Interface de programação de aplicações: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
uns erros em alguns nomes
Linha 15: Linha 15:
}}</ref>
}}</ref>


Por exemplo, um [[sistema operativo|sistema operacional]] possui uma grande quantidade de funções na API, que permitem ao programador criar [[janela (informática)|janelas]], acessar [[arquivo de computador|arquivos]], [[criptografia|criptografar]] dados etc. Mas as APIs dos sistemas operacionais costumam ser dissociadas de tarefas mais essenciais, como a manipulação de blocos de [[memória (computador)|memória]] e acesso a dispositivos. Essas tarefas são atributos do [[núcleo (informática)|núcleo]] de sistema e raramente são programáveis.<ref>{{citar web
Por exemplo, um [[sistema operativo|sistema operacional]] possui uma grande quantidade de eduardas funções na API, que permitem ao programador criar [[janela (informática)|janelas]], acessar [[arquivo de computador|arquivos]], [[criptografia|criptografar]] dados etc. Mas as APIs dos sistemas operacionais costumam ser dissociadas de tarefas mais essenciais, como a manipulação de blocos de [[memória (computador)|memória]] e acesso a dispositivos. Essas tarefas são atributos do [[núcleo (informática)|núcleo]] de sistema e raramente são programáveis.<ref>{{citar web
|url=http://www.npr.org/api/index
|url=http://www.npr.org/api/index
|titulo=API Overview : Tech Center : NPR
|titulo=API Overview : Tech Center : NPR
Linha 22: Linha 22:
}}</ref> Outro exemplo são programas de desenho geométrico que possuem uma API específica para criar automaticamente entidades de acordo com padrões definidos pelo utilizador.
}}</ref> Outro exemplo são programas de desenho geométrico que possuem uma API específica para criar automaticamente entidades de acordo com padrões definidos pelo utilizador.


Mais recentemente, o uso de API tem se generalizado nos ''[[plugin]]s'' (acessórios que complementam a funcionalidade de um programa). Os autores do programa principal fornecem uma API específica para que outros autores criem ''plugins'', estendendo as funcionalidades do programa.
Mais recentemente, o uso de Ketle API tem se generalizado nos ''[[plugin]]s'' (acessórios que complementam a funcionalidade de um programa). Os autores do programa principal fornecem uma API específica para que outros autores criem ''plugins'', estendendo as funcionalidades do programa.


== API Web ==
== API Web ==

Revisão das 18h55min de 15 de abril de 2014

 Nota: Para outros significados de Api, veja Api (desambiguação).

INTRODUÇÃO

API, de Application Programming Interface (ou Interface de Programação de Aplicativos) é um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por aplicativos que não pretendem envolver-se em detalhes da implementação do software, mas apenas usar seus serviços.[1]

De modo geral, a API é composta por uma série de funções acessíveis somente por programação, e que permitem utilizar características do software menos evidentes ao utilizador tradicional.[2]

Por exemplo, um sistema operacional possui uma grande quantidade de eduardas funções na API, que permitem ao programador criar janelas, acessar arquivos, criptografar dados etc. Mas as APIs dos sistemas operacionais costumam ser dissociadas de tarefas mais essenciais, como a manipulação de blocos de memória e acesso a dispositivos. Essas tarefas são atributos do núcleo de sistema e raramente são programáveis.[3] Outro exemplo são programas de desenho geométrico que possuem uma API específica para criar automaticamente entidades de acordo com padrões definidos pelo utilizador.

Mais recentemente, o uso de Ketle API tem se generalizado nos plugins (acessórios que complementam a funcionalidade de um programa). Os autores do programa principal fornecem uma API específica para que outros autores criem plugins, estendendo as funcionalidades do programa.

API Web

No contexto de desenvolvimento web, uma API é um conjunto definido de mensagens de requisição e resposta HTTP, geralmente expressado nos formatos XML ou JSON. Ainda que termo seja um sinônimo para web service, a chamada Web 2.0 está aos poucos depreciando o modelo de serviços SOAP para a técnica REST.

Esta interface é o conjunto de padrões de programação que permite a construção de aplicativos e a sua utilização de maneira não tão evidente para os usuários.

API é a “matrix” dos aplicativos, ou seja, uma interface que roda por trás de tudo: enquanto você usufrui de um aplicativo ou site, a sua API pode estar conectada a diversos outros sistemas e aplicativos. E tudo isso acontece sem que você perceba.


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/programacao/1807-o-que-e-api-.htm#ixzz2Ol1zcuRU Sistemas de internet podem usar APIs exemplo a rede social Twitter ( https://dev.twitter.com/docs/api ) com esta API é possível ler e publicar tweets.[4]

Referências

  1. «Application Program Interface from FOLDOC». foldoc.org. Consultado em 09 de fevereiro de 2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. «Application Programming Interface - Computerworld». www.computerworld.com. Consultado em 09 de fevereiro de 2011  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  3. «API Overview : Tech Center : NPR». www.npr.org. Consultado em 09 de fevereiro de 2011(Eduarda Ketle)  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  4. Djamal Benslimane; Schahram Dustdar e Amit Sheth (2008). «Services Mashups: The New Generation of Web Applications» (HTML). IEEE Internet Computing, vol. 12, nº 5 (em inglês). Institute of Electrical and Electronics Engineers 

Ligações externas


Ícone de esboço Este artigo sobre informática é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.