Taxímetro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
taxímetro 
feature
Instância defuncionalidade,
hardware
Subclasse decalculadora (circa, Desconhecido–Desconhecido),
instrumento de medida
Parte detáxi
Nomeado em referência a
Localizado no endereço
Descobridor ou inventor
  • Friedrich Wilhelm Gustav Bruhn
Edit infobox data on Wikidata
taxímetro (es); 咪錶 (yue); taximetro (eu); таксометр (ru); Taxameter (de); Таксаметр (be); 计价器 (zh); taxameter (da); taximetrist (ro); タクシーメーター (ja); taxameter (sv); таксометр (uk); Taximetro (io); Taksamittari (fi); Таксометр (kk); Taksimetro (eo); таксиметар (mk); tassametro (it); taximètre (fr); taksomeeter (et); taxímetro (pt); taksimeter (sl); Argometer (id); Taksometr (pl); Taksameter (nb); Taksometr (az); Taksimetre (tr); taxímetre (ca); מונה (he); таксамэтар (be-tarask); taximeter (en); tacsaiméadar (ga); 택시미터 (ko); Taxameter (nl) устройство или функциональность для автоматического подсчёта стоимости поездки (ru); 走行距離および時間から収受すべき運賃を計算し表示する、賃走式の自動車に備えられた機器 (ja); elektronisches Gerät zur Erfassung von Fahrpreisen in Taxis (de); feature (en); feature (en); dispositivo mecánico o electrónico para calcular las tarifas de los pasajeros (es); מכשיר אלקטרוני המותקן במונית המחשב את עלות הנסיעה (he); mätare i taxi som används för att beräkna en resas pris (sv) Reloj de taxi, Taximetro (es); タキシーメーター (ja); Taximetre (fr); Taksimeter (id); Rullende taksameter, Taxameter (nb); Taxometer (de); taximetro (pt); Taksimetrilo (eo); Taximetro (it)
Taxímetro antigo, usado na Argentina.

Taxímetro é um aparelho de medida, mecânico ou eletrônico, semelhante a um odómetro, normalmente instalado nos táxis. Mede o valor cobrado pelo serviço, com base em uma combinação entre distância percorrida e tempo gasto no percurso. Foi inventado no século XIX pelo alemão Wilhelm Bruhn. A forma reduzida de "taxímetro" deu origem à palavra táxi.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O termo "taxímetro" foi introduzido na língua portuguesa mediante uma adaptação da palavra francesa taximètre, que data do início do século XX. Até 1905, porém, vigorava, em francês, a forma taxamètre, introduzida em 1901, por empréstimo do alemão taxameter - sendo esta, por sua vez, um termo híbrido de latim medieval (taxo: "taxar, pôr preço") e grego antigo (métron, em grego, μέτρον: "medida"). Por intervenção do helenista Théodore Reinach, a palavra taxamètre transformou-se em taximètre, para que o neologismo fosse constituído apenas de palavras gregas, ou seja, táxis (ταξἱς, que pode ter o sentido de contribuição ou imposto[1]) e métron.[2]

Cobrança do serviço de táxi no Brasil[editar | editar código-fonte]

O valor da corrida depende da distância percorrida e do tempo que o carro fica parado. A cobrança da corrida do táxi começa no instante em que o passageiro entra no carro. Nesse momento, o taxímetro é ligado e exibe, no visor, o valor da tarifa inicial, que, no Brasil, é chamada "bandeirada".

O taxímetro é um microprocessador conectado a um odômetro - um aparelho que, preso ao eixo do carro, mede a distância percorrida. Quando o carro está em movimento, o microprocessador recebe pulsos elétricos do odômetro. Quando o carro está parado, o microprocessador conta apenas o tempo decorrido. Assim o valor da tarifa inicial vai sendo acrescido de um valor fixo por quilômetro percorrido e pelo tempo decorrido. No final do percurso, o taxímetro registra o preço da corrida, que será proporcional tanto à distância rodada como ao tempo gasto.

O valor de cada quilômetro rodado depende do dia da semana e da hora do dia. Na cidade de São Paulo, por exemplo, de segunda a sábado, entre 6 e 20 horas, vigora uma tabela básica - a chamada "bandeira 1". Das 20 horas às 6 horas, bem como aos domingos e feriados, vigora a "bandeira 2", segundo a qual tanto a tarifa inicial ("bandeirada") como o preço de cada quilômetro percorrido são 30% mais altos.

Os valores da bandeirada e do quilômetro percorrido, bem como o horário em que vigora a bandeira 2 em cada município são definidos pela prefeitura local, que é o poder concedente do serviço de táxi.

Referências

  1. DONNEGAN, James. «A new Greek and English lexicon». Boston: Hilliard, Gray & Co., 1832. Books.google.com. p. 1225 
  2. «Le Trésor de la Langue Française Informatisé» (em francês). TLFi 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Taxímetro
Ícone de esboço Este artigo sobre transportes é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.