William Beveridge

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de William Henry Beveridge)
Ir para: navegação, pesquisa
William Beveridge
Nascimento 5 de março de 1879
Morte 16 de março de 1963 (84 anos)
Nacionalidade Reino Unido Britânico
Ocupação Economia

William Henry Beveridge, 1º Barão de Beveridge (5 de março de 187916 de março de 1963) foi um economista e reformista social britânico.

Elaborou em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, o Report on Social Insurance and Allied Services, conhecido como Plano Beveridge, visando libertar o homem da necessidade.

Propôs que todas as pessoas em idade de trabalhar deveriam pagar uma contribuição semanal ao Estado. Esse dinheiro seria posteriormente usado como subsídio para doentes, desempregados, reformados e viúvas. Os subsídios deveriam então tornar-se um direito dos cidadãos, em troca de contribuições, em vez de pensões dadas pelo Estado. Segundo Beveridge, este sistema permitiria um nível de vida mínimo, abaixo do qual ninguém deveria viver.

Recomendou que o governo inglês deveria encontrar formas de combater os cinco grandes males da sociedade: a escassez, a doença, a ignorância, a miséria e a ociosidade.

Beveridge seguiu o modelo do "seguro doença" do alemão Otto von Bismarck (1883), seguro este que passou a ser uma contribuição obrigatória, feita por todos os trabalhadores, com o objetivo de financiar os cuidados de saúde.

O Plano Beveridge é considerado o responsável pelo surgimento do plano da assistência social moderna.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: William Henry Beveridge
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.