Wikipédia:Relevância

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Gtk-dialog-info.svg Esta página encontra-se inativa e é mantida por motivos históricos. Se quiser discutir sobre o assunto abordado é aconselhável fazê-lo na esplanada.
Razão: Rejeitado em Wikipédia:Votações/Relevância

Na Wikipédia, relevância é a qualidade do tema de um artigo que determina se este tem pertinência e é adequado para inclusão no projeto. O tema de um artigo deve ser suficientemente notável, ou digno de notícia, para ser incluído na Wikipédia.


Um tema é considerado como relevante se recebeu cobertura significativa por fontes secundárias de confiança e independentes do assunto tratado.


O conceito de relevância é diferente do conceito de fama, importância ou popularidade, embora estes se possam efectivamente relacionar com relevância. Relevante define-se como tudo o que merece atenção e é pertinente para a Wikipédia, não o que é famoso ou importante. A relevância não é subjectiva, não depende da opinião individual e subjectiva dos editores da Wikipédia, e é permanente. Um certo número de assuntos não relevantes estão já definidos em O que a Wikipédia não é.

A relevância, tal como discutida aqui, apenas se aplica ao tema de um artigo, não ao seu conteúdo. A Wikipédia é uma enciclopédia: no que respeita a conteúdo de um artigo, aplicam-se as políticas de imparcialidade, verificabilidade, pesquisa inédita e outras políticas e recomendações da Wikipédia lusófona.

Critério geral de relevância[editar | editar código-fonte]

Se um tema recebeu cobertura significativa por fontes secundárias de confiança e independentes do assunto tratado, presume-se que seja relevante para poder ter um artigo na Wikipédia.

  • "cobertura significativa" significa que as fontes citadas cobrem o tema do artigo directamente e com detalhe, e que não é necessária pesquisa inédita para extrair a informação das fontes para o artigo. Cobertura significativa implica que a fonte cita o tema de forma mais do que trivial, mas não obriga a que se debruce sobre ele exclusivamente. Por exemplo, a simples menção de uma banda pop na biografia de um político não pode ser considerada cobertura substantiva, mas um artigo num jornal sobre um festival pop onde, entre outros, se dedicam vários parágrafos a uma banda pop pode ser aceite como contribuindo para a relevância dessa banda, e logo, para a sua aptidão enciclopédica. Do mesmo modo, a menção do nome de uma pessoa num directório ou numa lista não é suficiente para que esta seja considerada relevante para ter um artigo na Wikipédia.
  • "fontes secundárias de confiança" significa que as fontes utilizadas devem ser editorialmente íntegras e honestas de forma a permitir que sejam cumpridas as políticas de fontes fiáveis, verificabilidade e nada de pesquisa inédita. As fontes poderão incluir material publicado em todas os tipos de suporte (papel, tv, rádio, internet, etc.), e a existência de um grande número de fontes secundárias referindo o tema do artigo é um bom indicador de relevância.
  • "independente" significa que as fontes citadas não estão directamente relacionadas com o tema do artigo, ou seja, que é uma "terceira parte" a escrever, permitindo respeitar completamente a política de imparcialidade. Não são consideradas fontes independentes, por exemplo, autobiografias, publicidade, comunicados de imprensa (press releases) ou outras escritas pelo fabricante, criador, autor, inventor ou vendedor de um produto ou serviço. O melhor barómetro para avaliar a relevância de um tema é a existência de pessoas independentes que o consideraram tão importante que investigaram, escreveram e publicaram elas próprias trabalhos sobre essa temática.

A Wikipédia não é um jornal on-line, blog, flog ou similar: a existência de um conjunto esporádico, limitado no tempo, de notícias sobre um assunto não constitui evidência de notoriedade. O projecto Wikinotícias pode ser mais adequado para cobrir temas de interesse apenas jornalístico.

Porque precisamos de exigir relevância?[editar | editar código-fonte]

A exigência de relevância para um artigo tem que ver não só com a necessidade de filtrar e aceitar apenas conteúdos enciclopédicos na Wikipédia, mas também porque sem se cumprirem os critérios de relevância será extremamente dificíl escrever um bom artigo, independente e fiável, sobre um determinado tema. Com efeito, para se poder escrever um bom artigo:

  • verificável, é necessário que o seu tema seja de tal modo relevante que exista informação em grande quantidade, pesquisada, verificada e publicada por múltiplas fontes de confiança;
  • imparcial, é necessário que o seu tema seja de tal modo relevante para que existam múltiplas fontes independentes, sem relação directa com o mesmo (quer para o favorecer, quer para o denegrir).

O que é (ou não é) a relevância?[editar | editar código-fonte]

A relevância não é subjectiva[editar | editar código-fonte]

As opiniões subjectivas de usuários, não fundamentadas nas políticas da Wikipédia, não são aceites para determinar se um assunto é relevante para ser incluído na Wikipédia. O critério de relevância não se compadece com posições pessoais, subjectivas ou tendenciosas como: "nunca ouvi falar disso", "um artigo interessante", "o assunto do artigo merece mais atenção", "não é suficientemente famoso", "assunto muito importante", "é popular", "gostei", "isso só interessa aos [um grupo]", etc.

A relevância de um tema não deve ser julgada directamente pelos wikipedistas. É a existência de trabalhos publicados por fontes de confiança que é o critério objectivo a ser utilizado para decidir se o tema deve ser tratado na Wikipédia. São investigadores, académicos, jornalistas ou outros especialistas no tema (e não os usuários da Wikipédia) que decidem se este é relevante e suficientemente notável, e são eles que com a sua experiência, conhecimento e perícia pesquisaram e verificaram a informação existente para publicarem os seus trabalhos.

O Critério geral de relevância é, assim, o meio de determinar se o mundo exterior considera um determinado tema como relevante. Se sim, então o tema também é relevante para a Wikipédia, independentemente da opinião dos wikipedistas enquanto tal.

A relevância é permanente[editar | editar código-fonte]

Se um tema cumpriu o Critério geral de relevância uma vez, continuará a cumpri-lo com o passar do tempo, não sendo necessário continuar a demonstrar a sua relevância em épocas ou períodos posteriores. Pelo contrário, temas que não atingem relevância numa determinada época podem, com o passar do tempo, tornar-se relevantes para a Wikipédia, pelo aumento de investigação e estudos publicados que sobre eles incidem ou por alteração das políticas, recomendações e consensos da Wikipédia lusófona.

Recorde-se também que a Wikipédia não é uma bola de cristal, pelo que a previsão de cobertura futura por fontes fiáveis não serve para cumprir hoje o critério de relevância.

A relevância não se refere ao conteúdo do artigo[editar | editar código-fonte]

A definição de relevância limita-se a providenciar linhas de orientação para decidir se o tema de um artigo é suficientemente relevante para ser incluído na Wikipédia como um artigo independente, mas não especifica nem regula de nenhuma forma o conteúdo dos artigos. O conteúdo dos artigos deve ser conforme as políticas de imparcialidade, verificabilidade, pesquisa inédita e outras políticas e recomendações da Wikipédia lusófona.

Relevância não é popularidade[editar | editar código-fonte]

A popularidade, por si só, não torna um assunto relevante, nem a falta de popularidade o torna irrelevante. Por exemplo, uma moda na Internet pode ser muito popular mas ser objecto de poucas ou nenhumas fontes de confiança, falhando o critério de relevância. Pelo contrário, um obscuro poeta do século XVII pode ter bastante cobertura em obras de História ou Literatura, qualificando-o como relevante. A disponibilidade de fontes secundárias e de cobertura aprofundada do tema é que estabelece a relevância, não a sua popularidade ou fama.

Como lidar com assuntos não enciclopédicos[editar | editar código-fonte]

Os artigos que não cumpram os critérios de relevância devem ser melhorados, fundidos ou eliminados. Antes de considerar a eliminação, prefira sempre melhorar ou fundir o artigo ou, se não dispuser de conhecimentos para tal, solicite auxílio de outros editores marcando o artigo com um aviso ou predefinição adequada aos problemas detectados.

Melhorar[editar | editar código-fonte]

Mais importante que eliminar os artigos sem relevância, é avaliar se é possível melhorar o artigo de forma a que possa ser considerado relevante de acordo as definições de relevância da Wikipédia. Se se revelar que é possível encontrar fontes independentes relevantes para o tema, o artigo deve ser mantido e melhorado. A eliminação deve ser utilizada sempre como último recurso.

Caso se depare com um artigo deficiente a nível de relevância, antes de considerar propô-lo para eliminação:

  • tente encontrar fontes que estabeleçam a sua relevância, e edite o artigo, incluindo-as:
  • contacte o autor do artigo, ou os autores de edições importantes e recentes, para discutir a relevância do mesmo;
  • se se tratar de uma biografia ou um artigo sobre uma organização, contacte o biografado ou a organização, que frequentemente lhe indicarão fontes secundárias indepentendes que permitam estabelecer a sua relevância;
  • verifique se existe algum projecto na Wikipédia que trate desse tema, onde seguramente encontrará informação adicional para o artigo em causa;
  • tente encontrar especialistas sobre o assunto, mesmo se fora da Wikipédia;
  • coloque no artigo o aviso {{não-enciclopédico}} de forma a alertar outros editores para a necessidade de estabelecer a relevância do artigo;

Fundir[editar | editar código-fonte]

Um tema pode ser tratado por fontes que não são simples listas ou directórios e que são independentes, mas que apenas o mencionam superficialmente, sem cobertura significativa'. A informação à qual é dado um tratamento meramente superficial, ou que apenas é mencionada lateralmente em discussões sobre outro tema principal, não é suficiente para elaborar um artigo enciclopédico completo, devidamente fundamentado.

Nestes casos, é sempre recomendado que os seus conteúdos sejam integrados (Wikipedia:Fusão) em artigos com uma abrangência maior, que discutam um assunto principal relacionado ou que tratem uma temática semelhante mas mais abrangente, de forma a dar-lhe contexto. Caso ainda não exista um artigo mais abrangente, considere a possibilidade de o criar com base na informação do artigo em apreciação. Por exemplo, familiares menos relevantes de uma personalidade notável, poderão ser incluídos no artigo desta. Alguém notável apenas pelo seu envolvimento num certo acontecimento, poderá ser incluída no artigo sobre este. Os artigos individuais sobre personagens menores de um livro, uma peça de teatro ou um jogo, poderão ser fundidos numa Lista de personagens de....

Eliminar[editar | editar código-fonte]

Presume-se que quando um tema não cumpra os critérios de relevância por não existirem fontes suficientes e de confiança, que sejam independentes, não será possível elaborar um artigo de qualidade enciclopédica e, por isso, esse artigo deve ser eliminado em conformidade com a política de eliminação. Recorde mais uma vez que a eliminação deve ser utilizada sempre como último recurso.

Como escrever um bom artigo[editar | editar código-fonte]