Akashic

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Akashic
Informação geral
Origem Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil
País Brasil
Gênero(s) Metal progressivo
Symphonic metal
Período em atividade 1998 - 2008
Gravadora(s) Hellion Records

Akashic foi uma banda brasileira de metal progressivo de Caxias do Sul (RS)[1]. Fundada em 1998[1] e permanecendo na ativa por 10 anos, tendo lançado dois álbuns.

Formação e história[editar | editar código-fonte]

O Akashic surgiu quando o trio instrumental De Ros, composto por Marcos De Ros (guitarra), Fábio Alves (baixo) e Sandro Stecanela (bateria), e que já possuíam dois álbuns, Ad Dei Gloriam (1994) e Universe (1997), resolveram adicionar novos elementos ao som do grupo quando receberam uma proposta de uma gravadora de Luxemburgo (!), que se interessou em lançar o álbum na Europa caso as músicas tivessem vocal. Aceitaram o desafio e convidaram então Rafael Gubert (vocal) e Éder Bergoza (teclado).

Nova proposta, novo nome, e duas demos ficaram prontas em 1999. Marcos de Ros tentou então contatar a tal gravadora de Luxembrugo, descobrindo que a mesma não mais existia. Viajaram então no ano de 2000 para a Europa, e por motivos pessoais Stecanela não pode seguir, indicando Maurício Meinert para assumir as baquetas. Lá se apresentaram em diversos países durante alguns meses, e o fruto dessa viagem foi o contrato com a gravadora Scallabis, de Portugal, onde foi produzido o álbum Timeless Realm (2001), que por problemas com a gravadora, foi lançado posteriormente pela Hellion Records, no Brasil.

Nesse época o Akashic fez parte da emergente cena metálica brasileira, ao lado de bandas como Tuatha de Danann, Torture Squad, Avec Tristesse, Dark Avenger, Hangar, Mindflow, entre outras grandes nomes. A boa recepção no Brasil e exterior fez a banda entrar novamente no estúdio para gravar seu sucessor, A Brand New Day, que mesmo ficando "pronto" em 2003, mais uma vez teve problemas com outra gravadora, até ser distribuido novamente pela Hellion em 2005[2]. Em seu lançamento tocaram em São Paulo ao lado das bandas Pain of Salvation e Evergrey.

Em 2006, participaram (pela segunda vez) do festival Brasil Metal Union[3], considerado na época o maior evento de bandas nacionais do país. No mesmo ano, Marcos de Ros e Éder Bergozza estiveram entre os melhores músicos do Brasil em seus instrumentos, segundo votação da conceituada revista Roadie Crew.

Em janeiro de 2007 retornaram para o velho continente numa viagem para divulgar o novo trabalho, onde se apresentaram e tiveram suas músicas executadas numa rádio alemã[carece de fontes?].

No ano seguinte, após anunciar a gravação e posterior lançamento de um DVD ao vivo, a banda encerrou as atividades.[1] O esperado DVD jamais foi lançado, mas o Akashic deixou fãs em diversos países.

Integrantes[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

Albuns de estúdio[editar | editar código-fonte]

Demo-Tapes[editar | editar código-fonte]

  • "Timeless Realm" (1999)
  • "Demo Tape" (1999)

Videografia[editar | editar código-fonte]

Clipes[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c Monteiro, Rodrigo (4 de setembro de 2008). «Banda de metal gaúcha Akashic encerra suas atividades». Omelete. Consultado em 23 de outubro de 2023 
  2. [[1]]. «Akashic: A Brand New Day». Consultado em 14 de fevereiro de 2017 
  3. [[2]]. «BMU – 6a edição». Consultado em 14 de fevereiro de 2017. Arquivado do original em 15 de fevereiro de 2017 

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Akashic
Este artigo sobre uma banda ou grupo musical do Brasil é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.