Volsínios

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Orvieto, candidata à localização da Velzna etrusca.
42° 43′ N 12° 06′ E

Volsínios (em latim: Volsinii) ou Vulsínios (Vulsinii; em etrusco: Velzna ou Velusna; em grego antigo: Οὐολσίνιοι, transl. Uolsínii[1] ou Οὐολσίνιον, Uolsínion[2] ), é o nome de duas cidades antigas da Etrúria, uma situada às margens do Lacus Volsiniensis (atual Lago de Bolsena), e a outra na Via Clódia, entre Clúsio (Clusium, atual Chiusi) e Fórum Cássios (Forum Cassii, atual Vetralla).[3] Uma era etrusca, e foi destruída pelos romanos em 264 a.C., depois de uma tentativa de revolta organizada por seus escravos; a segunda foi fundada pelos romanos com a população etrusca que havia sido resgatada das ruínas de sua antecessora.[4]

A atual Bolsena, na Itália, é descendente direta da cidade romana. A localização exata da cidade etrusca ainda é discutida; Orvieto é uma forte candidata. Bolsena localiza-se a cerca de 14 quilômetros de Orvieto, e localiza-se no Lácio, enquanto Orvieto situa-se na região da Úmbria.

Referências

  1. Estrabão (Geografia, 5.2.9) registra sob esse nome uma cidade no interior da Tirrênia, e afirma que havia um lago nas suas proximidades (peri).
  2. Ptolemeu (Geografia, iii.1.50) menciona esta forma do nome referindo-se a uma cidade habitada pelos tuscos.
  3. Itinerário Antonino; Tabula Peutingeriana.
  4. Ihne, Wilhelm. The history of Rome (em inglês). Londres: Longmans, Green, and Co.. 479–481 pp.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Busca Wikisource Wikisource tem o texto da
Encyclopædia Britannica (11ª edição)
artigo Volsinii.
Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.