5x Favela - Agora por Nós Mesmos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde novembro de 2014).
Por favor, adicione mais referências inserindo-as no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
5x Favela - Agora por Nós Mesmos
Cartaz oficial do filme.
 Brasil
2010 •  cor •  103 min 
Direção Manaíra Carneiro
Wagner Novais
Rodrigo Felha
Cacau Amaral
Luciano Vidigal
Cadu Barcellos
Produção Renata Almeida Magalhães
Carlos Diegues
Produção executiva Tereza Gonzalez
Roteiro Rafael Dragaud
Elenco Sílvio Guindane
Roberta Rodrigues
Gregório Duvivier
Hugo Carvana
Dandara Guerra
Flávio Bauraqui
Thiago Martins
Gênero Comédia, Drama, Ação
Música Guto Graça Mello
Direção de arte Pedro Paulo
Rafael Cabeça
Direção de fotografia Alexandre Ramos
Edição Quito Ribeiro
Idioma Português
Site oficial
Página no IMDb (em inglês)

5x Favela - Agora por Nós Mesmos é um filme brasileiro dirigido por grupo de jovens cineastas moradores de favelas do Rio de Janeiro e produzido por Carlos Diegues e Renata de Almeida Magalhães. O filme é dividido em cinco episódios, dai vem o titulo do longa-metragem e também fazendo referência ao filme Cinco Vezes Favela (1962). 5x Favela - Agora por Nós Mesmos é o primeiro longa-metragem brasileiro totalmente concebido, escrito e realizado por jovens moradores de favelas[1][2]

Enredo[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

1° Episódio: "Fonte de Renda"[editar | editar código-fonte]

O "Fonte de Renda", conta a história de Maicon (Sílvio Guindane) que consegue passar no vestibular, mas logo encontra-se em situação difícil na hora de arcar com os livros, alimentação e transporte. Ele fica tentado então à começar a vender drogas para os estudantes da faculdade, para que assim possa pagar suas despesas.Mas logo passa por uma tragédia, no dia que iria levar a droga para um dos seus amigos, não deu para passar pela rua, estava cheio de policiais e acabou por deixar em casa a "encomenda". Ao chegar na faculdade ele explica para o amigo o motivo de não ter levado a droga. De repente recebe uma ligação do padrinho, dizendo que seu irmão estava no hospital, em estado grave por ter ingerido a substância e estava com uma veia entupida. Quando chega ao hospital, acaba por levar uma surra de seu padrinho.

2° Episódio: "Arroz e Feijão"[editar | editar código-fonte]

O segundo episódio, "Arroz e Feijão", conta a história de um pai que não tem condição em comprar uma comida variada e faz de sua refeição diária arroz e feijão junto com seu filho Wesley (Juan Paiva). No aniversário do pai, ele se junta com o amigo Orelha (Pablo Vinícius) para comprar um frango, realiza diversos trabalhos para tentar arrumar o dinheiro e comprar o frango. Mas sempre que completa um trabalho tem problemas com o 'Pagamento', então, os dois tem a ideia de roubar o frango e ninguém ficaria sabendo. Um pouco mais tarde, depois de jantar o frango, ele se deita no sofá e fica escutando a conversa de seus pais, na qual o pai revela porque não comia frango, falando que seu pai roubou um frango e no outro dia foi espancado pelos donos do frango, ouvindo isso, o garoto saiu novamente, arrumou dinheiro, comprou outro frango e o colocou no lugar do que ele roubou .

3° Episódio: "Concerto para Violino"[editar | editar código-fonte]

O terceiro episódio, "Concerto para Violino", conta a história de três pessoas que no passado, quando crianças, fizeram um pacto de amizade. Vinte anos se passaram, e Jota (Thiago Martins) foi ao rumo do tráfico das drogas, Ademir (Samuel de Assis) se tornou policial e Márcia (Cintia Rosa) uma violinista.

4°Episódio: "Deixa Voar"[editar | editar código-fonte]

Conta a história de um garoto chamado Flávio de 17 anos, que quando chega da escola vai soltar pipa, até que ele deixa a pipa de seu amigo cair na favela rival e ele precisa ir buscá-la. Chegando lá ele acaba se desentendendo com os garotos que estava com a pipa, mas seu primo chega e resolve tudo, depois de toda essa confusão Flávio aproveita a viagem para ir até a casa de sua amiga que o entrega em segurança em sua favela .

5° Episódio: "Acende a Luz"[editar | editar código-fonte]

"Acende a Luz", conta a história de uma véspera de Natal no morro, e a luz tinha acabado e os técnicos da companhia de luz não conseguiam arrumar, então um deles é sequestrado por um dos moradores da favela e o faz de refém até que a luz do morro volte.

Gtk-paste.svg Aviso: Terminam aqui as revelações sobre o enredo.

Elenco[editar | editar código-fonte]

Abaixo a lista do elenco principal.[3][4]

Produção[editar | editar código-fonte]

Em janeiro de 2009, 603 jovens moradores de favelas se juntaram e inscreveram para participar das oficinas técnicas promovidas pelos produtores. Deles, 229 participaram de oficinas, para que eles pudessem participar das oficinas foi gasto cerca de R$ 45 mil em vales transporte e outros R$ 50 mil em vales refeições.[5] Dos alunos que cursaram as oficinas, 84 foram escolhidos para integrar a equipe técnica do filme. A seleção ocorreu tendo por base o aproveitamento e currículo.[6]

Os episódios foram realizados com o apoio da CUFA, na Cidade de Deus; do Nós do Morro, no Vidigal; do Observatório de Favelas, no Complexo da Maré; do AfroReggae, em Parada de Lucas; e o Cidadela/Cinemaneiro, em várias comunidades ao longo da Linha Amarela; Luciano Vidigal dirigiu o episódio "Concerto para Violino", os temas de cada episódio foram escolhidos pelos próprios alunos de cada oficina de roteiro, sendo desenvolvidos coletivamente por toda equipe.[1]

Referências

  1. a b 5x Favela - Agora por Nós Mesmos Curiosidades. Página visitada em 18 de outubro de 2012.
  2. Paradoxo. 5x Favela - Agora por Nós Mesmos Bravo. Página visitada em 18 de outubro de 2012.
  3. AdoroCinema. 5x Favela - Agora por Nós Mesmos equipe, elenco, diretores, produção. Página visitada em 18 de outubro de 2012.
  4. Filmes 5x Favela, Agora por Nós Mesmos. Página visitada em 18 de outubro de 2012
  5. "5x Favela, Agora por Nós Mesmos" (2010). Página visitada em 18 de outubro de 2012.
  6. Carlos Diegues. Terminaram as filmagens do "5x Favela, Agora por Nós Mesmos". Página visitada em 18 de outubro de 2012.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]