Usuário Discussão:Waldyrious/Cartografia

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Cartografia dos wikipedistas

Olha, há um mapa de satélite de Portugal na Commons. Só não sei se vai funcionar... Leslie Msg 22:11, 19 Janeiro 2006 (UTC)

Waldir, depende da resolução do teu mapa e das coordenadas do canto esquerdo superior e direito inferior. Quantos pixels tem a imagem na horizontal e vertical? Quais são as coordenadas do canto esquerdo superior e direito inferior? Podes me enviar o mapa com esses dados por mail para eu tentar deduzir as fórmulas? --Mschlindwein msg 23:30, 19 Janeiro 2006 (UTC)

OK, se der tempo dou uma olhada no fim de semana. --Mschlindwein msg 00:46, 21 Janeiro 2006 (UTC)

Infelizmente ainda não temos uma imagem do território nacional do Brasil por satélite. Não tem na NASA, de onde tiraste os outros. Gostei da idéia. Força! Indech::alô? 01:44, 21 Janeiro 2006 (UTC)

Mas esta imagem tem licença? Indech::alô? 01:53, 21 Janeiro 2006 (UTC)

Não foi você que carregou-a? Indech::alô? 02:01, 21 Janeiro 2006 (UTC)

Tente o INPE: http://satelite.cptec.inpe.br/ .-- Lucpilla 06:03, 21 Janeiro 2006 (UTC)

Fórmulas para calcular

A ideia é gira. Mas será que alguém consegue desortinar alguma fórmula para colocarmos os nossos «alfinetes»? Eu tive de colocar o meu por tentativas...

Outra coisa, os valores introduzidos referem-se a o quê exactamente? O centro do rectângulo vermelho? A base? O topo?

Ten Islands 23:50, 16 Março 2007 (UTC)

Quadrado \ Rectângulo

No meu «browser», em casa, as marcas aparecem como rectângulos, com o maior comprimento na vertical. Aqui no «browser» da Faculdade, as marcas aparecem como quadrados. Foi graças a isso que pude ver que eu tinha a minha marca deslocada para Norte, e que o ponto de inserção desses rectângulos estava na parte superior, e não no centro.

O quê que se passa? Tenho alguma coisa mal configurada no meu computador? Será erro do meu computador ou de facto o outro quadradozinho no mapa de C. Verde está no meio do mar?

Ten Islands 15:09, 19 Março 2007 (UTC)

Mapa (1)

Mudando de assunto, o projecto para o(s) mapa(s) de Wikipedistas lusófonos, desististe? comentário não assinado de TenIslands (discussão • contrib) (data/hora não informada)

Não te esqueças que eu sou novo nisso. Se eu fizer mais erros de «netiqueta» fica à vontafe para ensinar-me. :-) Ten Islands 01:59, 19 Março 2007 (UTC)

Excelente! Os meus parabéns. Mas não achas que o ponto correspondente a Lisboa está em cima do Monte da Caparica? Haha PatríciaR discussão 17:47, 19 Março 2007 (UTC)

pois é Patricia, as coordenadas estou com um pequeno erro, eu tive que alterar a minhas coordenados porque o meu ponto ficava no mar :D--Rei-artur 19:22, 19 Março 2007 (UTC)


Boa tarde. Tomei a liberdade de alterar em Predefinição:PontoMapaPT o número do campo que indica os colaboradores por cidade, pois estava o "7" e creio que era o "5". Se tiver algo a opor agradeço que me informe. Cumprimentos, António 18:31, 19 Março 2007 (UTC)

Cartografia - Brasil

Waldir, a predefinição {{PontoMapaBR}} não está colocando os pontos no lugar certo. Porto Alegre fica a 30° 01' S e 51° 13' W (Ver aqui), e quando entro {{PontoMapaBR|-30|-02|51|13|Porto Alegre, RS: Mschlindwein}} o ponto colocado fica bem longe da localização correta. O mesmo vale para Florianópolis, por exemplo, que fica a 27° 35' S 48° 32' W, e que colocaram em 27° 30' S 48° 30' W para que o ponto aparecesse no local correto. Podes dar uma olhada na fórmula de conversão na predefinição, por favor? Grato, Mschlindwein msg 01:26, 22 Março 2007 (UTC)

Waldir, entendo o problema. Se puderes melhorar a predef ótimo, senão paciência. Posso te ajudar em algo? De qual informação precisas exatamente? --Mschlindwein msg 01:34, 22 Março 2007 (UTC)
OK, vou ver o que posso fazer. Mas não agora, pois agora vou dormir... Abraço, Mschlindwein msg 01:46, 22 Março 2007 (UTC)

Mapa do Brasil

Waldir, após comparar o mapa com o Google Earth cheguei nas seguintes coordenadas aproximadas:

O mapa é cortado a

  • leste: 34° 21' W
  • Sul : 34° 24' S
  • Oeste : 74° 17' W
  • Norte: 05° 30' N

Assim, o ponto de cima, à esquerda, ficaria a 05° 30' N 74° 17' W. Tenta ajeitar a predefinição do {{PontoMapaBR}} para esses valores e compara a posição que obténs com a posição de uma cidade conhecida (busca a posição exata da cidade no Google Earth, por exemplo, ou no próprio artigo da WP). Com isso, podes ir afinando essas coordenadas iniciais até que o ponto da cidade conhecida apareça na posição correta no mapa. Abraço, bons cálculos. Mschlindwein msg 00:20, 26 Março 2007 (UTC)

Como pediste para eu te avisar, então aviso ;o): os pontos ainda não estão corretos. Manaus, por exemplo, fica bem na confluência do Rio Negro (aquele rio escuro que chega no Amazonas pelo norte) e do Rio Amazonas (ver aqui), e no mapa Manaus aparece bem ao sul deste ponto. Nota também que Fortaleza fica no litoral, e no mapa aparece longe do litoral. Porto Alegre, assim como as outras cidades, também aparece muito ao sul. Eu diria que aos pontos estão exageradamente ao sul e um pouco a leste de onde deveriam estar. Abraço, Mschlindwein msg 11:53, 26 Março 2007 (UTC)
Waldir tive uma ideia Haha, preciso de um pequeno favor teu, preenche isto, que eu amanha dou mais informações, para já é apenas um teste. Um abraço--Rei-artur 00:00, 28 Março 2007 (UTC)

PontoMapaBR

Boa!! Realmente, a imagem está grande demais. Experimenta dividir por 2 ou por 3 e vê no que dá. Confio no teu bom senso. Abraço, Mschlindwein msg 19:31, 17 Abril 2007 (UTC)

Mapa (2)

Ei amigo! O que houve com o mapa em Wikipedia:Cartografia dos Wikipedistas/Brasil? Estava tão bacana na tua primeira edição e agora está estourando! -- Lucpilla 08:43, 21 Abril 2007 (UTC)

Não! Falava do fato do mapa ter ficado enorme, estourando o limite direiro (leste), que mostra as cidades do litoral nordestino. Mas o problema ao norte também é real. -- Lucpilla 07:19, 22 Abril 2007 (UTC)
Não sei te dizer. Onde a gente pode verificar isso? O que posso te dizer é que uso o Explorer, nas configurações padrão. -- Lucpilla 10:14, 23 Abril 2007 (UTC)
1024x768... -- Lucpilla 18:06, 23 Abril 2007 (UTC)
Tenho pena que, por 2 cm, escondeu-se o extremo leste do Brasil, onde, por sinal, há várias "cidades wikipedistas". Mas se dá muito trabalho, deixa prá lá. O teu trabalho já foi muito bom! -- Lucpilla 08:17, 24 Abril 2007 (UTC)
Maravilha! :)))) -- Lucpilla 08:55, 24 Abril 2007 (UTC)

E agora... Vamos pensar juntos... Será que não seria possível engendrar algo como {Ver artigo principal} em Wikipedia:Cartografia dos wikipedistas e que os pontos que aparecem naquele mapa fossem gerados automaticamente a partir de Wikipedia:Cartografia dos Wikipedistas/Brasil? Não faz sentido que ambos os artigos tenham que ser editados por toda a gente, nem que alguém precise ficar a verificar se eles estão idênticos... -- Lucpilla 09:08, 24 Abril 2007 (UTC)

"(...) preciso que me garantas que todas as entradas referentes ao Brasil em Cartografia dos Wikipedistas já estão em Cartografia dos Wikipedistas/Brasil." Foi o que tentei fazer. Mas já não garanto daqui há algumas horas... :))) -- Lucpilla 11:47, 24 Abril 2007 (UTC)

Mapa (3)

Waldir, continuando a discussão mais acima: algumas cidades estão muito ao norte em relação à posição correta: Natal, Fortaleza (as duas no mar!), São Paulo, Rio de Janeiro (muito longe do mar!), Porto Alegre, etc. Já Manaus parece-me na latitude correta, mas um pouco demais a leste, enquanto Belém está demais a oeste. Boa Vista (em Roraima) está quase no lugar certo. Verifiquei as coordenadas das cidades tais que colocadas na definição dos pontos, estão corretas. Assim, o problema ou vem dos teus cálculos, ou da estimativa das coordenadas iniciais que te enviei, ou de ambos... O que não entendo é que se as coordenadas aproximadas que te dei para os cálculos estão incorretas demais, então teríamos que ter o mesmo offset em todas as cidades, e não ter as cidades às vezes muito ao norte, outras à leste e outras a oeste... O mesmo se aplica aos teus cálculos: se estão errados, têm de estar errados sempre no mesmo sentido. Não entendo. Mschlindwein msg 22:58, 22 Abril 2007 (UTC)

Outra coisa: se tens certeza que teus cálculos estão corretos, então podes tentar achar as coordenadas de referência do mapa (as que te enviei) a partir de uma dada cidade, como Rio de Janeiro, São Paulo, etc. Podes ajustar o ponto vermelho na posição correta no mapa (com coordenadas erradas, obviamente), para que a cidade apareça lá onde ela deveria estar, e, a partir da diferença entre as coordenadas do ponto posicionado corretamente (com coordenadas erradas) e o ponto mal posicionado (com as coordenadas corretas) tentar encontrar as coordenadas de referência corretas. Ou não? --Mschlindwein msg 23:04, 22 Abril 2007 (UTC)

Mapa (4)

Waldir, a posição das cidades está bem melhor hoje. O Rodrigocd trocou a imagem por uma mais "leve", não sei como isso pode ter alterado a posição dos pontos se as dimensões do mapa não mudaram. Mschlindwein msg 21:29, 23 Abril 2007 (UTC)

Escreveste: é preciso fazer aquele ajustes manuais...
De que ajustes manuais estás falando? Não entendi. As coordenadas das cidades têm de ser as corretas; assim, os cálculos em {{PontoMapaBR}} precisam se ajustar a elas. Imagino que as aproximações das coordenadas de referência que te enviei não mudaram, ou estou enganado? De que ajustes manuais estás falando? É verdade que as cidades do Norte estão mais ou menos corretas, mas as do centro e do sul estão de novo muito ao Norte (olha onde está o ponto do Rio de Janeiro, que deveria estar mais ao sul, na costa do Atlântico). Mschlindwein msg 09:01, 24 Abril 2007 (UTC)

Re:Imagem

Olá, Waldir. Deu um trabalho desgraçado pra "encaixar" as divisões dos estados, porque os mapas estavam em escalas diferentes. E eu aproveitei para "ajustar" o mapa às coordenadas... se Maomé não vai à montanha, a montanha vai a Maomé... se as coordenadas não vão ao mapa, o mapa vai às coordenadas! Abraço. RodrigoCDmsg 13:19, 24 Abril 2007 (UTC)

Só agora percebi que o mapa voltou à posição original, novamente deixando as cidades fora do lugar. Foi sua a modificação? (Acho que foi o "1024x798-friendly".) RodrigoCDmsg 13:27, 24 Abril 2007 (UTC)
Vê se ficou bom. Vê também se eu coloquei as tags corretas lá no Commons, para que eles não deletem a imagem. RodrigoCDmsg 20:06, 24 Abril 2007 (UTC)

Mapa (5)

Obrigado . Abraço! Mateus Hidalgo diga! 00:15, 28 Abril 2007 (UTC)

Wikipedistas por país

Estás a fazer um bom trabalho em 1 2 3. Algumas sugestões para melhoria:

  1. Na página Wikipedia:Cartografia dos Wikipedistas pôr (depois de «ver também») os países por ordem alfabética. É mais correcto, e não dá a impressão que estás a dar mais importância a determinado país.
  2. Nas páginas sobre cada um dos países mudar o texto «Ao incluir seu nome, respeite a ordem alfabética.» para «Ao incluir-se, respeite a ordem alfabética dos nomes.». Logo à primeira, ficamos na dúvida se se trata da ordem alfabética da localidade ou do nome.
  3. Assim que estiver pronto, Açores e Madeira vão estar incluídos na página de Portugal, não é? Não se tratam de países diferentes!

Ten Islands 10:23, 28 Abril 2007 (UTC)