Acidose: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
KLBot2 (discussão | contribs)
m Bot: A migrar 31 interwikis, agora providenciados por Wikidata em d:Q185089
Linha 21: Linha 21:
===Acidose respiratória===
===Acidose respiratória===
Causada por qualquer fator que reduza a ventilação pulmonar, aumenta a concentração de CO2(aumenta H+ e diminui pH) resultando em acidose respiratória.
Causada por qualquer fator que reduza a ventilação pulmonar, aumenta a concentração de CO2(aumenta H+ e diminui pH) resultando em acidose respiratória.
Sendo assim


===Acidose metabólica===
===Acidose metabólica===

Revisão das 23h28min de 13 de junho de 2013

Acidosis
Especialidade endocrinologia
Classificação e recursos externos
CID-10 E87.2
CID-9 276.2
CID-11 1506336899
DiseasesDB 87
MedlinePlus 001181
MeSH D000138
A Wikipédia não é um consultório médico. Leia o aviso médico 

Acidose é a diminuição do pH de todo o organismo, tornando-o ácido devido à baixa concentração de bicarbonato no sangue.

Tipos

Existem dois tipos de acidose:

Acidose respiratória

Causada por qualquer fator que reduza a ventilação pulmonar, aumenta a concentração de CO2(aumenta H+ e diminui pH) resultando em acidose respiratória. Sendo assim

Acidose metabólica

A acidose metabólica é a acidez excessiva do sangue caracterizada pela concentração patologicamente baixa de íons bicarbonato (HCO3) no sangue. Quando um aumento do ácido supera o sistema tampão do pH do corpo, o sangue pode tornar-se realmente ácido (pH menor que 7) e provocar um sério desequilíbrio homeostático.

Mecanismos de compensação:

  • Respiração mais profunda e rápida: o organismo tenta livrar o sangue do excesso de ácido reduzindo a quantidade de dióxido de carbono.
  • Os rins tentam excretar mais ácido através da urina.

Quando estes dois mecanismos não conseguem estabelecer a homeostase e o corpo continua a produzir ácido em demasia, instala-se um quadro de acidose grave e, em última instância, o coma.

Causas

Podem ser agrupadas em três categorias principais:

1 - Aumento da quantidade de ácido no organismo pela ingestão de um ácido ou de uma substância que, ao ser metabolizada, transforma-se em um ácido. • álcool de madeira (metanol) e os anticongelantes (etileno glicol). Doses muito elevadas de aspirina (ácido acetilsalicílico), paraldeído, acetazolamida ou cloreto de amônio

2 - Produção de quantidades maiores de ácido através do metabolismo (aumento da produção endógena, redução da excreção) • Insuficiência renal • Acidose tubular renal (uma forma de malformação renal) • Cetoacidose diabética • Acidose lática (acúmulo de ácido lático)

3 - Perda de base (bicarbonato). • Perda gastrintestinal (fístula digestiva, diarréia), perda urinária (acidose tubular

Referências

  • DAVID, C. M ..Alterações respiratórias e equilíbrio ácido - básico. In: DAVID, C. M.. Ventilação mecânica: da fisiologia ao consenso brasileiro. 1.ed. Rio de janeiro: Revinter, 1996.
  • BENNETT, P., Cecil. Tratado de Medicina Interna . 20 a ed. Rio de Janeiro: Ed. Guanabara Kogan, 1997.
  • HICKS G.H.. Blood gas and acid-base measurement. In: DANTZKER, D., MacINTYRE N.R. Compreensive respiratory care. W. B. Saunders company. Philadelphia. 1995.
  • GUYTON. Tratado de Fisiologia Médica.ed: interamericana, 5 ed.