Wikipédia:Regras simplificadas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A Wikipédia é livre, criada por voluntários da enciclopédia e composta por artigos escritos em um estilo particular. A Wikipédia é um processo contínuo, sem fim. Se você escrever algo bom, poderá ser lido por séculos e em todo o mundo. Suas edições também podem ser melhoradas ou revisadas por outros editores. Parte da diversão e do desafio de editar na Wikipédia é observar o que acontece com suas contribuições ao longo do tempo.

A comunidade da Wikipédia continua a evoluir bem. Ao longo do tempo, as políticas e os costumes têm desenvolvido o que refletem a experiência de milhares de editores que estão constantemente aprendendo como criar artigos imparciais, originais, informativos e como trabalhar com os outros e resolver conflitos quando eles surgem. Embora existam regras ou normas que cobrem quase todas as situações, algumas são realmente importantes. Se você aprender sobre nossas políticas e práticas, você provavelmente vai ser tratado com carinho e respeito. Um ótimo lugar para começar a aprender é com a abordagem da Wikipédia a fontes. A Wikipédia não tem seus pontos de vista, ou determina o que é "correto". Em vez disso, os editores tentar resumir o que boas fontes disseram sobre ideias e informações. Pontos de vista diferentes são apresentadas de forma objetiva e sem viés como são relatados em fontes fiáveis—fontes que têm uma reputação para serem corretas. Boas fontes são a base da enciclopédia, e qualquer pessoa deve ser capaz de verificar se as contribuições podem ser apoiadas por uma. Isto é geralmente feito citando onde você encontrou as informações. Com fontes fiáveis no centro do que fazemos, ideias originais, interpretações e pesquisas dos editores não são adequadas nessa enciclopédia.

Não se preocupe muito se você não entender tudo no início. E não hesite em fazer perguntas. Conforme o tempo passa, você vai aprender a ser um grande contribuinte para a Wikipédia!

Princípios fundamentais[editar | editar código-fonte]

Embora teoricamente, qualquer coisa pode ser mudada, a comunidade até agora foi construída em certos princípios. Eles tem sido bem pensados e provavelmente esses princípios não mudarão no futuro. Eles foram trabalhados por nós até agora, para dar-lhes um tratamento justo antes de tentar uma reforma radical ou de deixar o projeto.

  1. Cinco pilares: Os fundamentos da comunidade Wikipédia são resumidos em cinco ideias simples: a Wikipédia é uma enciclopédia online; A Wikipédia rege-se pela imparcialidade; A Wikipédia é uma enciclopédia de conteúdo livre; A Wikipédia possui normas de conduta; e a Wikipédia não possui regras fixas.
  2. Princípios fundadores: A Wikimedia Foundation, a organização global que supervisiona a Wikipédia e outros projetos como ele, é baseado em importantes ideias comuns, como: O ponto de vista neutro como principal princípio editorial; A habilidade para qualquer pessoa editar a maioria dos artigos sem precisar se registrar; O "processo wiki" e o mecanismo de tomada de decisão como o sistema de administração de conteúdo; A criação de um ambiente editorial amigável e respeitável; Licenças livres para o conteúdo; e o Conselho Diretivo tem autoridade definitiva sobre todos os temas relacionados à Fundação Wikimedia.
  3. Direitos de autor: A Wikipédia é coberta pelas seguintes licenças livres: Creative Commons Attribution ShareAlike 3.0 e GNU Free Documentation License. Conteúdos da Wikipédia podem ser utilizados e reutilizados livremente, desde que a atribuição seja dada; podendo até ser modificado e usado para fins lucrativos, desde todos os futuros usuários podem fazer o mesmo. Todas as edições devem ser compatíveis com as licenças da Wikipédia e não podem violar direitos autorais de terceiros, exceto sob condições muito particulares.
  4. Ignore todas as regras: Regras da Wikipédia não estão fixados em pedra. O espírito da regra supera a letra da regra. O propósito comum de construir uma enciclopédia supera ambos. Isto significa que qualquer regra pode ser quebrada por uma razão muito boa, se o ajuda a melhorar a enciclopédia. Isso não significa que tudo pode ser feito apenas reivindicando "Ignore todas as regras" ou que a discussão não é necessária para explicar uma decisão.

Escrever artigos de alta qualidade[editar | editar código-fonte]

  1. Ponto de vista neutro: Escreva a partir de um ponto de vista neutro. Faça uma representação justa do mundo com fontes fiáveis para ​​descrevê-lo. Todos os artigos devem ser equilibrados para transmitir uma impressão de vários pontos de vista sobre um assunto. Algumas opiniões podem receber mais atenção do que outros, dependendo da atenção que recebem em fontes fiáveis. A Wikipédia não tem "opinião" própria; simplesmente precisa de fontes fiáveis para sintetizar.
  2. Verificabilidade: Os artigos devem conter apenas material que tenha sido publicado por fontes fiáveis. Estas são fontes com uma reputação de verificação dos fatos e precisão, como jornais, revistas acadêmicas e livros. Mesmo se algo é verdadeiro nossos padrões requerem que seja publicado em uma fonte confiável antes que ele possa ser incluído. Editores deverão citar fontes fiáveis ​​para qualquer material que seja controverso ou contestado, caso contrário pode ser removido por qualquer editor. A obrigação de fornecer uma fonte fiável está em quem quer incluir o material.
  3. Nada de pesquisa inédita: Os artigos não podem conter argumentos inéditos, conceitos, dados ou teorias, nem qualquer nova análise ou síntese deles para afirmar uma posição. Em outras palavras, você não pode provar uma questão que não tenha sido feita diretamente em algum outro lugar por meio de uma fonte fiável. É possível resumir, mas tem que ser baseada em fontes.
  4. Seja audaz na atualização de páginas! Vá em frente, é uma wiki! Nenhum erro pode estragar a Wikipédia, porque qualquer edição pode ser desfeita. Encoraje os outros, incluindo aqueles que discordam de você, para também ser audaz! Se você se encontra em desacordo com a audácia de alguém ou eles com a sua, discuta isso na página de discussão.

Convivência com outros editores[editar | editar código-fonte]

  1. Seja civilizado com outros usuários em todos os momentos. Se você tem uma crítica, comente sobre o conteúdo e edições específicas. Não faça comentários negativos sobre outros editores.
  2. Presuma a boa fé: Tente considerar a pessoa do outro lado da discussão como um ser pensante, racional, que está tentando contribuir positivamente para a Wikipédia. Mesmo se você estiver convencido de que eles são uma [inserir insulto à sua escolha], eles podem estar agindo de boa fé. Noventa por cento do tempo você verá que eles na verdade estão agindo de boa-fé (e os outros dez por cento do tempo estão tendo atitudes negativas que não ajudarão de qualquer maneira). Seja agradável. Seja liberal no que você aceita e seja conservador no que você faz. Tente acomodar peculiaridades de outras pessoas da melhor forma possível, ao mesmo tempo tentando ser o mais educado e direto quanto possível.
  3. Discuta mudanças polêmicas na página de discussão: O respeito mútuo é o princípio básico de comportamento da Wikipédia. Embora todos saibam que suas contribuições podem ser editadas por outros, é mais fácil aceitar as mudanças quando você entender os motivos para elas. Discutir as alterações na página de discussão do artigo antes de fazê-las pode ajudar a alcançar o consenso ainda mais rapidamente, especialmente em assuntos polêmicos. Temos todo o tempo do mundo, por isso sempre faça um esforço para explicar as mudanças aos outros editores, e não hesite em pedir-lhes para fazerem o mesmo.
  4. Desfaça as edições dos outros com cuidado: Desfazer o trabalho de alguém é uma ferramenta poderosa, por isso a regra das três reversões, na qual um editor nunca deve desfazer o mesmo conteúdo mais de três vezes em 24 horas (ideal seria menos). Tente não reverter as alterações que não são vandalismos óbvios. Se você realmente não pode suportar algo, reverta uma vez, com um sumário de edição como "Eu discordo, vou explicar o porquê na discussão", e imediatamente levá-lo para acompanhar a discussão na página de discussão. Se alguém reverte suas edições, não adicione novamente sem tentar uma discussão.
  5. Tente entender por que o artigo criado foi eliminado: Muitos tópicos não preenchem os nossos critérios de inclusão. Alguns dos artigos são apagados com frequência em páginas para eliminar e eliminações rápidas. Outras contribuições não seguem o princípio da imparcialidade ou contém direitos autorais. Em geral, encontrando melhor as fontes mais fiáveis ​​e resumi-los de forma neutra é quase sempre a melhor resposta.
  6. Resolva disputas: Desentendimentos são comuns, mas eles não precisam ficar pior. Descubra o que os outros pensam sobre um problema e tente resolvê-lo. Se você ainda discordar, solicite a contribuição de outros editores informalmente, ou através de mediação ou um pedido de opinião.

Trabalhando eficientemente em conjunto[editar | editar código-fonte]

  1. Use claros sumários de edição: simples, explicações transparentes são muito apreciados. Outros editores precisam entender o seu pensamento e sumários de edição também ajudam a entender o que você fez depois de um afastamento ou uma série complexa de mudanças. Por favor, indique o que você mudou e por quê. Se a explicação é muito longa, use a página de discussão para adicionar detalhes. Uma vez que qualquer pessoa pode editar artigos, mesmo sem registro, há uma série de mudanças para assistir; bons sumários de edição simplificam as coisas para todos.
  2. Assine as suas mensagens: Assine em páginas de discussão (usando ~~~~, é colocado seu nome de usuário, o dia e a hora quando você clicar em "salvar página"), mas não assine no domínio principal (artigos).
  3. Preveja suas alterações: Pequenas edições salvas repetidamente enche o histórico de edições, o que torna difícil para alguns editores acompanhar as mudanças. Várias pequenas mudanças sem sumários de edição é ainda mais difícil de acompanhar as mudanças. Use o botão Mostrar previsão em vez de salvar muitas vezes.
  4. Participe da comunidade: Saiba o que está acontecendo na comunidade. O portal comunitário é um bom ponto de partida, onde você pode encontrar discussões da comunidade em curso, notícias da Wikipédia, além de discussões e anúncios onde possa dar a sua opinião. Você também pode entrar em um WikiProjeto, que são lugares onde editores se reúnem para trabalhar em áreas específicas da enciclopédia. Novas ideias são muitas vezes colocadas diante da Esplanada para apreciação da comunidade.
  5. Peça ajuda: A comunidade da Wikipédia tem uma riqueza de conhecimento e quase certamente você não será a primeira pessoa a ter dúvidas sobre como funciona a Wikipédia. Você pode participar do programa de tutoria. Os tutores estarão sempre dispostos a ajudar. Pode procurar sua dúvida no FAQ ou perguntar algo no café dos novatos.