Vila Carrão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Não confundir com Carrão.
Vila Carrão
Bairro de São Paulo
Fundação 23 de setembro
Imigração predominante  Itália Portugal Portugal  Japão Líbano
Distrito Carrão
Subprefeitura Subprefeitura de Aricanduva/Formosa/Carrão
Região Administrativa Leste
Mapa

Vila Carrão é um bairro que pertencente ao distrito do Carrão situado na zona leste do município de São Paulo.[1]

Bem como a maior parte dos bairros da zona leste, Vila Carrão é um bairro em desenvolvimento e possui predominância de ruas planas e estreitas, com pouco planejamento urbano, porém, conta com uma boa rede de comércios e em alguns pontos isolados com moradias de alto padrão.

O bairro originou-se de um antigo sítio à beira de uma trilha por onde iam e vinham os gentios da aldeia de Piratininga à de Biacica ou Imbiacica (hoje os distritos de Itaim Paulista e Jardim Helena, respectivamente). Esta trilha foi engrossada pelos bandeirantes, em busca de ouro e índios para escravizar.

Essas terras, de acordo com alguns historiadores, faziam parte da indefinida "Sesmaria de João Ramalho", que ao longo dos anos passou pelas mãos de muitos proprietários e recebeu nomes como "Tucuri, "Bom Retiro" e "Chácara Carrão". Aos poucos, do vasto sítio "Tucuri", "Bom Retiro" ou "Chácara Carrão" surgiram os bairros de Vila Carrão, Vila Nova Manchester, Vila Santa Isabel e Jardim Têxtil, e o cenário rural foi dando lugar ao urbano.

Atualidade[editar | editar código-fonte]

Além de forte e diversificado comércio, o bairro de Vila Carrão entrou para o rol de empreendimentos imobiliários cinco estrelas na Zona Leste.[2]

O bairro abriga uma grande comunidade nipo-brasileira, existindo também a Associação Okinawa que congrega estes imigrantes e seus descendentes.[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. http://www.guialeste.com.br/hist_carrao.shtm
  2. «Cópia arquivada». Consultado em 20 de fevereiro de 2010. Arquivado do original em 6 de abril de 2008 
  3. «História». Portal Vila Carrão. Consultado em 24 de agosto de 2020. Cópia arquivada em 24 de agosto de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia do estado de São Paulo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.