Usuário(a) Discussão:EAzzellini (WMB)

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Bem-vindo(a), EAzzellini (WMB)!

Seu trabalho é importante. Sou colaborador da Wikipédia. Espero que também goste de colaborar com esta enciclopédia, que dá a qualquer pessoa a possibilidade de ter livre acesso ao somatório de todo o conhecimento humano. Ajude-nos a melhorar e acrescentar informações. Obrigado por suas contribuições. Espero que goste daqui e decida ficar.

Aqui estão algumas páginas que podem ajudar:

Se precisar de ajuda, pergunte em minha página de discussão ou na página para tirar dúvidas. Sua página de testes está à disposição para que você possa testar a sintaxe do software usado na Wikipédia. Pode também se inscrever no programa de tutoria e ser acompanhado(a) por um(a) editor(a) mais experiente. Por favor, assine suas mensagens nas páginas de discussão usando quatro tiles (~~~~) ou o botão presente no alto da janela de edição; isso irá inserir automaticamente seu nome de usuário e a data. Boas contribuições. Atenciosamente, MSN12102001 (discussão) 08h40min de 14 de maio de 2020 (UTC)[responder]

Lembrete da Sétima Oficina Wikimedia & Educação[editar código-fonte]

Olá EAzzellini (WMB), tudo bem contigo? Visto que sua conta está devidamente inscrita na lista de participantes das Oficinas Wikimedia & Educação na Wikiversidade, viemos até aqui lhe comunicar acerca da oficina deste mês de dezembro. Em sua sétima edição, a oficina terá, como praxe, duas apresentações distintas: "Wikipedon: Produção colaborativa de conteúdo livre sobre recursos do solo e da terra" e "Wikimedia e Educação: experiências, formação docente e História na Wiki". Elas serão apresentadas, respectivamente, por Alessandro Samuel Rosa, engenheiro agrônomo e professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná; e Isabela Tosta e Lucas Piantá, graduandos em História na Universidade Federal de Santa Catarina, ambos membros do grupo do História na Wiki.

As oficinas acontecem mensalmente, na terceira quarta-feira do mês.

Dados gerais


Cordialmente, MediaWiki message delivery (discussão) 19h31min de 9 de dezembro de 2020 (UTC)[responder]

Mensagem na Esplanada[editar código-fonte]

Oi, Erica! Espero que esteja bem.

Me parece que a mensagem que enviou na Esplanada duplica parcialmente a mensagem anterior postada pelo Éder, não? Aproveito pra parabenizar os responsáveis pelo excelente trabalho. Abraços.—Teles «mensagem ˱C L @ S˲» 22h09min de 18 de dezembro de 2020 (UTC)[responder]

Oi, @Teles:! Pois é, Éder foi mais rápido que eu na divulgação dos vídeos, mas já ajustei a esplanada para não haver duplicidade. Obrigada pelo apoio! Espero que os vídeos sejam úteis em suas atividades. Nos avise se tiver sugestões de temas para vídeos futuros. Abraços! EAzzellini (WMB) (discussão) 22h50min de 18 de dezembro de 2020 (UTC)[responder]

Inquérito confidencial: Perfil dos wikipedistas na língua portuguesa[editar código-fonte]

Estimado(a) colega wikipedista EAzzellini,

Sou investigador social, na Universidade do Minho, e estou a estudar o perfil dos wikipedistas da Wikipédia em português.

Agradecia imenso a sua participação neste estudo inédito. É confidencial. Os resultados serão apenas apresentados em forma de estatística.

Estabeleço consigo o compromisso de partilhar aqui os resultados da pesquisa, assim que estes possam ser publicados.

☺️👍 Obrigado(a)

Pcosta7780 (discussão) 19h08min de 6 de fevereiro de 2021 (UTC)[responder]

Link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScYu-bk6ypHNNnxIRtYzDC6Nwd5W_rbta3b-bfeMNUKrWHotQ/viewform?usp=sf_link

@Pcosta7780: Obrigada pelo convite! Respondi a pesquisa há alguns dias quando postaram no grupo do Telegram. Espero ver em breve os resultados. Abraços, EAzzellini (WMB) (discussão) 12h18min de 8 de fevereiro de 2021 (UTC)[responder]

Ausências importantes na lista "A Casa Moderna"[editar código-fonte]

Boa noite! De antemão, parabéns pelo trabalho excepcional! Uma sugestão: inserir na lista artigos de outros casarões emblemáticos do Recife, como a Casa de Ferro Família Brennand, a Mansão Henry Gibson e o Solar Souza Leão.--168.194.105.134 (discussão) 23h00min de 13 de março de 2021 (UTC)[responder]

Olá! Obrigada pelo comentário. Verifiquei os verbetes sugeridos e, de fato, são de interesse do concurso. Já adicionei na lista de artigos válidos. Se você estiver inscrito(a) no concurso, espero ver contribuições neles! Boas edições, EAzzellini (WMB) (discussão) 20h50min de 15 de março de 2021 (UTC)[responder]
Muito obrigado, EAzzellini (WMB)! Sugiro ainda a inserção do Museu do Estado de Pernambuco (Palacete de Augusto Frederico), que conta inclusive com espaço que retrata um casarão pernambucano do século XIX; da Academia Pernambucana de Letras, que funciona no Solar do Barão Rodrigues Mendes; da Fundação Gilberto Freyre (Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre); e do Palácio dos Manguinhos (Palacete do Visconde de Loyo).--168.194.106.143 (discussão) 01h37min de 21 de março de 2021 (UTC)[responder]

VIII Oficina Wikimedia & Educação (WMB)[editar código-fonte]

Olá, pessoal! Espero que estejam todos bem!

Após alguns meses de intervalo, é com muito prazer que escrevo para convidá-los a participar da VIII Oficina Wikimedia & Educação na próxima quarta-feira (14/04) às 14h. Para se inscreverem no evento, enviem um e-mail para eventos arroba wmnobrasil.org, de preferência, com o assunto "VIII Oficina Wikimedia & Educação".

A partir de abril, nossos encontros serão mensais, sempre na terceira quarta-feira do mês. O formato será o mesmo dos eventos anteriores: começamos às 14h com uma fala rápida do Wiki Movimento Brasil (WMB) sobre recursos educacionais na wiki, seguida por duas apresentações de até 30 minutos cada de educadores convidados. Terminamos o nosso encontro com um momento de discussão aberta entre os participantes, com previsão de encerramento às 16h.

Nesta primeira oficina de 2021, nossas palestrantes convidadas são Adriane Batata (Arquitetura e Urbanismo, FMT-BA) e Juliana Monteiro (Museologia, ETEC Parque da Juventude / Arte+Feminismo).

Sintam-se à vontade para convidar colegas educadores, mesmo que ainda não conheçam ou usem as plataformas Wikimedia em suas atividades. A ideia é justamente termos um espaço para trocas de experiências com pessoas já iniciadas nas wikis e outras ainda novas nos projetos.

Aproveito para enviar alguns materiais desenvolvidos pelo WMB em 2020 que podem auxiliar em suas atividades com alunos:

Até lá, User:MCarrera (WMB)

XIX Oficina Wikimedia & Educação[editar código-fonte]

Na próxima quarta-feira (19/05), das 14:00 às 16:00, acontecerá mais uma oficina Wikimedia & Educação, agora com apresentações de Vicente Aguiar, pesquisador, professor e sócio-fundador da Colivre - Cooperativa de Tecnologias Livres, e Miréia Figueiredo, pesquisadora do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat).

No contexto do lançamento do projeto Wiki Loves Bahia, os temas das apresentações serão, respectivamente, "O aluno e o professor na Wikipédia como protagonistas da educação: um caso baiano" e "Wikiversidade: como estruturar o seu curso em uma plataforma livre, aberta e colaborativa?". A transmissão do evento ocorrerá via Google Meet.

Para mais informações, acesse a Oficinas Wikimedia & Educação/Oficina 9. MediaWiki message delivery (discussão) 19h39min de 14 de maio de 2021 (UTC)[responder]

XI Oficina Wikimedia & Educação[editar código-fonte]

Junte-se ao WMB na décima Oficina Wikimedia & Educação!

Olá, pessoal! Em julho teremos a nossa XI Oficina Wikimedia & Educação e o Wiki Movimento Brasil convida todas e todos a participarem conosco trocando experiências!

Esta oficina acontecerá no dia 21 de julho, das 14h às 16h, numa sala do Google Meet. Caso não tenha participado das oficinas ainda, é necessário fazer inscrição prévia. Para participar, envie um email para eventos@wmnobrasil.org com seu nome, e-mail ou usuário wiki e instituição de ensino (se tiver).

Programação do evento:

  • 14:00 às 14:20: Boas-vindas
  • 14:20 às 14:50: O projeto Tainacan e o compartilhamento de conteúdos livres de instituições culturais e educacionais, com Luciana Conrado (Percebe/Tainacan)
  • 14:50 às 15:20: Por trás do conteúdo livre: o Wikidata enquanto banco de dados livres, com Tiago Lubiana (IME-USP)
  • 15:20 às 16:00: Discussão

Aproveito para lembrar que temos um portal do evento e convido todos a assinarem a página de participantes! Também possível encontrar os slides e assistir aos vídeos das oficinas anteriores na página de materiais. Para quem prefere acompanhar pelo YouTube, temos uma playlist em nosso canal com todos os vídeos das oficinas passadas.

Nos vemos lá! EAzzellini (WMB) (discussão)

XI Oficina Wikimedia & Educação[editar código-fonte]

Junte-se ao WMB na décima Oficina Wikimedia & Educação!

Olá! Em julho teremos a nossa XI Oficina Wikimedia & Educação e o Wiki Movimento Brasil convida todas e todos a participarem conosco trocando experiências!

Esta oficina acontecerá no dia 21 de julho, das 14h às 16h, numa sala do Google Meet. Caso não tenha participado das oficinas ainda, é necessário fazer inscrição prévia. Para participar, envie um e-mail para eventos@wmnobrasil.org com seu nome, email ou usuário wiki e instituição de ensino (se tiver).

Programação do evento:

  • 14:00 às 14:20: Boas-vindas
  • 14:20 às 14:50: Wikimedia & Decolonização, com Amanda Jurno (WMB)
  • 14:50 às 15:20: Por trás do conteúdo livre: o Wikidata enquanto banco de dados livres, com Tiago Lubiana (IME-USP)
  • 15:20 às 16:00: Discussão

Aproveito para lembrar que temos um portal do evento e convido todos a assinarem a página de participantes! Também possível encontrar os slides e assistir aos vídeos das oficinas anteriores na página de materiais. Para quem prefere acompanhar pelo YouTube, temos uma playlist em nosso canal com todos os vídeos das oficinas passadas.

Nos vemos lá!

Equipe do Wiki Movimento Brasil

XII Oficina Wikimedia & Educação[editar código-fonte]

Participe da Oficina Wikimedia & Educação de agosto!

Olá! Em agosto teremos a nossa XII Oficina Wikimedia & Educação e o Wiki Movimento Brasil convida todas e todos a participarem conosco trocando experiências!

Esta oficina acontecerá no dia 18 de agosto, das 14h às 16h, numa sala do Google Meet. Caso não tenha participado das oficinas ainda, é necessário fazer inscrição prévia. Para participar, envie um email para eventos@wmnobrasil.org com seu nome, email ou usuário wiki e instituição de ensino (se tiver).

Programação do evento:

  • 14:00 às 14:20: Boas-vindas
  • 14:20 às 14:50: O projeto Tainacan e o compartilhamento de conteúdos livres de instituições culturais e educacionais, com Luciana Conrado (Museu Histórico Nacional/Percebe/Tainacan/UFPI)
  • 14:50 às 15:20: Educação, pesquisa histórica e plataformas wiki, com José Hermes Martins Pereira (Museu Paulista / USP)
  • 15:20 às 16:00: Discussão

Aproveito para lembrar que temos um portal do evento e convido todos a assinarem a página de participantes! Também possível encontrar os slides e assistir aos vídeos das oficinas anteriores na página de materiais. Para quem prefere acompanhar pelo YouTube, temos uma playlist em nosso canal com todos os vídeos das oficinas passadas.

Nos vemos lá! EAzzellini (WMB) (discussão)

XIII Oficina Wikimedia & Educação (15/09)[editar código-fonte]

Junte-se a nós na 13ª Oficina Wikimedia & Educação!

Olá! Em setembro teremos a nossa XIII Oficina Wikimedia & Educação e o Wiki Movimento Brasil convida todas e todos a participarem conosco trocando experiências!

Esta oficina acontecerá no dia 15 de setembro, das 14h às 16h, numa sala do Google Meet. Caso não tenha participado das oficinas ainda, é necessário fazer inscrição prévia. Para participar, envie um email para eventos@wmnobrasil.org com seu nome, email ou usuário wiki e instituição de ensino (se tiver).

Programação do evento:

  • 14:00 às 14:20: Boas-vindas
  • 14:20 às 14:50: Relato de uma experiência na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com Tatiana El-Bacha
  • 14:50 às 15:20: Relato de uma experiência em Itabuna, no contexto do projeto Wiki Loves Bahia, com Yasmine Midlej
  • 15:20 às 16:00: Discussão

Aproveito para lembrar que temos um portal do evento e convido todos a assinarem a página de participantes! Também é possível encontrar os slides e assistir aos vídeos das oficinas anteriores na página de materiais. Para quem prefere acompanhar pelo YouTube, temos uma playlist em nosso canal com todos os vídeos das oficinas passadas.

Atenção: Você recebeu esta mensagem, pois está inscrito na lista de interesse das Oficinas Wikimedia & Educação. Caso não queria mais receber nossas comunicações, escreva para erica@wmnobrasil.org ou deixe um recado na minha página de discussão.

Nos vemos lá! EAzzellini (WMB)

XIV Oficina Wikimedia & Educação (20/10)[editar código-fonte]

Junte-se a nós para a Oficina Wikimedia & Educação de outubro!

Olá! Em outubro teremos a nossa XIV Oficina Wikimedia & Educação e o Wiki Movimento Brasil convida todas e todos a participarem conosco trocando experiências!

Esta oficina acontecerá no dia 20 de outubro, das 14h às 16h, numa sala do Google Meet. Caso não tenha participado das oficinas ainda, é necessário fazer inscrição prévia. Para participar, envie um e-mail para eventos@wmnobrasil.org com seu nome, e-mail ou usuário wiki e instituição de ensino (se tiver).

Programação do evento:

  • 14:00 às 14:20: Boas-vindas
  • 14:20 às 14:50: A Wikipédia como fonte de informação de referência: avaliação e perspectivas, com Vinícius Kern (Departamento de Ciência da Informação - UFSC)
  • 14:50 às 15:20: Wiki Loves Monuments Brasil 2021, com Éder Porto (Gerente de Produtos & Recursos - Wiki Movimento Brasil)
  • 15:20 às 16:00: Discussão

Aproveito para lembrar que temos um portal do evento e convido todos a assinarem a página de participantes! Também é possível encontrar os slides e assistir aos vídeos das oficinas anteriores na página de materiais. Para quem prefere acompanhar pelo YouTube, temos uma playlist em nosso canal com todos os vídeos das oficinas passadas.

Novidade: A partir desta oficina, o Wiki Movimento Brasil oferecerá certificados de participação para os palestrantes e ouvintes!

Atenção: Você recebeu esta mensagem, pois está inscrito na lista de interesse das Oficinas Wikimedia & Educação. Caso não queria mais receber nossas comunicações, escreva para erica@wmnobrasil.org ou deixe um recado na minha página de discussão.

Nos vemos lá! EAzzellini (WMB)

Parceria Projeto Mais Teoria da História na Wiki[editar código-fonte]

Oi, Érica! Espero que esteja bem.

Dando prosseguimento no nosso contato e parceria, estou aqui para sugerir que a gente tenha uma reunião para falar sobre as questões estratégicas relacionadas aos eventos online que ocorrerão ao longo do ano.

O que você acha? Você pode sugerir data e horário, peço apenas que evite os horários após as 18h.

Aguardo teu retorno. Um abraço.--Danielly Campos Dias (discussão) 22h05min de 23 de fevereiro de 2022 (UTC)[responder]

XV Oficina Wikimedia & Educação (20/04)[editar código-fonte]

Junte-se a nós na 15ª Oficina Wikimedia & Educação!

Olá! Estamos de volta com as nossas oficinas Wikimedia & Educação! Em abril teremos a nossa XV Oficina Wikimedia & Educação e o Wiki Movimento Brasil convida todas e todos a participarem conosco dessa troca de experiências!

Esta oficina acontecerá no dia 20 de abril, das 14h às 16h, numa sala do Google Meet. Para quem nunca participou de oficinas anteriores, é necessário fazer inscrição prévia. Para participar, envie um e-mail para eventos@wmnobrasil.org com seu nome, e-mail ou usuário wiki e instituição de ensino (se tiver).

Programação do evento:

  • 14:00 às 14:20: Boas-vindas
  • 14:20 às 14:50: O Projeto Mais Teoria da História na Wiki, Danielly Dias do Projeto Mais Teoria da História na Wiki, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • 14:50 às 15:20: Wiki Possibilidade agentiva por meio da Wikipédia na Educação em Ciências, com Felipe Lima - Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • 15:20 às 16:00: Discussão

Aproveito para lembrar que temos um portal do evento e convido todos a assinarem a página de participantes! Também é possível encontrar os slides e assistir aos vídeos das oficinas anteriores na página de materiais. Para quem prefere acompanhar pelo YouTube, temos uma playlist em nosso canal com todos os vídeos das oficinas passadas.

Atenção: Você recebeu esta mensagem, pois está inscrito na lista de interesse das Oficinas Wikimedia & Educação. Caso não queria mais receber nossas comunicações, escreva para fabiana.dias@wmnobrasil.org ou deixe um recado na minha página de discussão.

Nos vemos lá! FDias (WMB)

XVII Oficina Wikimedia & Educação (24/08)[editar código-fonte]

Junte-se a nós na 17ª Oficina Wikimedia & Educação!

Olá! Como estão? Está chegando a hora da nossa XVII Oficina Wikimedia & Educação e o Wiki Movimento Brasil convida todas e todos a participarem conosco dessa troca de experiências! O evento ocorrerá na próxima quarta-feira (24/08), das 14h às 16h, via Google Meet (neste link).

As oficinas são um espaço dedicado à troca de experiências entre educadores interessados em realizar projetos com as plataformas Wikimedia. Participe e traga suas contribuições sobre o tema para compartilhar com os outros participantes! Queremos também ouvir suas sugestões sobre como tornar os nossos espaços com educadores mais participativos!

Para quem nunca participou de oficinas anteriores, é necessário fazer inscrição prévia. Para participar, envie um e-mail para eventos@wmnobrasil.org com seu nome, e-mail ou usuário wiki e instituição de ensino, se houver.

Programação do evento:

  • 14:00 às 14:20: Boas-vindas
  • 14:20 às 14:50: Wiki Sergipe: conheça o projeto que criou uma Wiki com temas sobre o estado, com Dilton Maynard, professor do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS)
  • 14:50 às 15:20: Wiki Loves Monuments: como engajar alunos no maior concurso fotográfico do mundo, com Sandra Soster, do Wiki Movimento Brasil
  • 15:20 às 16:00: Discussão

Atenção: Você recebeu esta mensagem, pois está inscrito(a) na página de participantes da Oficina Wikimedia & Educação. Caso não queria mais receber nossas comunicações, escreva para fabiana.dias@wmnobrasil.org ou deixe um recado na minha página de discussão FDias (WMB)

XVIII Oficina Wikimedia & Educação (28/09)[editar código-fonte]

Junte-se a nós na 18ª Oficina Wikimedia & Educação!

Olá! Está chegando a hora da nossa XVIII Oficina Wikimedia & Educação e o Wiki Movimento Brasil convida todas e todos a participarem conosco dessa troca de experiências! Aproveite para nos seguir nas redes sociais (@wmnobrasil) e ficar por dentro de todas as nossas atividades.

Nossa próxima oficina acontecerá no dia 28 de setembro, das 14h às 16h, numa sala do Google Meet. Para quem nunca participou de oficinas anteriores, é necessário fazer inscrição prévia. Para participar, envie um e-mail para eventos@wmnobrasil.org com seu nome, e-mail ou usuário wiki e instituição de ensino, caso haja.

Programação do evento:

  • 14:00 às 14:20: Boas-vindas
  • 14:20 às 14:50: Wikimedia na Universidade: Exploração e Projetos na NOVA FCSH, com Rute Correia, wikimedista em Residência na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH)
  • 14:50 às 15:20: Obelepédia: como vários artigos de línguas foram melhorados por estudantes da Olimpíada Brasileira de Linguística, com Artur Corrêa Souza, estudante de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • 15:20 às 16:00: Discussão

Aproveito para lembrar que temos um portal do evento! Nele, é possível encontrar slides e assistir aos vídeos das oficinas anteriores na página de materiais. Para quem prefere acompanhar pelo YouTube, temos uma playlist em nosso canal com todos os vídeos das oficinas passadas.

Atenção: Você recebeu esta mensagem, pois está inscrito(a) na página de participantes das Oficinas Wikimedia & Educação. Caso não queira mais receber nossas comunicações, escreva para fabiana.dias@wmnobrasil.org ou deixe um recado na minha página de discussão FDias (WMB) (discussão)

XX Oficina Wikimedia & Educação (30/11)[editar código-fonte]

Participe da 20ª Oficina Wikimedia & Educação

Olá! Está chegando a hora da nossa XX Oficina Wikimedia & Educação e o Wiki Movimento Brasil convida todas e todos a participarem conosco desse momento de troca de experiências dedicado a educadores interessados no uso das plataformas Wikimedia em sala de aula! Aproveite para nos seguir nas redes sociais (@wmnobrasil) e ficar por dentro de todas as nossas atividades.

O próximo encontro ocorrerá no dia 30 de novembro, das 14h às 16h, numa sala do Google Meet. Para quem vai participar pela primeira vez, é necessário fazer inscrição prévia. Para se inscrever, basta enviar um email para eventos@wmnobrasil.org com nome, email ou usuário wiki e instituição de ensino, se houver.

Programação do evento:

  • 14:00 às 14:20: Boas-vindas
  • 14:20 às 14:50: Colaboração além da edição: outras aproximações com as plataformas Wikimedia, com Carolina Matos, Data Literacy Project Coordinator na Open Knowledge Foundation
  • 14:50 às 15:20: Wikipédia como fonte de informação, com Jean Michel Galindo da Silva, graduado em Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
  • 15:20 às 16:00: Discussão

Também elaboramos um formulário para interessados no uso dos Projetos Wikimedia para fins educacionais e científicos: Acesse aqui, participe e nos dê sua opinião sobre as Oficinas. Conte sobre suas expectativas de uso dos projetos e sobre quais eventos você gostaria que fossem organizados em 2023 na área de Educação. Sua participação é muito importante para nós!

Atenção: Você recebeu esta mensagem, pois está inscrito(a) na página de participantes das Oficinas Wikimedia & Educação. Caso não queria mais receber nossas comunicações, escreva para fabiana.dias@wmnobrasil.org ou deixe um recado na minha página de discussão (FDias (WMB))

Formulário sobre Educação e Projetos Wikimedia[editar código-fonte]

Olá, pessoal! Elaboramos um formulário para interessados no uso dos Projetos Wikimedia para fins educacionais e científicos.

Nosso objetivo é reunir informações que nos ajudem a planejar eventos e capacitações para 2023 na área de Educação de acordo com as expectativas da comunidade.

Este é o link do formulário que pode ser respondido anonimamente. É composto de perguntas de múltipla escolha, leva cerca de cinco minutos para ser respondido e tem espaço para respostas longas.

Também queremos saber sua opinião sobre as Oficinas Wikimedia & Educação.

Sua participação é muito importante para nós!

Contamos com você!

Atenção: Você recebeu esta mensagem, pois está inscrito(a) na página de participantes das Oficinas Wikimedia & Educação. Caso não queria mais receber nossas comunicações, escreva para fabiana.dias@wmnobrasil.org ou deixe um recado na minha página de discussão (FDias (WMB))

Formulário sobre o uso dos Projetos Wikimedia para fins educacionais e científicos[editar código-fonte]

Olá EAzzellini (WMB), tudo bem contigo?

Nós do Wiki Movimento Brasil elaboramos um formulário para interessados no uso dos Projetos Wikimedia para fins educacionais e científicos. Nosso objetivo é reunir informações que nos ajudem a planejar eventos e capacitações para 2023 na área de Educação de acordo com as expectativas da comunidade.

Este é o link do formulário que pode ser respondido anonimamente. Ele é composto de perguntas de múltipla escolha, leva cerca de cinco minutos para ser respondido e tem espaço para respostas longas.

Contamos com você!

Atenção: Caso não queria mais receber nossas comunicações, escreva para fabiana.dias@wmnobrasil.org ou deixe um recado na minha página de discussão. FDias (WMB) (discussão)

Campanha "Cada Livro, Seu Público"[editar código-fonte]

Participe da Campanha #CadaLivroSeuPúblico que acontece ao longo de todo o mês de abril e contribua para ampliar o conteúdo sobre livros, autores e histórias nos projetos Wikimedia!

Campanha global

A campanha Cada Livro Seu Público está sendo planejada e organizada por nove Wikimedistas voluntários de seis países ao redor do mundo:

Objetivo

#CadaLivroSeuPúblico é uma campanha para aumentar a quantidade e, principalmente, a qualidade do conteúdo sobre livros, obras literárias e histórias orais na Wikipédia, no Wikidata, no Wikimedia Commons, no Wikibooks e no Wikisource.

Quando

No período de 1 a 30 de abril de 2023, as Bibliotecas da USP (ECA e IME), com o apoio do Wiki Movimento Brasil, convidam todas as pessoas interessadas a contribuir com conteúdos relacionados a seus livros e escritorxs brasileirxs favoritxs, utilizando a hashtag #CadaLivroSeuPúblico no resumo das edições.

A live de abertura da campanha brasileira ocorrerá no dia 4 de abril, às 18h, pelo canal do youtube do Wiki Movimento Brasil.

Como participar

Para participar inscreva-se no Outreach e veja os detalhes da atividade em nossa página wiki.

Eventos locais e regionais podem ser organizados por qualquer pessoa. Se quiser saber mais, fale conosco.

Acesso gratuito a e-books

A Perlego irá prover acesso livre a sua plataforma até 31 de maio para os participantes da nossa campanha.

  • Registre-se aqui para criar sua conta gratuita temporária
  • Leia os livros de seu interesse
  • Empregue esses conteúdos para criar ou aprimorar artigos sobre eles na Wikipédia em português

Qual seu livro favorito? Ele já tem verbete na Wikipédia? Por Sandra Soster

Wiki Loves Pará - Boletim quinzenal | Maio - primeira edição[editar código-fonte]

Bem-vindo(a) ao boletim do Wiki Loves Pará! Quinzenalmente, traremos todas as novidades do Wiki Loves Pará com um roteiro diverso pela Amazônia paraense, a fim de colocá-la em evidência no ecossistema do conhecimento livre. Ao longo de 2023, o Wiki Movimento Brasil organiza uma série de atividades, incluindo wikiconcurso, Wiki Ocupa, maratonas de edição e parcerias com instituições culturais e mais. Acompanhe tudo pelo boletim e pelas nossas redes sociais (@wmnobrasil), e não deixe de participar do ano do Pará na Wikipédia!

Lançamento do Wiki Loves Pará[editar código-fonte]

Lançamento do Wiki Loves Pará

Em abril, demos início às atividades do Wiki Loves Pará e, para compartilhar o que vem pela frente, Érica Azzellini e Maely Oliveira do Wiki Movimento Brasil lançaram o projeto na livedisponível no YouTube (aqui) e no Wikimedia Commons (aqui).

Wikiconcurso Wiki Loves Pará acontece até 11/07[editar código-fonte]

Sabia que além da riqueza ambiental, o Pará concentra uma das maiores diversidades étnicas e linguísticas do Brasil? Vários temas sobre o Pará ainda estão sub-representações na Wikipédia em português e, por isso, o Wikiconcurso Wiki Loves Pará reúne editores para criar e melhorar centenas de verbetes sobre o estado paraense ao longo de três meses. Aqueles que mais pontuarem no concurso, receberão prêmios de até R$2500,00 em vale-compras como gesto de agradecimento por suas contribuições.

Com um mês de concurso, os editores inscritos no concurso já editaram mais de 850 artigos e criaram mais de 140 na Wikipédia. São conteúdos em variados temas - desde biografias, fauna e flora até manifestações culturais locais - que agora têm maior e melhor visibilidade na internet em português. Ainda não está inscrito(a)? Registre-se com o seu usuário(a) aqui e participe até o dia 11/07 para concorrer aos prêmios!

Oficina de edição em 19/05[editar código-fonte]

Anote na sua agenda: no dia 19 de maio às 18:00 (UTC-3) vamos nos reunir em uma oficina para ensinar a editar a Wikipédia e tirar dúvidas no contexto no Wikiconcurso Wiki Loves Pará. Para receber o link do Google Meet, basta se inscrever por este formulário.

Parcerias com instituições paraenses[editar código-fonte]

Do Pará para o mundo: imagine o patrimônio cultural paraense sendo compartilhado pelas plataformas Wikimedia! Para isso, estamos firmando parcerias GLAM-Wiki com arquivos, bibliotecas, museus, universidades e centros culturais, a fim de disponibilizar os seus acervos sob licenças livres. O Wiki Loves Pará está à disposição para contatos e colaborações!

Quer nos indicar uma instituição parceira? Escreva uma mensagem para wlpa@wmnobrasil.org!

Atenção: Você recebeu esta mensagem, pois está inscrito(a) na lista de interesse do Wiki Loves Pará. Caso não queria mais receber nossas comunicações, escreva para wlpa@wmnobrasil.org ou deixe um recado na minha página de discussão. Até logo, MOliveira (WMB) (discussão) 17h17min de 16 de maio de 2023 (UTC)[responder]

Wiki Loves Pará - Boletim quinzenal | Maio - segunda edição[editar código-fonte]

Olá, seja bem-vindo! Chegamos ao nosso segundo boletim Wiki Loves Pará e temos muitas novidades para te contar!

Bar do Parque, na Praça da República, em Belém (PA).
Atualizações sobre o Wikiconcurso Wiki Loves Pará

Chegamos a mais de 1.000 artigos editados sobre o Pará na Wikipédia. Alcançarmos cerca de 500 editores inscritos e já são mais de 2 milhões de bytes editados durante o Wikiconcurso Wiki Loves Pará. A maioria dos verbetes (quase 70%) é sobre a Fauna e a Flora do Pará. Outros temas que se destacam entre os verbetes novos são: patrimônios culturais e naturais, línguas indígenas, personalidades paraenses, conhecimentos e saberes culturais no Pará.

Bar do Parque e Cine Ópera agora estão na Wikipédia

Dentre os verbetes novas criados nas edições do Wikiconcurso, está o Bar do Parque, um dos pontos de encontro da Praça da República (em Belém do Pará), que agora também tem seu espaço garantido na Wikipédia em Português. E, com mais de 10 mil bytes, outro interessante verbete criado é o do Cine Ópera, localizado na praça em frente à Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré. Entre polêmicas, é um dos antigos cinemas do Pará mais conhecidos e único com grade completa de filmes erótico-pornográficos.

#Fica a dica: o verbete do Cine Ópera ainda está sem imagens. Você pode adicionar uma foto sua ou ainda levantar mais fontes confiáveis para melhorar este e outros verbetes. Mão na massa! Há centenas de verbetes que podem ser editados no contexto do Wikiconcurso até o dia 11/07/2023, valendo prêmios de até R$ 2.500.

“No Pará é assim!”

É a nova série de conteúdos focada na campanha #WikiLovesPará e que tem feito sucesso em nossas redes sociais. "No Pará é assim" revela curiosidades sobre a cultura paraense, com imagens e informações sobre o estado que estão disponíveis nas plataformas Wikimedia. Além de mostrar tudo o que o Pará tem de único, o objetivo é incentivar o público a colaborar com a Wikipédia e a participar do Wiki Loves Pará, com o envio de fotos e a criação de verbetes. A cada semana tem um episódio novo. Acompanhe @wmnobrasil nas redes sociais e não perca nada!

Atenção: Você recebeu esta mensagem, pois está inscrito(a) na lista de interesse do Wiki Loves Pará. Caso não queira mais receber nossas comunicações, escreva para wlpa@wmnobrasil.org ou deixe um recado na minha página de discussão. Até logo, Usuário(a): MOliveira (WMB) MOliveira (WMB) (discussão) 22h02min de 31 de maio de 2023 (UTC)[responder]

Wiki Loves Pará - Boletim quinzenal | Junho - terceira edição[editar código-fonte]

Primeira parceria GLAM no PA

Junho chegou festivo como sempre e, dessa vez, trazendo o nosso primeiro parceiro GLAM no Estado do Pará: LAHCA (Laboratório de Historiografia da Arquitetura e Cultura Arquitetônica. O LAHCA é um grupo de pesquisa da Universidade Federal do Pará que estuda a Arquitetura Moderna da cidade de Belém, capital do estado. O acervo de fotografias do LAHCA nos ajudará a melhorar a quantidade e a qualidade da cobertura desses edifícios no Wikimedia Commons e também ilustrar artigos na Wikipédia. Confira mais sobre a parceria aqui!

Atualizações do Wikiconcurso

Já ultrapassamos o marco de mais de 3 milhões de bytes adicionados, com mais de 200 verbetes criados do zero! Esses resultados crescentes do Wikiconcurso representam uma maior visibilidade ao Pará no território digital livre. Além dos artigos melhorados em mais de 1000 edições já realizadas pelos participantes, que equivalem significativamente a melhoria da cobertura e qualidade das informações sobre a cultura paraense na internet.

O verbete mais visagento do Pará já fez sua aparição na Wiki!

Com mais de 11 mil bytes de edição, o verbete da moça do táxi traz uma cobertura de informações sobre uma das lendas urbanas mais populares e misteriosas de Belém e do Pará. Mesmo após tantos anos depois dos primeiros relatos sobre a lenda, ela continua viva no imaginário dos paraenses e agora também na Wikipédia!

#Fica a dica: Contribua ainda editando esse e outros artigos no âmbito da cultura paraense, você pode acrescentar imagens ou adicionar outras informações relevantes e fontes confiáveis. O Wikiconcurso vai até o dia 11/07/2023, ainda dá tempo de participar e concorrer a prêmios de até R$ 2.500.

Atenção: Você recebeu esta mensagem, pois está inscrito(a) na lista de interesse do Wiki Loves Pará. Caso não queira mais receber nossas comunicações, escreva para wlpa@wmnobrasil.org ou deixe um recado na minha página de discussão. Até logo, Usuário(a): MOliveira (WMB) MOliveira (WMB) (discussão) 20h46min de 15 de junho de 2023 (UTC)[responder]

Wiki Loves Pará - Boletim quinzenal | Junho - quarta edição[editar código-fonte]

Mais História da Amazônia na Wiki!

Eita que fechamos a quadra junina com a mesma animação do início! Nessa última semana de junho, tivemos mais uma oficina de edição e, dessa vez, com os alunos do Curso de História da UFPA (Campus Bragança). As edições e/ou criação de verbetes contribuíram para a redução de lacunas sobre as histórias, saberes e culturas locais da Amazônia no âmbito da Wikipédia, a partir da ação do Wiki Loves Pará. O Projeto Mais História da Amazônia na Wiki visa promover a sensibilização sobre os usos potenciais da Wikipédia no ensino de História enquanto importante ferramenta educativa em ambiente virtual. Para conferir mais sobre os resultados dessa atividade, acompanhe aqui!

Compositores paraenses em destaque no Musica Brasilis
Sonhando. Zizi Palha Amorim, Musica Brasilis

Essa semana, o projeto Musica Brasilis, nosso parceiro GLAM-Wiki, disponibilizou 755 partituras de 130 compositores brasileiros. E claro que nosso querido Pará está muito bem representado. São 95 partituras de 17 compositores e 2 compositoras: Antonia Rocha de Castro e Zizi Palha Amorim.

#Fica a dica: As compositoras em destaque ainda não possuem verbete na Wiki! Crie esses e outros verbetes sobre a cultura paraense e aproveita ainda para participar do Wikiconcurso que já está chegando na reta final. Mas, até o até o dia 11/07/2023, ainda tem muita "lenha para queimar" e verbetes para editar ou criar. Não perca tempo, participe e concorra a prêmios de até R$ 2.500!

WLPA no CODA Amazônia 2023

Junto com a Escola de Dados da Open Knowledge Brasil, estamos participando do Grupo de Trabalho da 2ª edição regional de conferência de jornalismo de dados e métodos digitais, CODA Amazônia 2023. O evento acontecerá entre os dias 31 de agosto a 1 de setembro na UFPA (Campus Belém) e, no dia 02 de setembro, na ilha do Marajó. A proposta é conectar pessoas e redes a uma programação de mais de 40 horas de atividades diversas sobre a utilização estratégica dos dados por comunicadores. Além de criar um espaço para reflexão sobre temas urgentes como desinformação e políticas públicas orientadas a dados e evidências. Para saber mais sobre a programação do CODA Amazônia 2023, confira aqui!

Atenção: Você recebeu esta mensagem, pois está inscrito(a) na lista de interesse do Wiki Loves Pará. Caso não queira mais receber nossas comunicações, escreva para wlpa@wmnobrasil.org ou deixe um recado na minha página de discussão. Até logo, Usuário(a): MOliveira (WMB) MOliveira (WMB) (discussão) 16h53min de 30 de junho de 2023 (UTC)[responder]

Wiki Loves Pará - Boletim quinzenal | Agosto - quinta edição[editar código-fonte]

"Banho de cultura do Pará": os resultados do Wikiconcurso Wiki Loves Pará

No dia 13 de julho anunciamos a classificação final do Wikiconcurso Wiki Loves Pará. Com mais de 1300 artigos selecionados para criar e melhorar em eixos que abordavam desde biografias, fauna e flora a aspectos da diversidade linguística e patrimonial paraense, o concurso finalizou com mais de 2 milhões de bytes adicionados, sendo mais de 200 novos artigos e outros 600 melhorados. Tudo isso já soma mais de 800 mil visualizações - e crescendo! Para além dos números, cada editor que se inscreveu e contribuiu com o concurso merece muitos aplausos por suas contribuições. Cada byte adicionado importa!

Para celebrar o concurso, realizamos uma transmissão ao vivo no dia 13 de julho anunciando as classificação final. Confira aqui os resultados.

Um dos primeiros colocados, o editor Al Lemos, compartilhou durante o evento a sua principal motivação para contribuir com o concurso: uma forma de homenagear e se conectar com a esposa paraense. "Através das edições, eu pude passear por todo o Pará, inclusive por lugares que minha esposa não conhecia. Foi uma experiência única!". Confira no vídeo também dicas do Al Lemos para conseguir disparar as edições e subir na classificação final de contribuidores.

Vem aí: Wiki Ocupa Bragança!

Bragança é o município paraense que receberá entre os dias 26 e 27 de agosto a Wiki Ocupa, iniciativa na qual wikimedistas se reúnem à comunidade local para uma série de atividades e oficinas. O Museu da Marujada será o ponto focal do encontro, que contará com atividades de caminhada fotográfica e mapeamento colaborativo dos bens tombados do município, digitalização de acervos e mais. Em breve, mais novidades sobre o encontro!

Mais História da Amazônia na Wiki

Lembra que compartilhamos no boletim passado sobre como é possível levar o Wiki Loves Pará para a sala de aula? O projeto Mais História da Amazônia, conduzido na Universidade Federal do Pará, estimulou a edição de verbetes relacionados à realidade sociocultural amazônica a partir dos saberes localizados dos alunos e professores paraenses. Com o apoio da comunidade wikimedista no aprimoramento dos verbetes, confira o antes e depois de dois artigos do projeto:

E não deixe de se inscrever aqui para receber os boletins quinzenais do WLPA na sua página de discussão e continuar acompanhando nossas próximas atividades!

Atenção: Você recebeu esta mensagem, pois está inscrito(a) no Wikiconcurso Wiki Loves Pará. Caso não queria mais receber nossas comunicações, escreva para wlpa@wmnobrasil.org ou deixe um recado na minha página de discussão. MOliveira (WMB) (discussão) 22h26min de 4 de agosto de 2023 (UTC)[responder]

Oi Érica. Eu gostaria de não receber mais aquelas mensagens de concurso na minha página de discussão. Enaldo(discussão) 21h57min de 9 de abril de 2024 (UTC)[responder]

Sem problemas, @EnaldoSS! Irei fazer a remoção. Abraços, EAzzellini (WMB) (discussão) 22h27min de 9 de abril de 2024 (UTC)[responder]
Obrigado! :D Enaldo(discussão) 02h06min de 10 de abril de 2024 (UTC)[responder]

Pontuação dos artigos do Wiki Loves Mato Grosso[editar código-fonte]

Olá! Gostaria de saber se os 3 mil bytes por ponto se referem a edição de apenas um artigo ou ao cúmulo de edições de vários artigos. Por exemplo, se eu editar 2 799 bytes em um artigo, e 201 bytes em outro, isso conta como 1 ponto por ser 3 mil bytes juntos? Não sei se fui claro, porém espero que entenda. Davi Moura (discussão) 00h28min de 13 de abril de 2024 (UTC)[responder]

Olá, @Davi Moura! O cômputo dos pontos considera o acúmulo de edições, ou seja, não precisa necessariamente inserir os 3 mil bytes juntos para ser considerado. E o número mínimo de bytes para pontuação é 200. Boas edições! EAzzellini (WMB) (discussão) 16h49min de 15 de abril de 2024 (UTC)[responder]
Perdão pela intromissão, mas também tenho uma dúvida: inserir fontes nos artigos também contabiliza para estes bytes ou apenas escrever parágrafos conta? Tipo, eu insiro fontes no artigo (como estou fazendo no Pantanal), mas não escrevo quase nada no artigo, os bytes que eu adicionei de fontes serão considerados? Grato, Editor Master Plus (discussão) 01h18min de 24 de abril de 2024 (UTC)[responder]
Olá, @Editor Master Plus! Inserir apenas fontes confiáveis que ajudem a sustentar o conteúdo do verbete também vale pontos para o concurso. Aproveito para comentar que a primeira liberação do ranking parcial do concurso com a pontuação dos participantes será nesta sexta-feira. Abraços, EAzzellini (WMB) (discussão) 17h04min de 24 de abril de 2024 (UTC)[responder]
Entendido! Obrigado pela ajuda! Editor Master Plus (discussão) 21h09min de 24 de abril de 2024 (UTC)[responder]