Yōko de Mikasa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Yōko
Princesa de Mikasa
Yōko de Mikasa
Nascimento 25 de outubro de 1983 (40 anos)
  Tóquio, Japão
Nome completo Yōko (瑶子)
Casa Yamato
Pai Tomohito de Mikasa
Mãe Nobuko de Mikasa
Religião Xintoísmo

Yōko de Mikasa (em japonês: 瑶子女王; Tóquio, 25 de outubro de 1983) é um membro da Casa Imperial do Japão e a filha mais nova do príncipe Tomohito de Mikasa e da princesa Nobuko de Mikasa.

Biografia[editar | editar código-fonte]

A princesa Yōko é a segunda filha do falecido príncipe Tomohito de Mikasa e de sua esposa, a princesa Nobuko de Mikasa. Sua irmã mais velha é a princesa Akiko de Mikasa, nascida em 1981.

A princesa é graduada pelo Departamento de Relações Exteriores da Faculdade Feminina de Gakushuin. Em outubro de 2003, ela atingiu a maioridade e passou a poder desempenhar deveres públicos como princesa imperial.

Praticante desde criança da tradicional arte marcial japonesa de kendō, Yōko foi selecionada, em 2005, para participar de torneios de exibição na França e na Alemanha, bem como durante a Expo 2005 ocorrida na província de Aichi. Subsequentemente, ela tem estado ativa em várias atividades voluntárias, em especial na Sociedade da Cruz Vermelha Japonesa, desde dezembro de 2006.[1]

Em 6 de junho de 2012, o pai da princesa, o Príncipe Tomohito, faleceu vítima de falência múltipla dos órgãos, após sua longa batalha contra o câncer. Seu funeral xintoísta ocorreu no cemitério imperial de Toshimagaoka, em Tóquio.[2]

Títulos e tratamentos[editar | editar código-fonte]

  • 25 de outubro de 1983 — presente: Sua Alteza Imperial a princesa Yōko de Mikasa

Referências