William Nicholson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
William Nicholson
William Nicholson
Nascimento 13 de dezembro de 1753
Morte 21 de maio de 1815 (61 anos)
Nacionalidade britânico
Campo(s) química, física

William Nicholson (13 de dezembro de 175321 de maio de 1815) foi um renomado químico e físico inglês, famoso por inventar o medidor de vazão que leva seu nome e por ter descoberto, trabalhando com o físico inglês Anthony Carlisle, a eletrólise da água.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nicholson foi educado em Yorkshire e, após concluir o ensino escolar, fez duas viagens como um midshipman a serviço Companhia Britânica das Índias Orientais. Seu primeiro navio era, segundo relatos, chamado de The Boston, enquanto a segunda viagem foi a bordo do The Gatton.

Subsequentemente, havendo se tornado conhecido de Josiah Wedgwood (avô materno de Charles Darwin), em 1775, ele mudou-se para Amsterdam, onde começou a trabalhar por alguns anos como agente de Wedgwood.

Ao retornar para a Inglaterra, foi convencido por Thomas Holcroft a aplicar seu talentos de escritor na composição de literatura leve para periódicos, enquanto auxiliando o próprio Holcroft com algumas de suas peças e alguns romances. Enquanto isso, ele empenhou-se para a preparação de An Introduction to Natural Philosophy, que foi publicado em 1781 e foi bem sucedido. Uma tradução de Elements of the Newtonian Philosophy, de Voltaire, veio em seguida, e ele então se devotou inteiramente para buscas científicas e jornalismo filosófico.

Em 1784, ele foi proposto por Josiah Wedgwood e indicado a secretário para a General Chamber of Manufacturers of Great Britain, e ele também era conectado com a Society for the Encouragement of Naval Architecture, estabelecida em 1791. Ele deu muita atenção gave para a construção de várias máquinas para cortar pentes, fazer limas, impressão a cilindro, entre outros. Ele também inventou um densímetro.

Durante os anos mais tardios de sua vida, a atenção de Nicholson voltou-se diretamente para a engenharia de suprimento de água em Portsmouth, em Gosport e em Hammersmith. William Nicholson morreu em Bloomsbury com 61 anos de idade, em 21 de maio de 1815.

Trabalho científico[editar | editar código-fonte]

Em 12 de dezembro de 1783, Nicholson foi eleito para a "Chapter Coffee House Philosophical Society", sob proposição por Jean-Hyacinthe Magellan.

Nicholson comunicou à Royal Society, em 1789, dois artigos sobre assuntos de eletricidade.

Referências

  1. «William Nicholson». Escuelapedia 
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.