Villa Badoer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Pix.gif Cidade de Vicenza e Villas de Palladio no Véneto *
Welterbe.svg
Património Mundial da UNESCO

Villa Badoer-Scalinata.jpg
Villa Badoer, em Fratta Polesine
País Itália
Critérios C(i) C(ii)
Referência [1]
Coordenadas Fratta Polesine
Histórico de inscrição
Inscrição 1996  (20ª sessão)
* Nome como inscrito na lista do Património Mundial.

A Villa Badoer é um palácio italiano, ou Villa, construído em 1557 na localidade de Fratta Polesine, Veneto, no vale do Rio Pó, por Andrea Palladio para Francesco Badoer de Veneza. Baldoer era um homem sem relevância pública, mas descendente de uma ilustre família da Sereníssima, e unido por casamento à família Loredan, ao contrair matrimónio com Lucetta, filha de Francesco Loredan. A villa foi renovada no final do século XX.

A Villa Badoer foi construida sob os fundamentos de um velho castelo medieval, poupando dinheiro, e dando um suave destaque ao cenário. Uma larga, alta e impositiva escadaria de entrada, leva majestaticamente à porta principal do palácio impondo respeito ao visitante. Esta foi a primeira vez que Palladio usou o seu frontão de templo completamente desenvolvido na fachada de uma villa.

Fachada da Villa Badoer.

O palácio é enquadrado por duas alas semi-circulares com arcadas, ou loggias curvas, as quais albergavam, originalmente, actividades agrícolas, pois eata era um verdadeira villa de trabalho, como a Villa Emo e várias outras desenhadas por Palladio. Ao contrário do que acontece noutras villas de Palladio, as alas aqui não chegam a tocar o edifício principal, estando colocadas suavemente em frente deste. É de notar que as loggias curvas têm o efeito de um abraço ao visitante que chega ao palácio. Vasari achou que elas eram lindas, e até fantásticas. De acordo com Palladio, o interior é ricamente decorado com "originais e brilhantes" afrescos, feitos por Giallo Fiorentino. Críticos de arquitectura como Witold Rybczynski pensam que o interior é partcularmente pequeno e inexpressivo, em comparação com o que ele considera um grandioso e impressionante exterior.

Como na maior parte dos palácios desenhados por Palladio, o sótão é um celeiro, o piso térreo é onde todas as divisões habitáveis (para dormir, comer, etc.) estão localizadas, e o destacado porão usado para armazém e para salas de serviço, tais como a cozinha.

A planta da Villa Badoer apresentada no Quattro libri, de Palladio, é algo diferente do edifício que foi, realmente, construido. Por exemplo, não existe pórtico nas traseiras e o telhado é diferente.

A Villa Badoer está classificada pela Unesco, desde 1996, como Património da Humanidade, inserida no conjunto Cidade de Vicenza e Villas de Palladio no Véneto.

Referências[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Villa Badoer
  • Boucher, Bruce. Andrea Palladio: The Architect in his Time. New York: Abbeville Press, 1998.
  • Rybczynski, Witold. The Perfect House: A Journey With the Renaissance Master Andrea Palladio. New York: Scribner, 2002.
  • Andrea Palladio: Quattro Libri dell’architettura. Veneza, 1570. Livro 2, p. 117. Explicação, planta e vistas.
  • Heinrich Klotz: Von der Urhütte zum Wolkenkratzer. Prestel, Munique, 1991. pp 171–177. ISBN 3-7913-1165-4
  • Ulrich Fürst: Architektur der Renaissance und des Barock. Materiais pedagógicos na Internet: [2]


Palácios e Villas de Andrea Palladio Andrea Palladio
Palácios: Basilica PalladianaCasa CogolloPalazzo AntoniniPalazzo Barbaran da PortoPalazzo del CapitaniatoPalazzo ChiericatiPalazzo CivenaPalazzo Dalla TorrePalazzo PojanaPalazzo Porto (Contrà Porti)Palazzo Porto (Piazza Castello)Palazzo PretorioPalazzo SchioPalazzo ThienePalazzo Thiene Bonin LongarePalazzo Valmarana
Villas: Villa AngaranoVilla ArnaldiVilla BadoerVilla BarbaroVilla CaldognoVilla CapraVilla ChiericatiVilla ContariniVilla CornaroVilla EmoVilla Forni CeratoVilla FoscariVilla Gazzotti GrimaniVilla GodiVilla PioveneVilla Pisani (Bagnolo di Lonigo)Villa Pisani (Montagnana)Villa PojanaVilla Porto (Molina di Malo)Villa Porto (Vivaro di Dueville)Villa RepetaVilla SaracenoVilla SeregoVilla Thiene (Quinto Vicentino)Villa Thiene (Cicogna)Villa Trissino (Cricoli)Villa Trissino (Meledo di Sarego)Villa Valmarana (Lisiera)Villa Valmarana (Vigardolo)Villa Zeno