Timmy Time

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Timmy Time
A Hora do Timmy (PT)
Timmy e Seus Amigos (BR)
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Gênero Infantil
Animação
Duração 10 minutos
Criador(es) Jackie Cockle
País de origem  Reino Unido
Idioma original {{{idioma}}}
Produção
Produtor(es) Jackie Cockle
Produtor(es) executivo(s) Miles Bullough
David Sproxton
Peter Lord
Nick Park
Peter Curtis
Kay Benbow
Elenco Kate Harbour
Justin Fletcher
Louis Jones
Tema de abertura É o Timmy
Tema de encerramento É o Timmy (Instrumental)
Exibição
Emissora de televisão original Reino Unido BBC
Brasil Playhouse Disney
Brasil TV Cultura
Portugal RTP2
Portugal Disney Channel
Portugal Disney Junior
Portugal Canal Panda
Portugal

Estados Unidos Cartoon Network
JimJam

Transmissão original 11 de abril de 200914 de julho de 2012
N.º de temporadas 3
N.º de episódios 82 (Lista de Episódios)
Cronologia
Shaun, o Carneiro
Programas relacionados Wallace & Gromit: Tosa Completa
Shaun the Sheep

Timmy Time (A Hora do Timmy(título em PE) ou Timmy e Seus amigos(título em PB)) foi uma série de animação britânica criada pela Aardman Animations, HIT Entertainment e BBC. O programa é um spin-off da animação Shaun the Sheep,[1] que por sua vez é um spin-off da animação Wallace & Gromit, que introduziu o personagem Shaun (no Brasil) ou Choné (em Portugal) Cartoon Network July 5, 2011 e Febuary 4, 2018.

Começou a ser transmitida no Reino Unido pelo BBC em 11 de Abril de 2009. Começou a ser emitido em Portugal na RTP2 no bloco Zig Zag em 2009 e mais tarde, em 3 de Outubro de 2011, estreou pelo Disney Channel Portugal e mais tarde pelo Disney Junior: O Canal. Depois, emitiu em 20 de junho de 2015 no Canal Panda[2] e em agosto de 2018 no JimJam. Esteve no Brasil no canal pago Playhouse Disney, e atualmente é exibido na TV aberta pela TV Cultura.

Propósito e Formato[editar | editar código-fonte]

Nesta animação, Timmy e seus amigos[3] precisam aprender a compartilhar, fazer amigos e reconhecer seus erros. [5] Eles convivem em uma creche e são supervisionados por dois professores, Harriet the Heron e Osbourne the Owl. O programa é destinado a crianças em idade pré-escolar, que a empresa descreveu como "um passo natural para a Aardman".[1]

O programa é composto de episódios de dez minutos cada, que não apresentam muito diálogo, assim como em Shaun the Sheep. Além de Timmy e sua mãe, nenhum outro personagem de Shaun the Sheep aparece neste desenho.[1] Os personagens de Timmy Time também têm uma variedade de cores, em contraste com o preto-e-branco das ovelhas de Shaun the Sheep.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Timmy é um cordeiro macho que gosta de estar no centro das atenções. Ele é o personagem titular e o único que aparece em todos os episódios. Ele tem três anos (em anos de ovelhas) e completa quatro anos no episódio Timmy's Birthday. Em vários episódios, ele gera encrenca; no entanto, ele aprende com seus erros, e muitas vezes tenta ajudar os amigos quando pode. O som que ele faz é baaa. Ele também aparece em Shaun the Sheep.
  • Harriet é uma garça fêmea que fala através de crocitos e estalos de língua. Ela é professora da classe. Seu som é squawk.
  • Osbourne é uma coruja macho que é o outro professor da classe e pai de Otus (possivelmente pai solteiro). Seu som é hoot-hoot.
  • Yabba é uma patinha fêmea que é a melhor amiga de Timmy e cuja personalidade é parecida com a do cordeiro. Está sempre com óculos de natação no alto da cabeça. Seu som é quac.
  • Paxton é um leitão macho caracterizado por seu apetite por comida e por seu peso. Ele usa um suéter azul e nunca aparece sem ele, nem mesmo quando entra na água. Seu som é oínk.
  • Mittens é uma gatinha fêmea que é igual aos outros gatos: odeia ficar suja ou molhada e é bastante sensível. Ela sempre gosta de brincar de piquenique. Em alguns episódios, ela parece ter uma queda amorosa por Timmy. Seu som é miiúú.
  • Ruffy é um cãozinho macho que é enérgico, mas às vezes pode ser bastante lento mentalmente. Seu som é rowf.
  • Apricot é uma filhote de hedgehog fêmea que é muito medrosa e vive quietinha no seu canto. Quando fica amedrontada ou se assusta com alguém ou com algo, ela se enrola e vira uma bola de espetos. Contudo, ela também assume a forma de bola pra se locomover mais rápido, e pra brincar com os amigos. Seu som é hicooo, embora ela raramente fale.
  • Stripey é um filhote de texugo que é um pouco devagar e sonolento, uma vez que os texugos são animais noturnos. Parece ter déficit intelectual, já que ele possui mau desempenho em algumas brincadeiras. Costuma andar em ziguezague. Seu som é êhi-êhi.
  • Kid é um cabrito macho que tem um grande apetite (como Paxton) e mastiga tudo que vê pela frente. Se retiram dele o objeto mastigado, não se faz de rogado; logo arranja outra coisa pra mastigar. Seu som é meh.
  • Otus é um filhote de coruja macho que gosta de ajudar o pai Osbourne e de imitá-lo. Ele geralmente aparece lendo livros e é muito sensível (como Mittens). Muitos telespectadores se confundem, achando que Otus é fêmea, devido ao seu tom de voz feminino e às penas de cor rosa e roxa. Seu som é too-hoo.
  • Finlay é um filhote de raposa macho que é animado e cheio de energia. Também é inteligente e criativo. Seu som é yip-yap.
  • Bumpy é uma lagarta verde macho que não faz parte da classe, mas aparece várias vezes no programa e é amigo das crianças. Possui um patinete e gosta de se enfiar em vasos de flores. Bumpy faz um suave som ronronante.
  • Timmy's Mum é uma ovelha fêmea que também não faz parte da classe, mas aparece na vinheta de abertura, nos créditos e no episódio Timmy's Christmas Surprise. Ela também aparece em Shaun The Sheep.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c Loveday, Samantha. «Timmy Tales». Licensing.biz. Consultado em 23 de janeiro de 2009. Arquivado do original em 27 de julho de 2011 
  2. Agency, Massive Visuals. «CANAL PANDA ESTREIA "A HORA DE TIMMY"». dreamia.pt. Consultado em 13 de setembro de 2018 
  3. «Timmy Time BBC Series». Screenhead.com. Consultado em 23 de janeiro de 2009. Arquivado do original em 1 de dezembro de 2008