Wail al-Shehri

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Wail al-Shehri
Nascimento 31 de julho de 1973
assir
Morte 11 de setembro de 2001
One World Trade Center
Cidadania Arábia Saudita
Irmão(ã)(s) Waleed al-Shehri
Ocupação terrorista
Religião Islamismo

Wail Mohammed al-Shehri (em árabe: وائل الشهري; 'Asir, 31 de julho de 1973 – Nova Iorque, 11 de setembro de 2001) foi um dos cinco sequestradores do Voo 11 da American Airlines, que foi sequestrado e colidido contra a Torre Norte do World Trade Center como parte dos ataques de 11 de setembro.[1]

Shehri era um professor de uma escola primária de Khamis Mushait, na Arábia Saudita. No início de 2000, viajou a Medina para buscar tratamento devido a problemas mentais. Ele e seu irmão mais novo, Waleed, viajaram para o Afeganistão em março de 2000 e se juntaram a um campo de treinamento da Al-Qaeda. Os irmãos foram escolhidos, juntamente com outros da mesma região da Arábia Saudita, para participarem dos ataques de 11 de setembro. Uma vez selecionados, Shehri retornou à Arábia Saudita em outubro de 2000 para obter um passaporte limpo, e depois retornou ao Afeganistão. Em março de 2001, gravou em vídeo seus últimos desejos e um testamento.

Shehri chegou aos Estados Unidos no início de junho de 2001, permanecendo em motéis na área de Boynton Beach, no sul da Flórida. Em 5 de setembro de 2001, Shehri viajou para Boston e registrou-se em um motel com seu irmão. Seis dias depois, Shehri chegou no início da manhã no Aeroporto Internacional Logan de Boston e embarcou no Voo 11 da American Airlines. Quinze minutos após o decolagem, Shehri, junto com seu irmão Waleed e outras três pessoas, sequestraram e deliberadamente derrubaram o avião contra a Torre Norte do World Trade Center às 8:46 da manhã.

Após os ataques, alguns boletins de notícias relataram erroneamente Shehri como um piloto treinado e filho de um diplomata saudita, que ainda estava vivo e bem. A família Shehri em Khamis Mushait falou com a mídia, negando as primeiras notícias, dizendo que os irmãos Shehri desapareceram e que não foram ouvidos desde então.[2]

Referências

  1. «11 September 2001 Hijackers» (PDF). Central Intelligence Agence. 2002. Consultado em 1 de julho de 2017 
  2. «Wail Al-Shehri Still Alive». 911 Myths. Consultado em 1 de julho de 2017 
  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Wail al-Shehri».
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.