Zanclidae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.


Como ler uma caixa taxonómicaZanclidae
Moorish idol.jpg

Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Perciformes
Família: Zanclidae
Género: Zanclus
Espécie: Z. cornutus
Nome binomial
Zanclus cornutus
Wikispecies
O Wikispecies tem informações sobre: Zanclidae

Zanclidae é uma família de peixes da subordem Acanthuroidei. Esta espécie recebe o nome de Zanclus cornutus, e é conhecida em inglês como "Moorish Idol" (algo em torno de "Ídolo Mouro"). É um peixe de pequeno porte, colorido e único representante da família Zanclidae. Seus principais habitats são recifes e lagoas de áreas tropicais de subtropicais do Indo-Pacífico.

Muitos acreditam que este peixe recebeu este nome dos mouros da África, que acreditavam que o peixe trazia felicidade. Os Moorish Idols são também populares peixes de aquário, porém, apesar de sua 'popularidade', são também conhecidos por sua dificuldade de adaptação em aquários.

Descrição Física[editar | editar código-fonte]

O corpo dos Moorish Idols são achatados e em forma de disco. As cores se contrastam bem; possui faixas em preto, branco e amarelo, o que os torna atraentes aos colecionadores de peixes de aquário.

Em relação ao seu corpo, as barbatanas são pequenas, exceto pela barbatana dorsal, que é bastante alongada, e quando o peoxe está parado, tem a forma semelhante à de uma foice.

A boca dos Moorish Idols fica no final de um longo "focinho" tubular; possui vários dentes finos e pontudos.

Habitat e alimentação[editar | editar código-fonte]

Freqüentadores de águas rasas, os Moorish Idols preferem os recifes. Vivem em profundidades de 3 até 180 metros, tanto em lugares com boas condições de claridade ou onde não há muita claridade. Podem ser encontrados no Leste da África, no Havaí, no sul do Japão, na Micronésia; são encontrados também do sul do Golfo da Califórnia até o Peru.

Esponjas-do-mar, tunicados e outros invertebrados sésseis são os principais alimentos dos Moorish Idols. Moorish Idols mantidos em aquários são muito seletivos quanto à sua comida. Ou eles não comerão nada e morrerão (muito comum de se acontecer) ou vão comer tudo (muito incomum).

Comportamento e reprodução[editar | editar código-fonte]

Normalmente vistos sozinhos, os Moorish Idols são também vistos em pares e pequenos cardumes. São peixes diurnos, escondendo-se no fundo dos recifes à noite e adotando uma coloração fosca. Os Moorish Idols escolhem um parceiro para a vida toda; quando jovem, normalmente andam em pequenos cardumes. Machos adultos tendem a ser agressivos uns com os outros.

A reprodução dos Moorish Idols é feita através de fertilização externa; ou seja, os óvulos e o esperma são lançados na água.

Ícone de esboço Este artigo sobre peixes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.