Altas Horas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Altas Horas
Logotipo do programa
Informação geral
Formato Programa de auditório
Gênero Humor, Variedades, Comédia
Duração 100 minutos
País de origem  Brasil

Inadequado para menores de 12 anos i DEJUS (Brasil)

Idioma original Português
Produção
Diretor(es) Serginho Groisman
Adriana Ferreira [1]
Apresentador(es) Serginho Groisman
Exibição
Emissora de
televisão original
Brasil Rede Globo
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)[nota 1]
Transmissão original 14 de outubro de 2000 (13 anos) – presente
Cronologia
Programas relacionados Programa Livre Legendários

Hermes & Renato

Altas Horas é um programa de televisão brasileiro apresentado por Serginho Groisman e transmitido pela Rede Globo de Televisão. Os assuntos abordados no programa incluem música, dança, entrevistas, comentários e arte; tendo a presença de uma banda formada apenas por mulheres: Nanny Soul (vocal), Jamah (vocal), Graça Cunha (vocal), Vera Figueiredo (bateria), Daniela Spielmann (sax), Gê Cortes (baixo), Guta Menezes (trompete e gaita) e Ilca Leanza (teclado), Lui Rabello (guitarra).

A plateia do Altas Horas é formada totalmente por adolescentes, os quais, muitas vezes, interagem com o apresentador e as atrações. Aliás, essa é uma das principais características do programa, que aposta nessa participação ativa e crítica do público, distribuído em uma arena circular.

Todos os anos são exibidos programas especiais no aniversário da atração e no aniversário de Serginho. Geralmente, no aniversário de Serginho, a produção faz surpresas quanto a pauta do programa até mesmo para ele.

Entre os momentos memoráveis do programa, pode-se citar o encontro ao vivo do coronel Erasmo Dias, um oficial da polícia militar durante a ditadura brasileira, com as vítimas da invasão por ele liderada na PUC-SP nos anos 1970, e também a gravação do aniversário do programa na então recém inaugurada Sala São Paulo, onde cantores de música popular brasileira se apresentaram acompanhados pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Desde 2007 o programa passou a contar com a presença da sexóloga Laura Müller, autora do livro 500 Perguntas Sobre Sexo, que tira dúvidas de formas bem-humorada da plateia e dos convidados do programa.

O Altas horas é gravado nos estúdios da Rede Globo de São Paulo e dirigido por Serginho Groisman e Maurício Arruda.

Desde o dia 15 de junho de 2013 o programa troca de horário com Supercine, em virtude dos altos índices de audiência recebidos quando era exibido mais cedo por causa do UFC, sendo exibido às 23h15min.[3]

Apresentador[editar | editar código-fonte]

Serginho Groisman, como é conhecido Sérgio Groisman, apresentou programas na Rede Gazeta e na TV Cultura até ir para o SBT, em 1991, para apresentar o Programa Livre, voltado para os jovens onde obteve grande sucesso. Em 2000 foi para a Rede Globo onde estreou com o "Festival da Música Popular Brasileira". Atualmente, na Globo, comanda o Altas Horas, de formato parecido com o Programa Livre e no Canal Futura entrevista personalidades sobre o tempo de educação.

Notas e referências

Notas

  1. Exibido em HDTV desde 16 de fevereiro de 2013.[2]

Referências

  1. Rede Globo. Altas Horas - Ficha Técnica. Memória Globo. Página visitada em 18 de maio de 2014.
  2. Cristina Padiglione (13 de fevereiro de 2013). Reportagem HD chega à Globo ainda este ano. O Estado de S. Paulo. Página visitada em 13 de fevereiro de 2013.
  3. "Altas Horas" e "Super Cine" trocam de horário por seis semanas na Globo.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]