Wikipédia:Wikipédia na Universidade/Guia do Professor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como os professores estão ensinando com a Wikipédia
Principios básicos para professores
Bem-vindo à Wikipédia
Avaliando a qualidade dos verbetes

Sobre o Programa Wikipédia no Ensino[editar código-fonte]

O objetivo do projeto é estimular estudantes, professores e universidades a utilizarem a Wikipédia como uma ferramenta de ensino, capacitando novos wikipedistas, desenvolvendo habilidades e competências, produção colaborativa de conhecimento livre, e principalmente contribuindo para a melhoria da qualidade da Wikipédia em português.

O Programa teve início em 2010 nos Estados Unidos e Canadá e hoje acontece em diversos países de todo o mundo com o envolvimento de voluntários do movimento Wikimedia e parcerias com escolas, universidades e instituições de ensino em geral. A Wikimedia Foundation coordena projetos locais do Programa e realiza parcerias em países como o Brasil, Índia, Egito, Estados Unidos, Canadá. No Brasil, algumas experiências lideradas por professores universitários foram realizadas antes mesmo do início das atividades da Wikimedia Foundation no país, que tiveram início em janeiro de 2012 com o desenvolvimento de um piloto que contou com o envolvimento de 5 universidades. Atualmente, o programa está sendo expandido em diversos países, incluindo o Brasil.

O que é a Wikipédia?[editar código-fonte]

A Wikipédia é uma enciclopédia online livre construída colaborativamente por voluntários. Por ser livre, entende-se que qualquer verbete dessa obra pode ser copiado, modificado e distribuído, desde que seu conteúdo seja creditado ou obras derivadas possuam uma mesma licença de uso. Para inserir material na Wikipédia, deve-se obedecer um conjunto de critérios, normas e politicas, como qualquer outra publicação similar. Um dos pressupostos para se escrever bons verbetes enciclopédicos é perceber que eles deverão referir-se apenas a fatos, asserções, teorias, afirmações, opiniões e argumentos que já tenham sido publicadas por fontes reputadas. Sendo o objetivo da Wikipédia tornar-se uma enciclopédia completa e fiável, os editores deverão citar fontes fiáveis para que as suas edições possam ser verificadas pelos leitores e por outros editores.

Políticas e recomendações da Wikipédia[editar código-fonte]

  • Quais são as políticas e recomendações básicas da Wikipédia?
  • Como direitos autorais e plágio são tratados na Wikipédia?

Pilares da Wikipédia[editar código-fonte]

Para saber mais sobre cada um dos 5 pilares da Wikipédia, digite no campo de busca WP:5.

Esses cinco princípios são fundamentais sobre como a Wikipédia funciona e servem como base para você e seus estudantes, da mesma forma como funciona para editores experientes ("wikipedistas").

Os cinco pilares da Wikipédia são:

  1. A Wikipédia é uma enciclopédia
  2. A Wikipédia rege-se pela imparcialidade
  3. A Wikipédia é uma enciclopédia de conteúdo livre
  4. Editores da Wikipédia devem tratar-se de maneira respeitosa e civilizada
  5. A Wikipédia não possui regras fixas

As três principais diretrizes[editar código-fonte]

O conteúdo da Wikipédia é determinada pelas três principais diretrizes: 1. verificabilidade, 2. imparcialidade e o 3. não são aceitas pesquisas inéditas. Conjuntamente, estas diretrizes determinam o tipo e a qualidade do material que é passível de publicação na Wikipédia. Considerando que estas três diretrizes são mutuamente complementares, elas não devem ser interpretadas isoladamente e os editores devem, portanto, familiarizar-se com todas as três. Os princípios em que estas três diretrizes estão fundamentadas não são negociáveis ao nível da Wikipédia lusófona e não podem ser alterados por outras recomendações, votações ou consenso da comunidade de editores. Apenas são negociáveis ao nível da Wikimedia Foundation.

1. Verificabilidade: cite fontes fiáveis[editar código-fonte]

Para saber mais sobre verificabilidade, digite no campo de busca WP:V.

Diferentemente das enciclopédias tradicionais, que ganham legitimidade através de sua marca ou das credenciais acadêmicas de seus autores, a Wikipédia deve contar com a confiabilidade de suas informações. Os leitores devem estar seguros que que a informação não foi "inventada". Um jeito de assegurar aos leitores é direcioná-los para a melhor fonte de informação, onde eles podem verificar a informação, se assim quiserem. Wikipedistas gostam de dizer que o limite para inclusão na enciclopédia é "verificabilidade, não verdade." Isto é, só podemos incluir informações que foram publicadas em algum outro local por fontes confiáveis que os leitores podem verificar por si mesmos. Nossa política, portanto, proíbe a publicação de opiniões de wikipedistas individuais.

Como exemplo, veja o seguinte parágrafo com informações erradas, modificado a partir de um verbete sobre migração nordestina:

Agora como está escrito no verbete original de onde foi retirado e modificado, migração nordestina, onde ele possui as devidas referências onde o leitor poderá consultar:

É fundamental que toda e qualquer informação inserida pelo estudantes possua uma fonte fiável. Devido a natureza da Wikipédia, onde qualquer um pode editar, vimos como é fácil termos um parágrafo modificado e com informações falsas, o que enfatiza a importância de citar as fontes.

2. Imparcialidade[editar código-fonte]

Para saber mais sobre o princípio da imparcialidade, digite no campo de busca WP:PDI.

Os verbetes da Wikipédia devem ser imparciais, ou seja, ao lidar com assuntos controversos, devem ser escritos em uma forma com a qual ambos (ou todos) os lados envolvidos possam concordar com ele. Ou seja, os verbetes devem representar as diferentes visões sobre um assunto, incluindo-as e definindo claramente onde há conflitos e quais são os lados da disputa. Por exemplo, ao lidar com temas religiosos, o verbete deve estar escrito de forma a que seguidores da religião em questão, seguidores de outras religiões, ateus e agnósticos possam aceitá-lo.

3. Não publique pesquisa inédita[editar código-fonte]

Para saber mais sobre a proibição de publicar pesquisa inédita, digite no campo de busca WP:NPI.

A Wikipédia não é lugar para hospedar e publicar pesquisas inéditas, ou seja, os verbetes não devem conter dados ou informações em seu formato original (fontes primárias) ou teorias, métodos e soluções de problemas que não tenham sido anteriormente publicados em veículos adequados e reconhecidos como fontes fiáveis sobre o tema que está sendo escrito.

Trabalhos atribuídos aos estudantes em geral requerem uma pesquisa original, que se tenha um ponto de vista e argumente sobre ele. No entanto, a Wikipédia é uma fonte terciária de informação - uma seleção e compilação de fontes secundárias sobre um determinado assunto.

Relevância enciclopédica[editar código-fonte]

Para saber mais sobre os critérios de notoriedade da Wikipédia, digite no campo de busca WP:N.

O assunto do verbete que seu estudante vai editar é relevante o suficiente para ser um verbete enciclopédico? É importante que o docente ajude os estudantes, principalmente os que estão começando seus estudos, a identificar os verbete relacionados ao tema da disciplina que possuem uma relevância enciclopédia. Em alguns casos, os alunos poderão precisar justificar para outros wikipedistas porque o tema do verbete é relevante para uma enciclopédia e deve permanecer na Wikipédia.

É importante destacar que milhares de páginas são adicionadas à Wikipédia todos os dias. E editores voluntários da Wikipédia trabalham duro para checar cada uma dessas páginas para determinar se elas são apropriados ou não para uma enciclopédia. Relevância é um dos principais critérios para suas decisões em manter ou não um verbete.

Direitos autorais, conteúdo livre e plágio[editar código-fonte]

Para saber mais sobre direitos de autor na Wikipédia, digite no campo de busca WP:DA.

Conteúdo livre: Todos os textos da Wikipédia estão disponíveis nos termos de uma licença autoriza qualquer um a criar, copiar, modificar e distribuir o conteúdo da Wikipédia, com a condição de conservar esta mesma licença em usos posteriores, assim como creditar os autores originais. As suas contribuições também não devem violar nenhum direito autoral, nem serem incompatíveis com o licenciamento da Wikipédia. Como nenhum verbetes possui dono e ninguém tem o controle de um verbetes em particular, todo o conteúdo inserido na Wikipédia pode ser modificado e redistribuído sem aviso prévio por qualquer pessoa, inclusive de forma comercial.

Direitos autorais: Na Wikipédia seguimos uma política muito rigorosa em relação aos direitos autorais e não é permitida a cópia de conteúdo que possua todos seus direitos reservados. O que isso significa? Os direitos do autor estão protegidos por legislação adotada por todos os países do mundo e se um autor se sentir lesado pode processar a Wikimedia Foundation, organização sem fins lucrativos que mantém a Wikipédia. No entanto, que o que está protegido por direitos do autor é a expressão artística ou formal da informação e não a própria informação. Isso significa que você pode utilizar a informação obtida de fontes exteriores, desde que a expresse pelas suas palavras. Ou seja: não é permitido copiar os textos, mas pode-se reutilizar a informação neles contida.

Tarefas do professor[editar código-fonte]

Wikimedia na sala de aula
Wikipédia de A a Z
Guia de formatação da Wikipédia (Versão em preto e branco)

Tipo de tarefas na Wikipédia e avaliação: Definir quais atividades envolvendo a melhoria ou criação de verbetes da Wikipédia adotará durante o curso e como será sua avaliação. Se for participar da orientação oferecida pela Wikimedia Foundation, auxiliaremos nessa tarefa.

Cronograma das atividades wiki: Planejar logo no começo do curso com seu embaixador ou embaixadores de campus os dias em que ocorrerão as atividades na Wikipédia. É necessário manter no mínimo um embaixador de campus como ponto de contato, pois será ele quem informará os outros embaixadores (de campus e online) quando ocorrerão as atividades no wiki e como os alunos poderão ser ajudados remotamente.

Definir verbetes: O ideal é que os verbetes a serem trabalhados ao longo do curso ou propostos para os estudantes trabalharem sejam definidos com antecedência. Explore os verbetes relacionados a sua disciplina e verifique se se adequam às tarefas propostas. Discuta com os estudantes logo no começo do curso quais por verbetes eles ficarão responsáveis. Se for um grupo que editará um verbete, combine com os estudantes como trabalharão juntos (por exemplo, cada estudante por ficar responsável por uma seção). Sugerimos também uma boa navegada na Wikipédia para ver se o verbete já existe, ou se existe algum a ele relacionado, se parece mais adequado que as contribuições do curso integrem um verbete já existente. Em casos de verbetes não existentes, recomenda-se verificar os critérios de relevância e notoriedade, bem como Wikipédias em outras línguas (como inglês, francês, italiano e alemão), para checar a existência de verbetes semelhantes. Esse tipo de análise prévia pode evitar o trabalho em verbetes que dificilmente emplacarão, frustrações e disputas pouco frutíferas.

Listar e-mails dos estudantes e comunicação: anote os e-mails de todos estudantes logo no primeiro dia de aula e forneça ao embaixador de campus responsável pelo seu curso ou faça isso antes da primeira aula em que o embaixador irá na sala de aula para que ele se assegure que terá um canal de comunicação com todos estudantes. Ou informe o embaixador de campus de sua disciplina qual será o meio de comunicação usado no curso: uma lista de e-mails para comunicação internet, um fórum de discussão, o sistema Moodle etc..

Informações na página do curso: atualize a página do curso junto com os embaixadores de campus que o ajudarão na sua disciplina. Criaremos uma seção explicando com atualizar a página da disciplina, mas essencialmente, deve-se atualizar as seguintes informações

  1. as atividades que serão desenvolvidas no wiki e tipo de avaliação
  2. o cronograma da disciplina, informando os dias que os embaixadores irão na aula auxiliar os estudantes nas atividades wiki
  3. horário, dias da semana e sala de aula onde ocorrerá o curso
  4. os verbetes que serão editados, se já estiverem definidos, com os respectivos nomes de usuário dos estudantes responsáveis por eles

Questionários para os estudantes: no começo e no final do curso, enviamos um questionário para todos estudantes para podermos avaliar e melhorar o programa. Por isso é importante para nós que os formulários sejam preenchidos pelos estudantes e pedimos para os professores incluírem alguns minutos para os estudantes responderem esses dois questionários que enviaremos para o professor no formato impresso ou, caso tenha disponibilidade, solicitamos que ele seja impresso pelo professor:

  1. Questionário pré-semestre (PDF, versão online)
  2. Questionário pós-semestre

Apesar de haver uma versão online, solicitamos que a versão impressa seja entregue, pois a taxa de respostas é muito maior.

Antes da primeira aula: Devido a requisitos de segurança, a criação de contas utilizando o mesmo IP é limitada a 6 num intervalo de 24 horas. IP é um número que identifica o computado na rede, se estiver usando a sala de computadores da universidade possivelmente todos computadores terão o mesmo IP. Portanto, é fundamental que o professor disponibilize aos alunos recursos educacionais explicativos sobre como criar uma conta, para que cada um faça de sua casa. A própria Wikipédia já tem um tutorial explicativo e existe um video no commons que explicam o procedimento que é muito simples.

Wikipédia na sala de aula: orientações[editar código-fonte]

Seguem abaixo algumas recomendações para orientar o professor que estiver adotando atividades envolvendo a Wikipédia dentro da sala de aula. O professor deve sentir-se livre para adotar o que achar mais conveniente para seu curso e gostaríamos de ser comunicados através do e-mail educacao arroba wikimedia.org quando outras formas de trabalho forem adotadas, pois certamente pode haver modelos com bons resultados que desconhecemos.

Atualizando página da disciplina[editar código-fonte]

A lista de cursos participando do projeto pode ser encontrada acessando o endereço http://educacao.wikimedia.org e clicando na aba Cursos. O esqueleto da página do seu curso será criado durante a oficina com os embaixadores da Wikipédia e funcionários da Wikimedia Foundation, e deverá ser atualizada pelo professor colocando essencialmente as seguintes informações:

  1. Descrição do curso: uma breve descrição sobre o assunto do curso e os locais, horários e dias da semana onde serão ministradas as aulas (para embaixadores de campus não vinculados ao professor poderem achar)
  2. Professores e Embaixadores: professores e embaixadores de campus responsáveis pela disciplina.
  3. Calendário: calendário para os dias em que ocorrerão as atividades no wiki, prazos de entrega dos verbetes pelos estudantes (em geral, o professor pede várias versões ao longo do semestre)
  4. Verbetes: tabela com a lista de páginas de teste onde os alunos começarão a trabalhar o conteúdo dos verbetes, com os respectivos nomes de usuário de cada aluno.
  5. Avaliação: como será feita a avaliação das atividades que envolvem a edição de verbetes da Wikipédia.
  6. Alunos: lista de todos estudantes que desenvolverão atividades na Wikipédia.

Veja como exemplo o curso de Eletromagnetismo, do professor Edivaldo Santos da UFRJ para ter uma ideia como deve ficar sua página após preenchida.

Escolhendo os verbetes[editar código-fonte]

Determinar quais verbetes os estudantes devem trabalhar pode ser um desafio. Alguns professores criam lista de verbetes e pedem aos estudantes para escolher um dessa lista; outros pedem que os estudantes proponham um tema. Se você quiser que seus estudantes criem um verbete ao invés de melhorar alguns existentes, esteja certo que eles tenha lido os critérios de notoriedade (lembre: WP:N no campo de busca) e estão confiantes que o verbete é notório, isto é, um assunto de relevância enciclopédica com bastante fontes reputáveis na sua área.

Faça
  1. Busque com antecedência por verbetes relacionados a sua disciplina que estão pequenos, não possuem fontes, estão mal formatados ou com erros e liste-os. Pense na relevância que esses verbetes terão para o assunto estudado e também para um público mais geral que terá acesso a eles.
  2. Peça para os estudantes escolherem um tópico que esteja bem estalecido na disciplina, mas fracamento coberto pela Wikipédia. Se há bastante referências disponíveis sobre esse tema, mas apenas uma pequena quantidade de informação existe na Wikipédia, essa é a melhor situação para trabalhar.
  3. Verifique se os verbetes que estão pensando em contribuir existem nas Wikipédias de outras línguas com fontes fiáveis, principalmente as maiores (inglês, francês, espanhol, italiano, alemão, holandês). A Wikipédia em inglês é a que possui mais verbetes, portanto sempre vale a pena verificar os assuntos nessa versão.
  4. Se o assunto da sua disciplina possui um WikiProjeto, editores interessados nesse tema em geral terão criado uma lista de verbetes que precisam ser trabalhados. Essa pode ser uma grande fonte para os estudantes encontrarem temas apropriados.
  5. Assegure-se de pesquisar diferentes variações de um termo antes de criar um verbete. É comum temas que podem ser cobertos por um nome diferente.
Evite
  1. Tentar melhorar verbetes em tema muito amplos (e. g., "Lei") ou verbetes que já estão com uma alta qualidade na Wikipédia (WP:Artigos destacados).
  2. Tentar melhorar verbetes sobre temas que são altamente controversos, por exemplo, "aquecimento global", "aborto", "Ilhas Malvinas/Falkland" etc..
  3. Trabalhar em temas que são pouco cobertos por referências fiáveis.
  4. Trabalhar em verbetes com títulos que tenham a abordagem de um ensaio ou sejam muito específicos em uma determinada área, por exemplo, "O impacto da Internet nas eleições municipais do Brasil em 2012", ao invés de "Eleições municipais no Brasil em 2012".

Trabalhando em páginas de teste a partir de verbetes existentes[editar código-fonte]

Vídeo explicando como criar uma página de teste. (clique aqui para ampliar ou veja no youtube em youtu.be/XSTxIz_mOJI)

Recomendamos que os estudantes comecem a trabalhar em páginas de teste antes de começar a editar diretamente na Wikipédia, um local onde eles podem editar mais a vontade no começo sem receio de cometer erros, antes de ir editar no domínio principal depois de algum treinamento. Explicaremos aqui como criar essas páginas. Após a definição dos verbetes que serão trabalhados, é preciso mover o conteúdo dos verbetes existentes para uma subpágina da página de usuário do professor responsável pela disciplina. Como exemplo, considere a tabela abaixo que lista alguns verbetes trabalhados por estudantes no curso de Eletromagnetismo do professor Edivaldo Santos (seu nome de usuário é emsantos e sua página de usuário é http://pt.wikipedia.org/wiki/Usuário(a):Emsantos).

Usuário Verbetes 1º Revisor 2º Revisor
Santos.am D​ C​ E​ F Usuário:emsantos/Equação de Laplace aberto aberto
MarcusWaddington D​ C​ E​ F Usuário:emsantos/Teorema de Helmholtz aberto aberto
Nome do estudante D​ C​ E​ F Usuário:emsantos/Nome do verbete aberto aberto

Na coluna Verbetes, vemos que ao lado da página da página do professor existe uma /, seguida do nome do verbete que será trabalhado. Na primeira linha, o verbete Equação de Laplace foi trabalhado pelo estudante Santos.am na página de teste pt.wikipedia.org/wiki/Usuário(a):Emsantos/Equação_de_Laplace. Note a diferença do endereço dessa página de teste com a do verbete no domínio principal, pt.wikipedia.org/wiki/Equação_de_Laplace.

Para mover o conteúdo de um verbete existente, abra a página desse verbete e clique na aba Editar. Copie e cole todo esse conteúdo na página de teste do respectivo verbete. Quando editar a tabela da lista de verbetes, cada linha com Usuário:LOGIN DO PROFESSOR/Nome do verbete estará vermelha, indicando que ele ainda não existe. Clique nesse link vermelho, cole o conteúdo do verbete original e clique em Salvar página para criar a página. O vídeo acima faz a demonstração de uma página de testes sendo criada.

Como o estudante está começando a editar na Wikipédia, aprendendo sobre o assunto e a formatação do verbete, a ideia é que ele trabalhe nesse espaço de teste durante parte do curso, de modo que o professor revise em datas pré-definidas (sugerimos uma ou duas vezes ao longo do cursos). Quando o verbete estiver pronto para ir ao domínio principal, o embaixador de campus deverá ser informado para que o conteúdo da página de testes seja fundido (ou movido, caso o verbete não exista) para o domínio principal da Wikipédia.

Cronograma para atividades wiki[editar código-fonte]

É importante estar claro para os estudantes e os embaixadores quando ocorrerão as atividades no wiki. A primeira consiste nos estudantes fazerem pequenas atividades wiki para irem se acostumando com a Wikipédia, a segunda são as etapas ao longo do semestre em que eles vão trabalhar nos verbetes e entregar versões para o professor, monitor ou, quando o professor achar viável, os próprios colegas do curso irão revisar.

Pequenas tarefas no wiki antes do laboratório

Guia do estudante Indique para seus estudantes o Guia do Estudante, pois nele estará explicado o básico sobre o funcionamento da Wikipédia e como ele pode pedir ajuda.

É fundamental que os estudantes que vão editar a Wikipédia tornem-se confortável não somente com a linguagem para edição dos verbetes, assim como com sua comunidade e os voluntários dispostos a auxiliá-los (embaixadores de campus, online e outros voluntários que tirem suas dúvidas). Pedir que os estudantes façam pequenas tarefas, como as listas abaixo, os auxiliará a ficar mais acostumados com o site. Atribuir algumas dessas tarefas ao longo do curso assegurará que os estudantes estejam preparados para a tarefa principal mais para o final do curso. O embaixador de campus poderá ajudar os estudantes a executarem algumas dessas tarefas nas aulas que envolvam aprender o básico de edição da Wikipédia.

Em geral, estudantes que tiveram que trabalhar com atividades wiki apenas no final do curso tiveram um desempenho pior do que aqueles que tiveram pequenas tarefas ao longo do curso. Essas pequenas tarefas ajudam a preparar os estudantes a adquirir habilidades que precisarão na medida em que forem desenvolvendo os verbetes.

  • Registrar-se na Wikipédia e criar uma página de usuário
  • Criar uma página de usuário adicionando uma frase ou duas sobre ele mesmo
  • Melhorar a clareza de uma ou duas frases de um verbete relacionado a disciplina (se o estudante encontrar dificuldades, é importante que ele traga suas dúvidas para a aula presencial com o embaixador)
  • Usar alguma leitura do curso para adicionar uma referência em algum verbete
  • Enviar alguma imagem criada pelo próprio estudante para o Wikimedia Commons (http://commons.wikimedia.org), local onde ficam fotos, ilustrações, áudios e vídeos que podem ser usados na Wikipédia
  • Deixar uma mensagem na página de discussão do embaixador responsável pela disciplina ou algum embaixador online
Etapas para revisão e entrega dos verbetes

Construção em etapas
É importante que haja a revisão do conteúdo dos verbetes pelo professor na medida em que eles forem sendo construídos. Fazer isso em etapas ao longo do curso, com a devida revisão, pode facilitar bastante ter um verbete num formato adequado para ir para o domínio principal da Wikipédia.

A partir de experiências com cursos que desenvolveram atividades na Wikipédia, os melhores resultados foram obtidos nos casos em que os professores definiram data para a revisão dos verbetes ao longo do semestre. Se deixar para o final do curso, é muito provável que ocorra uma sobrecarga de trabalho por parte do professor, embaixadores e estudantes aprendendo a escrever num formato enciclopédico na última hora. Portanto recomendamos fortemente que sejam definidas datas ao longo do semestre para que os verbetes, mesmo que ainda incompletos, sejam entregues para serem revisados. A revisão poderá ser feita pelo professor ou, se o professor achar viável, os próprios estudantes revisam os verbetes trabalhados pelos seus colegas de curso. Se o embaixador de campus é um monitor do curso, ele pode ser fundamental no processo de revisão e auxílio dos estudantes.

A partir do modelo de trabalho proposto, o uso de páginas de teste para os estudantes de habituarem com o uso do wiki na medida em que vão escrevendo seus verbetes, para que estes sejam movidos ou fundidos com o domínio principal, é altamente recomendável que a revisão final ocorra no máximo 2 semanas antes do término do curso. Outra possibilidade é que o verbete esteja com o corpo do seu texto já num formato enciclopédico e na formatação wiki, que poderá ser construída ao longo do semestre pedindo auxílio aos embaixadores online ou usando o Café dos novatos (como pedir ajuda foi explicado aos embaixadores de campus e está explicado no Guia do Estudante).

Pedindo ajuda[editar código-fonte]

Os embaixadores da Wikipédia responsáveis pela disciplina foram orientados como os estudantes podem pedir ajuda no Café dos novatos e para os embaixadores online disponíveis. Se houver um embaixador online para auxiliar sua disciplina que será colocado em contato por e-mail ou listado na página da disciplina aqui na Wikipédia, entre em contato com ele.

Você também pode entrar em contato com o time de educação para sugestões e dúvidas através do e-mail educacao arroba wikimedia.org.

URL: Esse documento encontra-se disponível para consulta e melhorias em http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikipédia_na_Universidade/Guia_do_Professor