Walkover

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

O W.O. ou Walkover (em inglês) é a atribuição de uma vitória a uma equipe ou competidor quando a equipe adversária está impossibilitada de competir. Isto pode acontecer devido a não existência de um número mínimo de esportistas necessários para uma partida, desqualificação, não-apresentação de uma equipe na data e hora estabelecidos, entre outros. O termo é aplicável no futebol e em outros esportes, mas pode também ser utilizado em eleições.

No futebol, por exemplo, um W.O. pode ocorrer pela não-apresentação de uma equipe com no máximo 11 jogadores e no mínimo 7, dos quais um tem que ser o goleiro. Se no decorrer da partida a equipe jogar com menos do que o mínimo (7 jogadores), quer seja por jogadores lesionados que não possam ser substituídos ou por expulsões, a equipe também perde por W.O.

Nas competições de enxadrismo o W.O. ocorre quando um dos enxadristas não comparece para disputar a sua partida naquela rodada do certame.

Em corridas de cavalos, quando acontecia de ter apenas um competidor, de acordo com as regras, o cavalo e seu jockey eram obrigados a largar até cruzar a linha de chegada "caminhando" pela pista, ou seja, "walk over the grass".

Significados[editar | editar código-fonte]

  • Walkover = vitória fácil;
  • Without opponent = sem adversário;
  • Walk over = andar sobre.

Ver também[editar | editar código-fonte]