Zombieland

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Zombieland
Bem-vindo à Zombieland (PT)
Zumbilândia (BR)
 Estados Unidos
2009 • cor • 88 min 
Direção Ruben Fleischer
Roteiro Paul Wernick
Rhett Reese
Elenco Woody Harrelson
Jesse Eisenberg
Emma Stone
Abigail Breslin
Amber Heard
Género Comédia
Terror
Idioma Inglês
Estúdio Relativity Media

Pariah

Distribuição Columbia Pictures
Orçamento $23.6 milhões[1]
Receita $102,354,295[1]
Página no IMDb (em inglês)

Zombieland (Zumbilândia no Brasil e Bem-vindo à Zombieland em Portugal) é um filme americano de comédia zumbi dirigido por Ruben Fleischer e roteirizado por Rhett Reese e Paul Wernick.

O filme acompanha alguns sobreviventes em um mundo pós-apocalíptico dominado por zumbis tentando encontrar um lugar que não tenha a praga. O filme é estrelado por Woody Harrelson, Jesse Eisenberg, Emma Stone e Abigail Breslin com participação especial de Bill Murray.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

A comédia de ação da Columbia Pictures, Zumbilândia (Zombieland) gira em torno de dois homens lutando para sobreviver num mundo dominado por zumbis, Columbus (Jesse Eisenberg) é um estudante de uma faculdade,e também um grande covarde - mas quando você teme ser devorado por zumbis, o medo é justamente o que pode mantê-lo vivo. Tallahasse (Woody Harrelson) é um exterminador casca grossa de zumbis, armado com seu fuzil AK e a determinação de comer o último Twinkie,um bolinho com recheio cremoso, que resta na terra. Eles se juntam a Wichita (Emma Stone) e Little Rock (Abigail Breslin), que querem ir até ao Pacific Play Land, que também tem métodos únicos para sobreviver ao caos zumbi, mas precisarão avaliar o que é pior: confiar nos parceiros ou unir-se aos zumbis.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Regras[editar | editar código-fonte]

Essas "regras" fazem parte do humor no filme, e um tema central em toda a trama do filme. Essa é a lista de regras que Columbus vem seguindo para sobreviver na Zumbilandia. Até o final do filme, sua lista tem trinta e três regras, sendo que algumas delas não são mencionadas.

Uma série de vídeos promocionais, estrelado por Woody Harrelson e Jesse Eisenberg expandem a lista apresentada no filme. No pré-lançamento dos trailers do filme, algumas das regras foram apresentados em uma ordem diferente, e algumas regras foram nomeados de forma diferente.

1." Cardio " (Mantenha-se em boa forma física e/ou condicionamento cárdio-respiratório)

2." Double tap / Ziploc bags (Deleted Scene)" (Dispare duas vezes/sacos ziploc)

3."Beware of bathrooms" (Cuidado nos banheiros)

4."Wear seatbelts " (Usar cinto de segurança)

6."Cast iron skillet" (Frigideira de ferro fundido)

7."Travel light" (Viaje com pouca bagagem)

8."Get a kickass partner" (Tenha um parceiro casca-grossa)

12."Bounty paper towels" (Toalhas de papel)

15."Bowling Ball" (Bola de boliche)

17."(Don't) be a hero" (Não seja um herói)

18."Limber up" (Aquecimento)

21."Avoid strip clubs" (Evite clubes de strip)

22."When in doubt, know your way out" (Quando estiver em dúvida, conheça sua rota de fuga)

29."The buddy system" (Proteja os amigos)

31."Check the back seat" (Verifique o banco de trás)

32."Enjoy the little things" (Desfrute as pequenas coisas)

33."Swiss army knife" (Canivete suíço)


No final do filme, Columbus tem algumas palavras de despedida, lembrando os telespectadores das regras e acrescentando que "um pouco de protetor solar não faz mal a ninguém".

Em uma cena deletada no DVD, Columbus apresenta uma outra regra número dois intitulado "Ziploc Bags" (sacos ziploc).

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

Os personagens não usam seus nomes "reais", em vez disso, eles se identificam por nomes de lugares (Columbus, Tallahassee, Wichita, Little Rock) que lhes dizem respeito; isso inclui o próprio Columbus, nomeado após a sua "experiência" com a vizinha do 406, e sua conquista sexual de ficção: Beverly Hills.

Entretanto há exceções, Bill Murray interpreta ele próprio, e Cynthia Knickerbocker, que Columbus identifica como "Matador de zumbi da semana". E no final do filme, Wichita diz a Columbus seu nome verdadeiro, Krista.

Recepção[editar | editar código-fonte]

Bilheteria[editar | editar código-fonte]

Lançado em 2 de outubro de 2009 nos Estados Unidos, o filme liderou as bilheterias durante o fim-de-semana de estréia, arrecadando 25 milhões de dolares.[2]

Zombieland foi um sucesso comercial: o filme arrecadou $75,590,286 nos EUA e $102,133,700 mundialmente, se tornando a maior bilheteria de um filme zumbi do gênero de comédia.

Críticas[editar | editar código-fonte]

O filme foi muito aclamado pelas criticas. O site especializado Rotten Tomatoes atribuiu 90% de aprovação a Zombieland baseado em 184 críticas, o Metacritic deu uma aprovação de 73% baseado em 29 críticas e o crítico Roger Ebert aplaudiu a performance de Bill Murray e deu ao filme 3 de 4 estrelas possíveis.

Série[editar | editar código-fonte]

Em 2013 a Amazon lançou a série, dando sequência ao que acontece com os personagens. O primeiro episódio foi ao ar em 19 de abril. A sequência, porém, tem uma mudança no elenco. Estão no elenco Maiara Walsh, Tyler Ross, Izabela Vidovic e Kirk Ward, respectivamente Wichita, Columbus, Little Rock e Talahassee. Eli Craig (Tucker e Dale Contra o Mal) dirigiu o piloto, que foi escrito pelos roteiristas do filme, Rhett Reese e Paul Wernick. Diferente das outras negociações entre emissora e produtora, que exibem o episódio-piloto de uma nova série para um grupo teste antes de oferecê-lo ao público, a Amazon disponibilizará o primeiro capítulo online. Desta forma, os espectadores poderão opinar e ajudar na decisão de encomendar ou não o restante dos 13 episódios para Zumbilândia. Vários expectadores não gostaram da ideia de mudar o elenco, então, depois do lançamento do episódio piloto, a série foi cancelada por não dar a audiência desejada.

Premiações[editar | editar código-fonte]

  • Golden Schmoes
    • Melhor Filme de Terror do Ano
    • Cena mais memorável do Ano
  • Sitges Film Festival
    • Prêmio do Público
      • Ruben Fleischer

Sequencia[editar | editar código-fonte]

Devido ao sucesso do filme, os editores Rhett Reese e Paul Wernick ter planejado uma sequela possível, com muitas ideias mais eles querem explorar.

Embora a intenção de fazer uma sequência para o filme, Reese e Wernick ainda não começaram a trabalhar em um script e não quer revelar qualquer potencial da trama sequela. Eles não estão pensando em uma continuação imediata, devido a estar fortemente envolvida com projetos de outros escritos. O elenco original e diretor está tudo pronto para retornar e Fleischer está entusiasmado com a idéia de fazer a continuação em 3D. Woody Harrelson e Jesse Eisenberg confirmada em Fevereiro de 2010 o seu regresso para o segundo filme da série, e Fleischer disse que ele estava trabalhando no roteiro e os criadores já começaram a procurar outra "super estrela" para fazer uma participação especial, como a de Bill Murray nesse filme.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.