Aardman Animations

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Aardman Animation
Indústria Animação em stop-motion, Animação em CGI
Fundação 1972
Fundador(es) Peter Lord
David Sproxton
Sede Bristol,  Inglaterra
Pessoas-chave Peter Lord
David Sproxton
Nick Park
Divisões Aardman Features
Aardman Digital
Aardman Commercials
Aardman Broadcast
Aardman International
Aardman Rights
Aardman Effects
Aardman 3-D Systems
Página oficial aardman.com

Aardman Animations é um estúdio de animação localizado no Reino Unido e que é especializada na técnica de fazer filmes com a antiga técnica Stop-Motion. O estúdio foi fundado no ano de 1973 por Peter Lord e David Sproxton. Os seus trabalhos mais notáveis são a série de curtas-metragens de Wallace e Gromit e o filme stop-motion A Fuga das Galinhas.

Início[editar | editar código-fonte]

O estúdio começou produzindo curtas-metragens para a TV, especialmente para o Canal 4 da BBC. Os sucessos de audiência comprovou que o público comprovava a técnica e que os roteiros inteligentes mesclados com animações bem produzidas resultava em expectativas bem positivas. Mas, quando Peter Lord chamou Nick Park para terminar seu projeto de faculdade intitulado de Wallace e Gromit - Dia de Folga, o estúdio resolveu lançá-lo no Canal 4. O sucesso estrondoso fez do primeiro curta de Wallace e Gromit um sucesso total, sendo até indicado ao Oscar. Depois de vários curtas ainda produzidos para a TV, Wallace e Gromit retornariam para o canal de televisão novamente com Calças Trocadas. O ganho do Oscar comprovou o sucesso estrondoso de um curta feito para a TV. Depois, Wallace e Gromit voltaram a TV com o curta Tosa Completa, com um roteiro bem escrito e com milhares de fãs já ganhos. Wallace e Gromit receberam outro Oscar, tornando o nome de Peter Lord e Nick Park mundialmente conhecido, além de contar com a presença de Peter Sallis como a voz de Wallace desde o primeiro curta lançado na TV. Um dos trabalhos notáveis do estúdio é a série Shaun the Sheep.

Parceria[editar | editar código-fonte]

Em 1995 a Aardman fechou um contrato com a gigante Dreamworks Animation para produzir alguns de seus futuros filmes. O contrato deu início com o lançamento de A Fuga das Galinhas, que gerou, 5 anos depois de seu lançamento, o longa solo de Wallace e Gromit: A Batalha dos Vegetais, que resultou em um estrondoso sucesso de bilheteria e mais um Oscar, totalizando já três apenas para a dupla que comissiona proteger seu bairro. Em 2006 foi lançado o filme Flushed Away, que não se saiu tão bem nas bilheterias comparando-se aos outros dois enormes sucessos anteriores da Aardman. Isso levou a DreamWorks a cancelar o contrato com a Aardman, que atualmente está como parceira de distribuição a Sony Pictures Entertainment.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Filmes lançados
Proximos filmes
Series de televisão
Curta-metragens

Ligações externas[editar | editar código-fonte]