Viaduto dos Oitis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Viaduto dos Oitis
Nome oficial Viaduto dos Oitis
Data de abertura 1958
Comprimento total 45 metros
Maior pilar 25 m
Geografia
Via 1 via estrada de ferro
(Ramal de Campina Grande)
Cruza Rio dos Oitis
Localização Salgadinho, Paraíba

O Viaduto dos Oitis, também conhecido como Ponte dos Oitis é um viaduto ferroviário localizado no município paraibano de Salgadinho, na Região Metropolitana de Patos, entre as antigas estações ferroviárias de Abismo e Areia de Baraúnas. Possui 45 metros de extensão por 25 de altura[1].

História[editar | editar código-fonte]

O fruto da Oitizeira o Oiti, comum no estado da Paraíba dá nome ao rio que corta sua base, e por ventura à ponte.

A ponte foi construída entre os anos de 1956 e 1957 pela construtora Camilo Collier Ltda, concreto, ferro e pedras foram a base de construção dessa ponte e ela tem como característica principal as duas grandes colunas no centro que sustentam toda a estrutura.

Hoje, os trilhos do Ramal de Campina Grande cruzam o viaduto, levando trens de carga tanto os que vão para o Ceará, quanto os que seguem no sentido oposto, para Campina Grande, Natal ou Recife[2].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Prefeitura de Salgadinho. Atrativos. Disponível em <http://www.salgadinho.pb.gov.br/cidade/atrativos> Acesso em Abril de 2012.
  2. Estações Ferroviárias. Viaduto da Serra da Viração, Município de Salgadinho, PB. Ramal de Campina Grande (Itabaiana-Patos), RFN. Disponível em <http://www.estacoesferroviarias.com.br/paraiba/viaduto-viracao.htm> Acesso em Abril de 2012.