Pumas. Fez parte do time de curadoria do edital da Natura Musical [19] e ao convite de Dudu Marote participou da campanha publicitária da Mercedes Benz. Participou ainda da Live Afetos com Raquel Virgínia [20] e fez um feat com Luana Carvalho, onde remixou a música Selfie da cantora.


2021 - No auge da pandemia do COVID-19, sem apresentações artísticas, Silvanny manteve seu foco na produção musical, desenvolvendo projetos como a trilha de publicidade da campanha Vai ter Carnaval Sim!, da Skol; e algumas produções musicais e aparições em séries e documentários. Dentro do Instituto Alana, participou do programa Design for Change produzindo uma faixa musical exclusiva; foi vencedora do WME Awards na categoria melhor instrumentista do ano [21] e passou a compor a Banda Lúcio Mauro e Filhos, do Caldeirão do Mion na Rede Globo.

2022 - Com o controle da pandemia e a flexibilização das restrições sanitárias, os shows voltaram a fazer parte do calendário musical do Brasil, com isso a Silvanny Sivuca voltou à estrada acompanhando o Emicida, além de continuar como integrante permanente da banda Lúcio Mauro e seus Filhos [22] no Caldeirão com Mion. Além disso, se apresentou, junto com o Emicida, no Programa Altas Horas, de Serginho Groisman, LollaPalozza, Festival Queremos, entre outros.

Projetos Sociais[editar | editar código-fonte]

Apesar de todo sucesso profissional alcançado por Silvanny Sivuca, algo que ela não abre mão é o trabalho em projetos sociais. Atualmente está ligada ao Instituto Alana, onde ensina música para jovens e crianças que compõem a Banda Alana [23] em São Miguel Paulista. Silvanny, que acredita que a música é uma forte corrente de transformação, pretende continuar levando o universo da percussão para crianças, adolescentes e adultos. Sivuca carrega consigo o sonho de oferecer a oportunidade de os jovens terem a música como trabalho e mudança de vida!

Referências

  1. Jão Nicomedes, "Mulheres que Inspiram" , Cultura Alma Preta, 28 de abril de 2022
  2. Agenda Cultural, "Fórum de Produtores Culturais" , Agenda Cultural Brasília , 19 de agosto de 2020
  3. Theatro Municipal, "Emicida Lançamento de Amarelo" , 17 de novembro de 2019
  4. Carolina Stramasso, "Vem aí? Marcos Mion sugere novidades especiais no “Caldeirão”" , Portal Popline, 16 de março de 2022
  5. Alana, "Música, Arte e Transformação", Instituto Alana, 10 de janeiro de 2018
  6. FBA Eventos, "Quem forma a FBA"
  7. Ana Carolina Soares e Isadora Carvalho, "Na capital, mulheres conquistam espaço no comando do Carnaval", Revista Veja, 9 de fevereiro de 2018
  8. Estúdio Mawaca, "Oficina de Timbal com Silvanny Sivuca", Estúdio Mawaca , 02 de julho
  9. MAM, "Música como transformação social: experiência da Banda Alana" , Museu de Arte Moderna , 15 de outubro de 2020
  10. Rota Cult, "Emicida anuncia primeiros convidados da gravação de DVD" , Portal Rota Cult , 26 de outubro de 2017
  11. Daniela Gonçalves, "3 mulheres no comando do apito de blocos para você conhecer nesse carnaval"
  12. Mães de Jundiaí, "Jundiaí é escolhida para projeto-piloto de gravação de canções autorais feitas de mães para filhos" , 07 de março de 2020
  13. MAM, "Família MAM apresentanção cultural com a Banda Alana" , MAM
  14. Marilia Neves,"Bloco Me Lembra que Eu Vou tem pegada social e absorve mestres de projetos sociais" , Globo.com , 12 de fevereiro de 2018
  15. Rota Cult, "Emicida faz turnê na França, Rússia e Rock in Rio Lisboa" , 20 de junho de 2018
  16. Instituto Alana, "Relatório Alana 2018" , 2018
  17. propmark, "Itaú se apresenta no Rock in Rio com 47 integrantes" , PROPMARK, 30 de setembro de 2019
  18. Cadu Costa,"COM VERSOS FORTES E DIRETOS, EMICIDA EMOCIONA NO SHOW ‘AMARELO AO VIVO’" , Ultraverso, 16 de julho de 2021
  19. Casa Natura Musical, "virgínia e silvanny sivuca" , 11 de março de 2020
  20. Agenda Cultural do Recife, "Mês das Mulheres na Casa Natura Musical é marcado por diálogos entre artistas de diferentes segmentos, idades e experiências" , 11 de março de 2021
  21. Milena Cerqueira, "WME AWARDS 2021 - Conheça todas as vencedoras da premiação" , MixMe , 08 de junho de 2022
  22. Viven,"Quem são os Filhos de Lucio Mauro na banda?" , Vivendo Bauru, 17 de março de 2022
  23. Imprensa, "Banda Alana" , Silvanny Sivuca BPC , 2022