Canuto II da Dinamarca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Canuto II
Rei da Dinamarca
Reinado 1018 a 1035
Antecessor(a) Haroldo II
Sucessor(a) Canuto III
Rei da Noruega
Reinado 1028 a 1035
Predecessor Olavo II
Sucessor Magno I
Rei da Inglaterra
Reinado 1016 a 1035
Coroação 6 de janeiro de 1017
Predecessor Edmundo
Sucessor Haroldo I
 
Esposas Elgifu de Northampton
Ema da Normandia
Descendência Sueno da Noruega
Haroldo I de Inglaterra
Canuto III da Dinamarca
Gunhilda da Dinamarca
Casa Knýtlinga
Nome completo
Knútr inn ríki
Nascimento c. 995
Dinamarca
Morte 12 de novembro de 1035 (40 anos)
Shaftesbury, Dorset, Inglaterra
Sepultamento Old Minster, Winchester, Inglaterra
Pai Sueno I da Dinamarca

Canuto II (c. 99512 de novembro de 1035), mais conhecido como Canuto, o Grande, (em nórdico antigo: Knútr inn ríki), foi o Rei da Dinamarca de 1018 até sua morte e também Rei da Inglaterra a partir de 1016 e Rei da Noruega começando em 1028. Era filho do rei Sueno I e ascendeu ao trono dinamarquês após a morte de seu irmão Haroldo II.

Canuto acompanhou o pai na sua expedição vitoriosa à Inglaterra, que acabou na fuga do rei Etelredo II para o continente e na conquista do país. Sueno morreu pouco tempo depois e foi sucedido na Dinamarca por Haroldo II, irmão mais velho de Canuto, o qual ficou com as pretensões do pai à coroa inglesa. Canuto regressou à Dinamarca em 1014, mas em 1016 liderou nova invasão e conseguiu vencer Edmundo II de Inglaterra na batalha de Assadun em Outubro. Num tratado de paz assinado pouco tempo depois, as partes acordaram subsequentemente em partilhar o reino de Inglaterra, mas como Edmundo morreu em Novembro (possivelmente assassinado) Canuto foi reconhecido como único monarca inglês. Para consolidar a sua posição, Canuto casou com Ema da Normandia, viúva de Etelredo II. De seguida, Canuto reestruturou a organização política de Inglaterra e o sistema de feudos por trás da coroa inglesa. A criação dos importantes condados de Wessex, Mércia, East Anglia e Nortúmbria data do seu reinado.

Em cerca de 1018, Canuto sucede ao seu irmão Haroldo II como rei da Dinamarca e em 1028 conquista a Noruega com uma frota de cinquenta navios lançada de Inglaterra. Como regentes da Noruega nomeia a sua amante Elgifu o o seu filho ilegítimo Haroldo, mas a experiência acaba em revolta e na restauração da linha dinástica norueguesa.

O reinado de Canuto foi marcado por um período de paz interna, à custa de um bom tratamento da Igreja e dos Mosteiros e de alguns assassinatos de opositores políticos.

Canuto morreu em 1035 e encontra-se sepultado na Catedral de Winchester. Sua intenção era ser sucedido nos seus reinos por Canuto (Hardacanuto, filho de Ema), mas Haroldo tomou posse de Inglaterra e a Noruega regressou à independência.

Precedido por
Haroldo II
Rei da Dinamarca
1018 — 1035
Sucedido por
Hardacanuto
Precedido por
Edmundo II
Rei da Inglaterra
1016 — 1035
Sucedido por
Haroldo I
Precedido por
Olavo II
Rei da Noruega
1028 — 1035
Sucedido por
Magno I


Ícone de esboço Este artigo sobre reis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.