Adélia da Normandia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Não confundir com Adela da Normandia.
Adela
Duquesa da Aquitânia
Condessa de Poitiers
Reinado 96214 de outubro de 962/969
Antecessor(a) Berta de Arles
Sucessor(a) Ema de Blois
 
Nascimento 912
  Ducado da Normandia, Reino da França
Morte após 14 de outubro de 962 ou depois de 969
  Nevers, Borgonha-Franco-Condado, França
Sepultado em Abadia de Saint-Maixent, Saint-Maixent-l'École, Nova Aquitânia, França
Cônjuge Guilherme III da Aquitânia
Descendência Guilherme IV, Duque da Aquitânia
Adelaide, Rainha dos Francos
Casa Normanda
Poitiers (Ramnufildas) (por casamento)
Pai Rolão
Mãe Popa de Bayeux
Religião Igreja Católica

Gerloque, batizada Adélia ou Adela (em francês: Adèle; Ducado da Normandia, c. 912Nevers, após 14 de outubro de 962 ou depois de 969)[1][2] foi duquesa da Aquitânia e condessa de Poitiers como esposa de Guilherme III da Aquitânia, conhecido como "Cabeça de Estopa." Ela foi a tataravó paterna do primeiro rei normando da Inglaterra, Guilherme, o Conquistador, sendo portanto, uma das ancestrais da Dinastia Plantageneta que governou o país por séculos. Ela também era ancestral direta da rainha Leonor da Aquitânia, esposa do neto do rei normando, Henrique II de Inglaterra, através de seu filho, e ancestral da rainha Matilde de Flandres, esposa de Guilherme, o Consquistador, através de sua filha.

Família[editar | editar código-fonte]

Nascida com o nome nórdico de Gerloque, ela foi a filha do duque da Normandia Rolão, e de sua esposa, Popa de Bayeux.

A identidade de seus avós paternos é incerta, mas podem ter sido o jarl norueguês Rognualdo Eysteinsson e sua esposa Ragnilda Hrólfsdóttir, ou, então, uma família oriunda da Dinamarca. Da mesma forma, não se sabe ao certo quem eram os pais de Popa, mas, segundo o cronista Dodo de Saint-Quentin, o pai dela seria o conde Berengário II da Nêustria.

Ela teve um irmão, Guilherme I da Normandia, que, através do segundo casamento com Esprota, foi avô da rainha Ema da Normandia, primeiro casada com Etelredo II de Inglaterra e depois com Canuto II da Dinamarca.

Biografia[editar | editar código-fonte]

No ano de 935, Gerloque se casou com o futuro duque Guilherme III da Aquitânia, filho do duque Ébalo da Aquitânia e de Emiliana.

Ela adotou o nome de Adélia após ser batizada na fé cristã. Teve dois filhos: Guilherme IV da Aquitânia como sucessor do pai, e Adelaide, rainha dos Francos como esposa de Hugo Capeto, e mãe de Roberto II de França.

Tornou-se duquesa da Aquitânia com a sucessão do marido em 962.

Adélia e Guilherme assinaram uma outorga, datada de 963, quando registraram uma doação à Abadia de Cluny,[1] fundada por Guilherme I da Aquitânia.

Em 14 de outubro de 962, o rei Lotário de França deu a duquesa o direito de fazer uso da vasta propriedade em Poitiers, chamada Cour de Faye. Essa concessão, efetivamente, colocava fim a uma longa disputa entre o seu marido e a família de Hugo Capeto. Ela usou a propriedade para fundar o Mosteiro da Santa Trindade.[1]

Enquanto seu irmão restabelecia a Abadia de Jumièges, ela lhe enviou doze monges da Abadia de São Cipriano, em Poitiers, então sob a direção do Abade Martin.[3]

Adélia morreu em algum momento após a data de 14 de outubro de 962, ou mesmo depois do ano de 969. Já o duque Guilherme faleceu em 3 de abril de 963. Ela foi enterrada na Abadia de Saint-Maixent, hoje na comuna francesa de Saint-Maixent-l'École, na região da Nova Aquitânia.[4]

Descendência[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c «NORMANDY DUKES». Foundation for Medieval Genealogy 
  2. «Gerloc (Normandie) d'Aquitaine (abt. 912 - aft. 962)». Wikitree 
  3. Neveux, François (2009). L'aventure des Normands : viiie – xiiie siècle. Paris: [s.n.] p. 98. 368 páginas 
  4. «Princess Gerloc "Adele" of Normandy». Find a Grave