Weta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde fevereiro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Como ler uma caixa taxonómicaWeta
Male tree weta-orig.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Orthopetra

Weta é um inseto natural da Nova Zelândia, aparentando ser um "grilo gigante". São classificados no gênero Deinacrida, que é uma palavra grega para gafanhoto.

São insetos pesados, com um corpo de até 10 centímetros de comprimento, contando com suas pernas e antenas, e pesando cerca de 20 a 30 g. O nome vem da palavra da língua Maori 'wētā'.

São conhecidas aproximadamente 70 espécies endêmicas de inseto conhecidas com Weta na Nova Zelândia. Algumas destas espécies são incluídas entre os maiores e mais pesados insetos do mundo.

A fêmea possui um aguilhão, mas é realmente um ovipositor que permite a ela colocar os ovos dentro de madeira em apodrecimento.

A maior espécie de weta é o Little Barrier Island, também conhecido como wetapunga. Os wetas gigantes tendem a ser menos sociais e menos agressivos do que os outros.

Hábitos e habitats[editar | editar código-fonte]

Dada sua capacidade em suportar variações na temperatura, os weta podem ser encontrados em uma grande variedade de ambientes, tanto montanhas, florestas, pastagens, grutas, arbustivas, terrenos urbanos e jardins.

Possuem hábitos noturnos. Durante o dia se escondem em buracos no terreno. Durante a noite os weta saem de seus esconderijos para caçar suas presas e comer frutas.

Valor para a paleontologia de invertebrados[editar | editar código-fonte]

Considera-se que os weta podem ter sobrevivido praticamente inalterados morfologicamente desde o período Mesozóico, embora não existam evidências fósseis na atualidade.

Papel ecológico[editar | editar código-fonte]

Considera-se que os weta tenham um significativo papel na dispersão de sementes. Entretanto, não são conhecidos por consumirem frutos carnosos e dispersarem as sementes após a sua passagem pelo seu aparelho digestivo. Os weta são entretanto eficientes na dispersão de sementes, fornecendo um exemplo de convergência ecológica entre organismos não relacionados.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.

Um weta gigante em cativeiro com seus ovos alcançou peso recorde de 70 g, tornando-se um dos mais pesados insetos registrados, sendo mais pesado que um pardal. O Weta pode se congelar no inverno e se descongelar na primavera.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

  • aleha